A capital da Holanda, onde a bicicleta é o meio de transporte principal, e seus mais de 100 quilômetros de canais e 1500 pontes transformam a paisagem da cidade, deixando-a ainda mais charmosa. Próximo da cidade pode-se conhecer os belíssimos campos de tulipa, mas fique atento a época do ano, porque somente na primavera é possível ver esse cenário. Em algumas partes da cidade, você vai perceber um cheiro bem característico de maconha, tem muitos grupos de jovens que vão para lá só por esse motivo. E não espere dica de consumo de drogas, não é a nossa praia, mas se for a sua não terá dificuldade para encontrar um coffee shop, eles estão por todos os lados.
Infelizmente, não foi o lugar onde melhor fomos tratadas, mas isso é nossa experiência, algo muito pessoal. Vá e tire suas próprias conclusões. Ficamos dois dias inteiros, abaixo segue nosso roteiro e dicas do que fazer neste período.
Idioma
Holandês (porém a maioria fala inglês)
Moeda
Euro
Quando ir
Uma escolha muito pessoal e que envolve diversos fatores. No nosso caso fomos no início do inverno, onde os dias acabam muito cedo e a temperatura era bem baixa, chegamos a ver até neve. Sempre leve em consideração se tiver datas flexíveis, fugir da alta temporada e do frio, a não ser que você seja um apreciador desse clima!
Máximas e Mínimas
Primavera: 17°C – 4°C
Verão: 22°C – 13°C
Outono: 19°C – 4°C
Inverno: 7°C – 0°C
Como chegar
Existem opções de voos diretos saindo de São Paulo para Amsterdã com duração de aproximadamente 12 horas, feitas pela companhia área KLM Royal Dutch Airlines, ou outras companhias que fazem conexão na Europa.
Mas se você já estiver em algum país da Europa, pode optar por pegar um ônibus ou trem, que é um pouco mais demorado que avião, porém costuma ser mais barato. Se você possuir tempo disponível, escolha viajar de ônibus, pois além de mais barato, a bagagem não costuma ter limite de peso e não é cobrado a mais por isso.
Primeiro dia
Museumplein
A Praça dos Museus era o lugar onde o famoso letreiro “IAMSTERDAM” ficava, para tentar afastar turistas que só queriam tirar self, o letreiro foi retirado, dá pra acreditar nisto? Dizem que o letreiro é móvel e pode ser visto em alguns festivais da cidade. Poderá encontrá-lo também no aeroporto de Schiphol, aproveite a oportunidade para fazer sua foto.
Voltando para a praça Museumplein, nessa região e ao redor fica os museus mais importantes da cidade, com exceção da casa de Anne Frank. Só passear por lá já é um programa válido, pois a região é muito bonita. No final do ano quando fomos, havia uma pista de patinação e feirinhas de natal, cheio de barraquinhas com produtos locais e comidinhas.
Horário de funcionamento: 24h
Preço: Gratuito
Endereço: 1071 DJ Amsterdã, Países Baixos
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Rijksmuseum
É o museu nacional da Holanda (Países Baixos), localizado na Praça dos Museus. Ele é dedicado à artes e história.
Não fomos nesse museu devido ao orçamento, tivemos que escolher o que seria prioridade para nós, mas estamos indicando por ter diversas obras renomadas, uma vasta coleção de pinturas neerlandesa e uma grande coleção de arte asiática. Ele ainda conta com um jardim lindo (primavera e verão) que tem acesso gratuito. Se você tiver tempo e grana sobrando vale a visita. Mas saiba que ao redor da Praça dos Museus tem vários, você só tem que descobrir qual se encaixa mais no seu perfil.
Horário de funcionamento: Todos os dia das 09h às 17h
Preço: 20 euros (Menores de 18 anos não pagam)
Endereço: Museumstraat 1, 1071 XX Amsterdam, Países Baixos
Museu Van Gogh
Nosso escolhido foi o Museu do Van Gogh, maior acervo de obras do artista, incluindo cartas e desenhos, lá você poderá apreciar as obras mais renomadas e conhecidas do pintor. Para quem é fã ou simplesmente gosta do Van Gogh, conhecer esse museu é imprescindível.
Atenção: Compre o ingresso pela internet com hora marcada, as filas são gigantescas, assim você evita perder tempo. Fomos em alta temporada, talvez fora das férias escolares seja um pouco mais tranquilo, mas se você não quiser correr o risco compre antes.
Horário de funcionamento: Segunda a quinta das 09h às 17h | Sexta das 09h às 21h
Sábado e domingo 09h às 18h
Preço: 19 euros (Menores de 18 anos não pagam)
Endereço: Museumplein 6, 1071 DJ Amsterdam, Países Baixos
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Vondelpark
É um parque muito bonito para caminhar, andar de bike, fazer um piquenique e apreciar a vista do lago. Fica cerca de 4 minutos de bicicleta ou 12 minutos a pé do Museu do Van Gogh, porém no inverno fica um pouco mais difícil fazer essas atividades dependendo de como estiver o clima. No dia que visitamos estava nevando e acabou atrapalhando um pouco o passeio, para quem gosta de frio não irá achar ruim, como não somos admiradoras dessa estação, fazer turismo com neve não foi tão legal assim. Mas independente da época que você for vale a visita.
Horário de funcionamento: 24h
Preço: Gratuito
Endereço: Vondelpark 5a, 1071 AA Amsterdam, Países Baixos
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Funenkade
Apesar da Holanda ser conhecida pelos seus moinhos de vento, não é na região central que você vai conseguir achá-los. Existe um que é um pouco mais próximo do centro, caso queira tirar uma foto, é o Funenkade. Mas é só para isso mesmo, olhar e tirar foto. Um bom passeio é alugar uma bicicleta e ir pedalando até lá, passando pelos canais e apreciando a fantástica arquitetura de Amsterdã. Tirando o aluguel da bike, este passeio é grátis.
O museu de ciências e tecnologia tem um rooftop que pode ser acessado gratuitamente, mas atenção pois o museu não é grátis. Mas se você quiser ter uma vista panorâmica da cidade, sem pagar nada, recomendamos a visita. Se o seu orçamento permitir, porque não conhecer seu acervo também?
Acabamos não fazendo esse passeio, como mencionado anteriormente nevou e isso impossibilitou nosso roteiro de ser feito. Mas estamos comentando aqui como recomendação de algo grátis para se fazer numa cidade tão cara.
Horário de funcionamento: Todos os dias 10h às 17h30
Preço: 17,50 euros (Gratuito no cartão Iamsterdam)
Endereço: Oosterdok 2, 1011 VX Amsterdam, Países Baixos
Festival de luzes
É importante sempre observar quando viajar para um país se existe algum evento ocorrendo. O festival de luzes acontece todo final de ano, se você for nesta época é só aproveitar. Cada ano é uma temática espalhada pela cidade, tem várias atrações gratuitas acontecendo após a luz do sol sumir. Fique atento aos horários e programações dos eventos.
Horário de funcionamento: Ao anoitecer
Preço: Gratuito
Endereço: Várias regiões da cidade
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Segundo dia
Igreja Saint Nicholas
Igreja Católica com arquitetura em estilo Neobarroco e Neo Renascentista, com entrada gratuita, porém as visitas guiadas têm um valor simbólico, mas para isso tem que ser agendada com antecedência.
Horário de funcionamento: Terça a sexta 11h às 16h | Segunda e sábado 12h às 15h
Domingo 09h45 às 14h
Preço: Gratuito
Endereço: Prins Hendrikkade 73, 1012 AD Amsterdam, Países Baixos
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Praça Dam
Fica a 10 minutos a pé da igreja de Saint Nicholas, essa é uma das praças mais famosas de Amsterdã. Como quase toda praça da Europa, é cercada por prédios históricos, lindos por sinal, uma região bem turística. Cuidado com os golpes e batedores de carteira.
Horário de funcionamento: 24h
Preço: Gratuito
Endereço: Nieuwezijds Voorburgwal 147, 1012 RJ Amsterdam, Países Baixos
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Begijnhof
Datada da idade média, este local meio “secreto” em Amsterdã, são casas pequenas escondidas por um portão. Fica a 5 minutos da Praça Dam, facílimo de chegar, porém é necessário observar bem o endereço para não passar despercebido, a porta de entrada é um pequeno espaço que parece que não vai levar a lugar nenhum, mas assim que atravessar o corredor vai se deparar com uma mini vila, muito charmosa, e o melhor, é grátis. Mas preste atenção para não ultrapassar os limites estabelecidos, já que tem pessoas que vivem lá.
Horário de funcionamento: 24h
Preço: Gratuito
Endereço: Nieuwezijds Voorburgwal 373, 1012 RM Amsterdam, Países Baixos
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Casa de Anne Frank
Melhor atração de Amsterdã, sem dúvida. Durante a visita você irá passar pelos diversos cômodos da casa que Anne Frank viveu com sua família por 2 anos antes de ser capturada pelos nazistas. Foi nesse tempo que ela escreveu em seu diário, que depois seria transformado no famoso livro “O diário de Anne Frank”.
É necessário comprar com antecedência e reservar o horário da visita, já que o lugar é muito pequeno e o número de pessoas lá dentro é controlado. Eles fornecem áudio guiado em português de Portugal (mas dá para entender tudo perfeitamente), assim em cada peça que você passar vai conseguir compreender melhor da vida que Anne teve nesse local. É uma energia um pouco pesada, mas recomendamos muito a visita.
Horário de Funcionamento: Todos os dias 09h às 22h
Nos dias 25 e 31 de Dezembro 09h às 17h
Fechado no dia 5 de Outubro
Preço: 14 euros
Endereço: Westermarkt 20, 1016 GV Amsterdam, Países Baixos
Nossa avaliação
Caro:
Na:
SkyLounge
Localizado no 11º andar do DoubleTree by Hilton Amsterdam Central Station. Nesse restaurante/bar cosmopolita pode-se desfrutar de muitos coquetéis, petiscos, música e a melhor parte na nossa opinião, uma vista panorâmica magnífica de Amsterdã.
Sinceramente, a comida que pedimos não era nada espetacular e o valor era um pouco caro (preço é sempre relativo). Mas para apreciar a maravilhosa vista da cidade vale a pena comprar um drink nem que seja o mais barato do lugar.
Horário de funcionamento: Segunda a quarta 11h às 24h | Quinta e domingo 11h às 01h da manhã
Sexta e sábado 11h às 03h da manhã
Preço: Dependerá do seu consumo
Endereço: Oosterdoksstraat 4, 1011 DK Amsterdam, Países Baixos
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Mural do Kobra da Anne Frank
O renomado artista Kobra retrata uma clássica imagem da Anne em um painel gigantesco de 240 m², usando o seu famoso estilo. Não faça como nós, se programe para ir à luz do dia. No inverno anoitece cedo, quando chegamos lá já estava muito escuro e não deu para apreciar direito a obra. O mural é de fácil acesso, basta pegar a balsa grátis (NDSM-Werf) que leva em torno de 15 minutos até o outro lado. Chegando lá a parede é visível da estação do ferry boat, basta andar uns 2 minutos e já chegará na obra.
Horário de Funcionamento: 24h
Horário da balsa: Consultar o site https://reisinfo.gvb.nl/nl/lijnen
Preço: Gratuito
Endereço: Ms. van Riemsdijkweg 31, 1033 RC Amsterdam, Países Baixos
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Red Light District
O famoso bairro da Luz Vermelha onde a vida noturna de Amsterdã acontece, sendo possível encontrar um pouco de tudo: restaurantes, bares, coffeeshops, lojas de entretenimento para adultos e as famosas vitrines com as profissionais do sexo, sendo esse último o motivo para atrair os diversos turistas curiosos (aviso importante é proibido tirar fotos dessas pessoas da vitrine). Deixamos para conhecer esse bairro à noite, mas durante o dia ele oferece diversas atrações como museus para os amantes de conteúdo para maiores de 18 anos.
Depois de passear um pouco pelas ruas De Wallen (verdadeiro nome do bairro), percebemos que não era nossa vibe e decidimos ir embora.
Horário de Funcionamento: 24h
Preço: Gratuito
Endereço: Bairro De Wallen
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Como se locomover
Se estiver hospedado no centro, é bem provável que quase não utilize o transporte público, pois tudo é muito próximo, recomendamos muito andar pela cidade, bater perna é sempre uma boa opção. Mas existem ônibus, metrô e trens, e dependendo do que você for visitar, tem balsa gratuita para atravessar os diversos canais da região.
Recomendamos alugar uma bicicleta e fazer um dos passeios mais clássicos em Amsterdã, pedalar pela cidade observando as belas paisagens, afinal a capital inteira é preparada para o ciclista.
Como estávamos hospedadas um pouco mais afastado, utilizamos o ônibus todos os dias, que saía da estação central, a mesma que também sai os trens. Tudo era muito fácil, bastava comprar o bilhete nas estações e validá-lo ao entrar e sair do transporte público.
Atenção: Fique atento pois eles não aceitam dinheiro nos ônibus e trens, mas se quiser comprar na hora com cartão de crédito ou débito é possível.
O preço unitário para 1h é 3,20 euros, o dia inteiro, 8,50 euros. Ou seja, se for utilizar mais de 2 transportes num intervalo maior que 1h, vale a pena comprar o passe diário.
Neste site: https://www.gvb.nl/ (você consegue ver melhor rotas, preços e horários).
Onde se hospedar
Ficamos afastadas do centro, devido ao alto custo dos hotéis na cidade. Provavelmente um hostel seja mais em conta, como não faz nosso estilo, não buscamos sobre. O nosso hotel foi o Van der Valk faz parte de uma grande rede holandesa, administrada pela família Van der Valk, de onde vem seu nome. Um hotel estilo beira de estrada, mas não se engane sobre o estereótipo de filme americano. Porque o hotel é bem qualificado, um quarto grande, com camas super confortáveis, banheiro enorme com um chuveiro maravilhoso. A limpeza e o atendimento são impecáveis. Oferece a opção de café da manhã por um valor extra. O ponto de ônibus fica exatamente na frente do hotel, facilitando demais a estadia. Se você for como nós e não ligar para ficar um pouco mais afastado da cidade para ter um nível melhor de hospedagem, recomendamos demais esse hotel.
A melhor opção sempre vai ser pesquisar para encontrar o que se encaixa no seu bolso e claro no seu gosto. O Booking sempre tem diversas opções, com certeza alguma irá lhe satisfazer.
Reserve no link abaixo e contribua com nosso trabalho, não custará nada a mais no seu bolso:
Comentarios