A capital da Colômbia à primeira vista pode não parecer tão atrativa como a badalada Cartagena ou a paradisíaca San Andrés, porém ela é rica em cultura e um excelente lugar para fazer um bate e volta para a cidade de Zipaquirá, onde se encontra a maior Catedral de Sal do mundo e é a primeira maravilha da Colômbia.
Fácil acesso para os brasileiros, pois não precisa de passaporte, somente com o RG você já consegue entrar no país. E o melhor, o nosso dinheiro vale mais, assim você consegue comer em restaurantes bons e ficar hospedado em ótimos lugares, pagando um preço bem mais acessível.
Atenção: É necessário a vacina da febre amarela para entrar no país, então não esqueça seu certificado, hoje ele já pode ser feito online. Se não tiver tomado a vacina vá até um posto de saúde próximo da sua casa e vacine-se com no mínimo 20 dias de antecedência da sua viagem, assim terá tempo para emitir o certificado.
Idioma
Espanhol
Moeda
COP
Que dinheiro levar
Moeda oficial é o COP, não se assuste com a quantidade de zeros nos valores, a conversão é vantajosa para nós brasileiros.
Se você levar dólar para trocar, mesmo depois de pagar os impostos de conversão no Brasil, ainda chega a ser mais vantajoso. Porém se você não quer se preocupar em trocar dinheiro duas vezes, pode levar Real mesmo, é super aceito em todas as casas de câmbio de Bogotá, e tem uma taxa de conversão muito melhor que Cartagena e San Andrés. Se caso você for para alguma dessas cidades depois recomendamos já trocar o dinheiro na capital mesmo. A melhor região é do bairro La Candelária, tem várias opções, pesquise para ver qual oferece o melhor preço.
Se você não for fazer turismo em Bogotá mas for passar pelo aeroporto, aproveite para trocar seu dinheiro, apesar da cotação ainda ser melhor no centro da cidade, ainda é mais vantajoso trocar no aeroporto do que em Cartagena e San Andrés.
Quando ir
Bogotá é uma cidade de altitude elevada, fica a 2640 metros acima do mar, então nunca será um calor insuportável, as médias durante o ano inteiro são estáveis. Mas fique atento que pela manhã e a noite esfria bastante, e dependendo da região que estiver, existe um vento cortante. O índice pluviométrico é baixo nos meses de Dezembro e Janeiro, o que facilita para quem gosta de fazer atividades ao ar livre e explorar a cidade a pé. Já nos meses de Abril, Maio e Outubro são os mais chuvosos.
Máximas e Mínimas
Primavera 20°C – 9°C
Verão 21°C – 6°C
Outono 19°C – 8°C
Inverno 19°C – 5°C
Como chegar
Existem voos diretos de São Paulo para a capital, que leva em torno de 6 horas de viagem. Com opções de companhias aéreas brasileiras ou companhias do próprio país.
Atenção: se você for pegar voo com a companhia aérea Avianca, saiba que eles não servem nada durante as 6 horas de voo, nem um copo de água, então se prepare e já leve o seu lanchinho.
Primeiro dia
Museu do Ouro
O museu do ouro mais importante do mundo, está localizado na região central de Bogotá, se estiver hospedado nesta região dá para chegar a pé facilmente.
Fundado em 1939, hoje conta com mais de 54.000 peças no seu acervo, sendo considerado patrimônio histórico e arqueológico da Colômbia.
Nas exposições permanentes do museu, você vai encontrar cinco salas divididas da seguinte forma:
El trabajo de los metales – Exposição sobre as técnicas de mineração e manufatura da metalúrgica antiga.
La gente y el oro en la Colombia prehispánica – Exposição sobre o uso e contexto dos metais dentro da organização política e religiosa.
Cosmología y simbolismo – Exposição sobre temas místicos, o xamanismo e a simbologia dos metais.
La ofrenda – Exposição com interação do visitante no mundo das cerimônias e oferendas.
El Exploratorio – Exposição que promove interatividade e reflexão sobre a diversidade e importância do patrimônio preservado pelo Museu.
O museu é grande, então separe pelo menos 2 horas para conseguir ver todos os artefatos.
Horário de funcionamento: Terça a sábado das 09h às 19h | Domingo das 10h às 17h
Fechado nas segundas
Atenção: última entrada 1h antes do encerramento
Preço: 5.000 COP (Entrada gratuita nos domingos)
Endereço: Cra. 6 #15-88, Santa Fé, Bogotá, Cundinamarca, Colômbia
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Plaza de Bolívar
Uma caminhada de aproximadamente 8 minutos partindo do Museu do Ouro, você chegará na principal praça de Bogotá, a Simon Bolívar, palco das grandes manifestações e o coração da cidade, localizado no bairro histórico La Candelária.
Nela podem ser observados importantes prédios como o Palácio da Justiça, o Congresso Nacional e a Catedral Primada da Colômbia. No centro da praça se encontra a estátua do libertador das Américas, o Simón Bolívar, colocada em 1846 quando a praça mudou para o nome atual em sua homenagem.
Pode-se observar a movimentação local: vendedores ambulantes, cantores, dançarinos e claro turistas. Existe um pouco de assédio dos comerciantes, porém nada que atrapalhe o passeio.
Horário de funcionamento: 24h
Preço: Gratuito
Endereço: Cra. 7 #11-10, La Candelaria, Bogotá, Colômbia
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Catedral Primada da Colômbia
Também conhecida por Basílica da Imaculada Conceição e San Pedro de Bogotá, possui arquitetura em estilo Neoclássico, sua criação foi finalizada em 1823.
A igreja foi construída no formato de Cruz Latina, nas suas laterais pode-se observar diversas capelas de Santos, como São Pedro e Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Conserva um enorme órgão que possui cerca de 4500 tubos, uma magnífica peça que impressiona os visitantes por seu porte e sua beleza, além de ser utilizado nas missas é também usado em concertos.
Na época do Natal, eles montam no altar um incrível presépio, que enche os olhos de qualquer visitante.
Sábado e domingo das 10h às 16h
Preço: Gratuito
Endereço: Cra. 7 #11-10, La Candelária, Bogotá, Colômbia
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Plaza de Armas/ Palácio Presidencial
Em torno de 4 minutos andando da praça Simon Bolívar, se encontra a belíssima e organizada Plaza de Armas, nela fica o palácio presidencial, devido a isso para chegar perto é necessário uma pequena revista, o que deixa essa região mais segura, não que Bogotá seja perigosa, porém neste local você se sente mais confortável.
O palácio presidencial também chamado de Casa de Narinõ, pode ser visitado, mas tem que ser agendado com antecedência no site oficial. Não conseguimos visitar por incompatibilidade de agenda, mas se você tiver a oportunidade e gostar deste tipo de passeio, vale muito a pena, principalmente porque é gratuito.
No período da tarde, entre 14h e 15h, nas quartas, sextas, sábados e domingos ocorre a troca da guarda, não espere algo grandioso ou com muitos soldados como acontece em Londres, é bem mais simples, porém interessante. A todo momento ficam dois guardas na porta frontal, onde você pode tirar fotos com eles se desejar.
O lugar oferece oportunidade de tirar lindas fotos com a majestosa arquitetura do Palácio de fundo.
Horário de funcionamento: 24h (praça)
Segunda a sábado: 09h - 10h30 - 14h - 15h - 16h (reserva para visitação) Domingo e feriados: 14h - 15h - 16h (reserva para visitação)
Preço: Gratuito
Endereço: Cra. 8 #7 - 26, La Candelária, Bogotá, Cundinamarca, Colômbia
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Museu Histórico da Polícia
Com uma breve caminhada de 3 minutos da praça das armas está o museu histórico da polícia, que tem como finalidade a valorização e evolução da história da Polícia Nacional no país.
O museu é dividido em 4 andares e conta com um grande número de peças expostas, como: armas, uniformes, viaturas institucionais e medalhas. Possui várias exposições de diferentes eventos que marcaram a história do país. Uma parte exclusiva mostra a captura do prisioneiro mais famoso da Colômbia e um dos mais famosos do mundo, Pablo Escobar. Lá você poderá ver até a Harley Davidson do traficante.
A região em volta do museu é interessante devido a quantidade de lojas de armas e munições que fica na localidade, algo muito diferente do que existe no Brasil.
Horário de funcionamento: Terça a domingo das 09h às 16h (fechado nas segundas)
Preço: Gratuito
Endereço: Cl. 9 #9-27, La Candelaria, Bogotá, Cundinamarca, Colômbia
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Museu Botero
Foi inaugurado no ano de 2000 depois do artista Fernando Botero doar suas obras de arte ao governo colombiano. Localizado no centro histórico La Candelária em um edifício com construção colonial, o museu é uma viagem ao estilo do artista.
O museu abriga a 2° maior coleção de Botero, contando com 123 obras, tendo pinturas, desenhos e esculturas, executadas sobretudo nos últimos vinte anos e outras 85 obras de outros artistas internacionais do acervo pessoal de Fernando.
Vale muito a pena a visita, principalmente para quem se interessa por arte e por conhecer mais sobre o artista que gosta de retratar pessoas rechonchudas e com proporções totalmente assimétricas.
Horário de funcionamento: Segunda das 09h às 19h | Quarta a sábado das 09h às 19h Domingo das 10h às 17h (fechado na terça)
Preço: Gratuito
Endereço: Cl. 11 #4-41, Bogotá, Colômbia
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Segundo dia
Catedral de Sal Zipaquirá
Como chegar
Neste dia fizemos um bate e volta saindo de Bogotá para a exuberante Catedral de Sal que fica na cidade de Zipaquirá, considerada a 1º maravilha da Colômbia. Existem várias maneiras de chegar até lá, contratando excursões, alugando um carro, indo de Uber ou como nós fizemos, de ônibus, optamos por essa forma por ser a mais barata.
No terminal de ônibus chamado Portal Norte - TransMilenio, chegam diversas linhas de transporte público, lá você vai encontrar o ônibus que sai para Zipaquirá.
Atenção: Chegando na rodoviária, o local para pegar o ônibus fica passando a catraca, saindo do terminal, muito fácil de localizar porque no ônibus existe uma placa escrito Zipaquirá, o pagamento é feito direto com o motorista na hora de descer, custa 7.000 COP.
A viagem dura um pouco mais de 1h, chegando no ponto final que fica próximo ao centro da cidade, vai ser necessário fazer uma caminhada de mais de 1km e com uma subida gigantesca para chegar até a Catedral, então recomendamos pegar um táxi se quiser se poupar, mas se realmente quiser fazer a pé para economizar, ao longo do trajeto tem muitas placas sinalizando o caminho.
História
Zipaquirá era uma importante cidade da Colômbia devido a exploração das minas de Sal. A Catedral surgiu a partir da fé dos mineiros, construíram em 1953 um santuário para a Virgem do Rosário de Guará. A Catedral de Sal foi criada a 180 metros abaixo da terra e possui 2 km de galeria.
Experiência
Depois de comprar o ingresso na bilheteria, você receberá um áudio guia (tem opção em português), que traz informações importantes como: profundidade, como foi construído, a questão religiosa, o que cada estação significa, são 14 ao todo que representam a via Sacra de Jesus. Na frente de cada uma dessas estações se localiza um número, só apertar o áudio guia que você conseguirá escutar as explicações, enquanto observa a majestosa arquitetura.
A atração principal é a igreja formada por três naves, contendo a maior cruz de Sal subterrânea do mundo. De tempos em tempos, uma projeção é transmitida no altar, um vídeo sobre a evolução da vida e do planeta Terra.
No final do percurso existe algumas lojinhas de souvenirs, com milhares de opções de artesanato local, tendo para todos os gostos e bolsos, é um item mais lindo que o outro, muitos artigos religiosos feitos com o sal da mina, aproveite para comprar uma recordação.
Para retornar a entrada do Santuário, basta refazer o caminho já percorrido a pé, ou no final dessas lojinhas, aguardar um trenzinho que te levará para cima novamente, mas saiba que a fila é grandinha e no trem cabem poucas pessoas por vez, então tudo vai depender da sua paciência de querer esperar ou não.
Recomendamos demais fazer esse bate e volta, um passeio imperdível. A paz que o local transmite é inexplicável, com certeza uma experiência única que guardaremos para sempre na memória.
Horário de funcionamento: Todos os dias das 09h às 17h
Preço: 77.500 COP
Endereço: Cl. 2 #0-05, Zipaquirá, Nemocón, Zipaquirá, Cundinamarca, Colômbia
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Cerro de Monserrate
Com 3152 metros de altitude, localizado sobre a Cordilheira Oriental, o Cerro de Monserrate é de origem sedimentar, tendo 16 milhões de anos.
Existem três formas de subir até seu pico, teleférico, funicular ou subir pelo caminho pentecostal, já que a premissa da existência do cerro é para peregrinação religiosa.
Você pode optar por subir de teleférico e descer de funicular, o valor é o mesmo, assim terá as duas experiências.
O Cerro de Monserrate fica a 500 metros de altura da cidade de Bogotá, no mirante você terá uma vista privilegiada da cidade, onde vai poder assistir um belíssimo pôr do sol, se for a tarde. Nessa área você vai encontrar a Basílica de Monserrate, lojinhas de souvenirs, vários restaurantes e a via sacra, muito bem decorada na época de natal.
O Cerro possui várias opções de lugares para comer, para todos os gostos e bolsos. Mas tem duas opções de restaurantes que você deve fazer reserva antecipada e devido a isso não precisa ficar esperando na fila do teleférico para subir, são eles a Casa San Isidro e Casa Santa Clara. Mas atenção, você precisará pagar antecipadamente o valor de 70.000 COP por pessoa que for jantar, esse valor será revertido em consumação e no valor da subida e descida do teleférico ou funicular.
Nós escolhemos a famosa Casa San Isidro, comida deliciosa em um espaço agradável, com um preço acessível. Especializada em comida mediterrânea, um prato de salmão custa aproximadamente R$ 70 reais, recomendamos fortemente. Se você preferir um restaurante com comida típica da Colômbia, opte pela casa Santa Clara. Mas se sua vibe é economizar mesmo, leve seu lanchinho para aguardar o indescritível pôr do sol lá do alto.
Horário de Funcionamento: Segunda a sábado das 12h às 22h (bilheteria fecha às 20h30)
Domingo das 05h30 às 18h (bilheteria fecha às 17h)
Preço: 27.000 COP (ida e volta)
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Terceiro dia
Jardim Botânico
O jardim botânico José Celestino Mutis é o maior jardim botânico da Colômbia, abriga cerca de 19.000 plantas vivas e cerca de 2.300 táxons de plantas cultivadas. Serve tanto como um centro de recreação quanto de pesquisa com ênfase nos ecossistemas andinos e tundras alpinas localizado na cordilheira.
Situado numa área mais afastada do centro, você pode chegar lá de transporte público. Existem várias linhas de ônibus que passam pela região, mas como andar de Uber é barato, fica muito mais prático e rápido, principalmente se você estiver em mais de duas pessoas.
O lugar é extenso, mas não é uma atração muito procurada da cidade, então pode ter certeza que vai estar meio vazio na sua visita.
Eles criaram uma mistura de plantas reais com enfeites, adornos, insetos gigantes e até plantas de plásticos para chamar a atenção dos visitantes e principalmente das crianças.
A principal parte do jardim botânico é o Tropicário, você vai precisar pagar a mais para acessar essa atração, mas saiba que vale muito a pena. É uma gigantesca estufa, onde você vai fazer um circuito, passando por diversos biomas, mostrando o tipo de clima e vegetação que existem nesses habitats.
Úmido Tropical: Esse é um ambiente de floresta tropical, onde você encontrará plantas biogeográficas da região do Chocó e do Amazonas, além de plantas do manguezal da costa do Pacífico com representação de uma cachoeira e do ciclo hídrico.
Seco tropical: Esse ambiente é inspirado nos ecossistemas xerofíticos ou de baixa umidade como o deserto de Tatacoa, o cânion Chicamocha e o alto Guajira. Este ambiente é caracterizado por altas temperaturas, alta radiação solar e baixa umidade relativa.
Supermoor: Esse ecossistema está localizado a 4.000 metros acima do nível do mar e chega até as glaciações, é conhecido por seus ambientes rochosos com alta umidade e baixas temperaturas.
CEPAC: Plantas para a conservação e preservação dos ecossistemas. Este é um lugar para a apreciação das formas e o desfrute das cores, sons e aromas naturais devido à rica exposição de orquídeas e bromélias.
Plantas Úteis: Local onde estão as plantas que têm importância religiosa, industrial, alimentício, uso doméstico, medicinais e fibras naturais.
Horário de funcionamento: Terça a sexta das 08h às 17h
Sábados, domingos e feriados das 09h às 17h (fechado nas segundas)
Preço: 10.000 COP (já incluso o Tropicário)
Endereço: Cl. 63 #68-95, Bogotá, Colômbia
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Parque Simon Bolívar
Uma pequena caminhada de aproximadamente 10 minutos, saindo do jardim botânico, está um local fora do roteiro turístico, um parque extremamente organizado, arborizado e limpo.
O Parque Simón Bolívar resultou de uma lei de 1979 para comemorar os 200 anos do nascimento de Bolívar. Houve um atraso na construção e em 1983 ocorreu apenas a finalização da primeira etapa, com a entrega da Plaza de Eventos e o plantio de 3.300 árvores, além da iluminação. A data oficial da inauguração acabou sendo em 1991.
O parque conta com uma ampla área verde, muito bem estruturada, com ciclovias, pistas de corrida, uma lagoa que pode ser usada para fazer canoagem e quadras para a prática de esportes. Esse parque é maior que o Central Park de Nova York, possui espaço para crianças, quiosques de lanches e sorvetes espalhados por todo o lugar, assim como banheiros limpíssimos, algo muito raro em locais públicos.
Se você for visitar o jardim botânico, a ida até o parque vale a pena, mas se não for seu caso talvez não vale o deslocamento, por ser muito similar a outros parques no mundo.
Horário de Funcionamento: Todos os dias das 06h às 18h
Preço: Gratuito
Endereço: Av. Calle 53 y Av. Esmeralda #s/n, Bogotá, Cundinamarca, Colômbia
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Museu Nacional da Colômbia
Saindo do Parque Simón Bolívar, pegamos um ônibus que nos deixou bem perto do nosso próximo destino, porém pegar um Uber também é uma boa opção por questão de valor e tempo.
O Museu Nacional da Colômbia é o museu mais antigo do país, seu acervo divide-se em quatro coleções: arte, história, arqueologia e etnografia. Sua coleção de arte colombiana, latino-americana e europeia inclui pinturas, desenhos, gravuras, esculturas e artes decorativas desde o período colonial até a atualidade.
O museu é extremamente extenso, difícil de ser visto em poucas horas, em alguns momentos chega até a ser poluído de tanta coisa. Para quem gosta de história e aprender um pouco sobre o local que está visitando, este é o lugar sem dúvidas. Mas atenção são 4 andares, para conseguir ver tudo nos mínimos detalhes precisa de um dia inteiro, então se você quiser explorar meticulosamente este museu, recomendamos se programar.
Horário de Funcionamento: Terça a domingo das 09h às 17h (fechado nas segundas)
Fechado nos dias 1 de Janeiro, 1 de Maio e 25 de Dezembro
Preço: 10.000 COP
Atenção: O ingresso só pode ser comprado em dinheiro vivo, não aceitam cartões.
Endereço: Cra. 7 #N. 28-66, Bogotá, Colômbia
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Casa Museu Quinta de Bolívar
Saindo do Museu Nacional, pegamos um Uber para nossa próxima atração, a casa onde viveu o libertador das américas, Simón Bolívar. Mas o trajeto pode ser facilmente feito de ônibus, porém fique atento aos horários, para não acabar ficando muito tempo esperando no ponto.
O museu fica na região bem próxima ao teleférico, então você pode combinar as duas atrações no mesmo dia se não for numa segunda, pois o museu fecha. Mas no nosso caso se encaixou melhor visitar nesse dia, mas já dando esta dica que pode facilitar muito a locomoção e economizar tempo e dinheiro de transporte.
É uma casa colonial que foi comprada pelo governo da Colômbia e restaurada entre 1820 e 1830, que presentearam Bolívar por seu papel na guerra da libertação das colônias espanholas. Foi utilizada por ele nas breves passagens pela cidade, após ele ter que sair fugido do país, a casa foi utilizada para os mais diversos fins: casa de saúde, cervejaria, curtume e escola de meninas.
No museu você verá as mobílias utilizadas na época, documentação histórica e um jardim muito bem adornado, com bandeiras dos países latinos que Simón ajudou na independência. É um local fácil de ser visitado em menos de 1h dá para conhecer tudo. Na compra do ingresso você ganha um cartão postal de recordação.
Horário de funcionamento: Terça a domingo das 09h às 17h (fechado nas segundas)
Fechado nos dias 1 de Janeiro, 1 de Maio e 25 de Dezembro
Preço: 10.000 COP (gratuito no último domingo do mês)
Endereço: Calle 21 No.4A - 30 Este, Bogotá, Colômbia
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Chorro de Quevedo
Saindo do museu, fizemos uma caminhada bem agradável pela Avenida Carrera 3, rua arborizada, ampla e uma estrutura bacana para andar de bike ou a pé mesmo, cercada por ruas super movimentadas e repleta de hostels.
Andamos por cerca de 10 minutos até chegar no coração do centro histórico de Bogotá, a praça Chorro de Quevedo, onde supostamente foi fundada a cidade em 1538.
Para quem conhece Curitiba, lembra muito o Largo da Ordem, só que um pouco menor. Essa pequena praça inicialmente era o local de um quartel espanhol, mais tarde em 1832 foi comprada pelo padre Augustin Quevedo, que construiu uma fonte pública de água, que permanece até hoje no local.
Hoje em dia a região virou ponto de encontro, cercada de bares, restaurantes, grafites e muita gente animada. Se puder vá no período da noite, porque é o momento que o local fica mais cheio e badalado.
Horário de funcionamento: 24h
Preço: Gratuito
Endereço: Cl. 12b #22 2-98, Bogotá, Colômbia
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Igreja da Candelária
Saindo do Chorro de Quevedo e andando por cerca de 5 minutos está localizada a belíssima Paróquia de Nossa Senhora da Candelária, que não impressiona tanto pela sua arquitetura externa, mas o seu interior é realmente belíssimo.
Inaugurada em 1703, o que mais chama atenção é o seu altar-mor, entalhado em madeira e revestido de ouro, no melhor estilo barroco, é de encher os olhos de qualquer um. Um destaque especial para o preciosismo da imagem da Virgem da Candelária, também não deixe de observar os detalhes das capelas laterais, assim como a pintura do teto.
Horário de funcionamento: Todos os dias das 06:30h às 12h e das 14h às 18:30h
Preço: Gratuito
Endereço: Cra 4 #11, Bogotá, Colômbia
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Zona T / Andres Carne de Res
Mas afastado do centro histórico, está a região moderna e badalada de Bogotá, a Zona T. Repleta de restaurantes e barzinhos, o local é formado pela Calle 82, entre as Carreras 12 e 13, com uma vida noturna movimentadíssima, essa região é onde fica também as grandes grifes, hotéis e os melhores shoppings da capital. Se você gosta de fazer compras e visitar lojas de marcas caras, aproveite para explorar melhor essa região.
Mas a principal dica aqui é um restaurante que mais parece uma atração turística, Andres Carne de Res, é necessário fazer reserva se quiser sentar em uma boa mesa, se não vai ficar no bar como nós ficamos, mas a experiência também foi muito legal.
O restaurante está dividido em 4 andares totalmente temáticos, cada andar com uma decoração que representa o inferno, o purgatório, a terra e o céu.
A ideia foi muito bem elaborada, o que gera casa lotada todos os dias. Existe uma gama enorme de comidas e bebidas no cardápio, todas com uma decoração diferenciada e sabores maravilhosos. Os nossos pedidos vieram todos impecáveis, o preço é um pouco mais caro que o normal praticado nos outros restaurantes de Bogotá, mas vale cada centavo pra ter essa experiência inusitada.
Horário de funcionamento: Domingo a quarta das 12h às 24h | Quinta das 12h às 02h
Sexta e sábado das 12h às 03h
Preço: Menu com preços variados
Endereço: Cl. 82 #12-2 a 12-98, Bogotá, Colômbia
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Dicas de compra
Não fomos em nenhuma loja específica nessa cidade, mas na frente do nosso hotel tem uma praça chamada Parque de los Periodistas Gabriel García Márquez, com uma feirinha muito interessante com diversos produtos locais e milhares de souvenirs, um ótimo lugar para comprar uma lembrancinha da cidade.
Como se locomover
Na região central do bairro La Candelária, tudo pode ser feito a pé, mas para alguns lugares mais distantes você vai precisar usar o transporte público, que atende muito bem as demais regiões.
Existem estações tubos onde pode ser comprado o cartão transporte por 6.000 COP nas máquinas eletrônicas ou nos quiches com atendentes. Cada viagem custa 2.000 COP por pessoa, e deve ser carregado o valor que for usar no cartão, se tiver em duas pessoas ou mais pode utilizar o mesmo cartão.
Ao entrar nos ônibus passe o cartão nas catracas para liberar, o mesmo ocorre nas estações tubos, muito simples e fácil. Existe também a possibilidade de fazer baldeações pagando apenas uma passagem, se for necessário.
Para escolher qual ônibus se encaixa melhor no seu passeio, consulte o google maps ou o site oficial onde mostra o itinerário e horário dos ônibus.
Onde se hospedar
Escolhemos ficar em uma região centralizada, próxima da maioria das atrações, no bairro de La Candelaria. Nosso hotel foi o BH Bicentenario, um lugar bom porém sem luxo, o quarto e banheiro são bem espaçosos, com uma varanda com vista para o Cerro de Monserrate.
O café da manhã não tinha nada de espetacular, apenas o básico da maioria dos hotéis, omelete, pães, frios, frutas, sucos, chás, café e leite. Teve um dia que tinha as famosas arepas, comida típica deles.
Recomendamos este hotel para pessoas que preferem uma ótima localização com um preço amigável.
Reserve no link abaixo e contribua com nosso trabalho, não custará nada a mais no seu bolso:
Comments