Cartagena das Índias é uma cidade portuária na costa caribenha da Colômbia. À beira-mar fica a antiga Cidade Amuralhada, fundada no século XVI, com praças, ruas de paralelepípedos e prédios coloniais coloridos, uma arquitetura bem característica da região. Com um clima tropical, a cidade também tem praias muito procuradas, existem vários pacotes de passeios para conhecer os mares ao redor como a ilha do Rosário. Se você gosta de se planejar, dá para comprar os pacotes antecipadamente, mas não terá problema de adquirir os passeios na própria cidade.
Um ponto negativo é o assédio ao turista, é constante, você quase não consegue andar sem alguém te oferecer algo, mas fique tranquilo a cidade é super segura, e esse fato não consegue estragar o charme único deste lugar. Se você é do time que gosta de sol e calor, Cartagena não vai te decepcionar.
A cidade é bem cara, devido a grande procura dos turistas Europeus, mas mesmo assim, com a cotação do real, você consegue comer muito bem, gastando quase a mesma coisa que no Brasil.
Por ser uma cidade muito pequena tudo pode ser feito a pé, o que facilita muito para conhecer cada cantinho desta região, dois dias é suficiente para conhecer Cartagena, mas se caso você for visitar as praias ao redor vai precisar de mais uns 3 dias. Como nós fomos para ilha de San Andrés depois, achamos que não valia a pena fazer os passeios de praia, então resolvemos fazer o passeio furado do vulcão, mais abaixo explicaremos melhor.
Idioma
Espanhol
Moeda
COP
Que dinheiro levar
Se você tiver a oportunidade de trocar seu dinheiro, real, dólar ou euro na cidade de Bogotá, mesmo que seja no aeroporto, aproveite, a cotação é muito mais favorável. Se não for o seu caso, existem diversas casas de câmbio no centro de Cartagena, não será difícil fazer essa transação. Levar real é uma boa pedida para não ter que converter o dinheiro duas vezes, mas o dólar ainda compensa mais no montante final, tudo vai depender da sua preferência.
Quando ir
Cartagena é verão o ano inteiro, máximas chegando a 32ºC, mas atenção a sensação térmica é muito maior, se prepare para enfrentar um calor insuportável. Uma dica que fizemos é entrar em alguns estabelecimentos ao longo do dia para desfrutar por uns 10 minutos do ar condicionado, tornando assim o passeio mais aceitável. A noite já é mais refrescante chegando a 24°C.
No final do ano é muito mais lotado, porém é a época com menos chance de chover, como a temperatura quase não varia, o que acaba mudando durante o ano é somente o índice pluviométrico, que é maior nos meses de Maio a Novembro, afinal é uma cidade localizada na costa do Caribe.
Máximas e Mínimas
Primavera 31°C - 25°C
Verão 32°C - 26°C
Outono 31°C - 25°C
Inverno 30°C - 23°C
Primeiro dia
Plaza Del Reloj / Torre
A Torre do relógio é o ponto inicial da cidade amuralhada de Cartagena. Sua construção imponente sinaliza de longe a porta principal para a região. Está localizada na praça do relógio, que é ponto de concentração dos ambulantes, turistas e de onde sai a maioria dos passeios para os arredores. Não tem como ir para Cartagena e não passar por este local, nele você vai observar algumas construções coloridas no estilo colonial, característica marcante da cidade.
Horário de funcionamento: 24h
Preço: Gratuito
Endereço: Cl. 32 #8-202 8-160 a, Centro, Cartagena de Índias
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Santuário San Pedro Claver / Museu San Pedro Claver
Andando cerca de 3 minutos partindo da torre do relógio, você chegará ao Santuário e Museu de San Pedro Claver. No caminho aproveite para apreciar as ruas e construções e tirar fotos maravilhosas, que só um lugar como Cartagena pode proporcionar.
O museu conta um pouco da história do Santo canonizado em 1888, que viveu sua vida para defender, alimentar e cuidar dos escravos que ali chegavam, já que o local durante o período colonial, se tornou um dos maiores centros de comercialização dos negros africanos, prática cruel que era totalmente combatida pelo espanhol Pedro Claver.
Você também vai encontrar muitas artes sacras e quadros de pintores retratando a bondade e vida do padre. Ainda existe uma parte dedicada à arte contemporânea, com peças afro-caribenhas.
Anexado ao museu está a igreja onde se encontra os restos mortais de San Claver em uma urna no altar-mor do santuário.
O local vale a visita para apreciar uma bela construção colonial e para quem gosta de história e religião.
Horário de Funcionamento: Segunda a domingo das 10h às 17h
Preço: 24.000 COP
Endereço: Cra. 5 #33-15, Centro, Cartagena de Índias
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Museo Naval del Caribe
Uma breve caminhada de 2 minutos saindo do santuário de San Pedro Claver, está o museu mais interessante de Cartagena, o Museo Naval del Caribe datado do século XVI. Conta a história naval de Cartagena com exposições da força náutica, mostrando informações atuais, do período colonial e republicano. Tem muito conteúdo histórico e científico, além disso o museu é super interativo, tornando-o mais interessante para os visitantes.
Formado por dois andares, observamos que o pessoal se concentra mais no térreo, mas o piso superior é o mais bacana, pois possui lancha, helicóptero e até submarino para entrar dentro, então não deixe de subir para o segundo andar.
Realmente vale a visita, um passeio indispensável para quem curte conhecer um pouco mais sobre a história da cidade, e a interatividade com os objetos torna o programa ainda mais divertido.
Horário de Funcionamento: Todos os dias das 10h às 18h
Preço: 20.000 COP
Endereço: Cl. 31 #3-26, Centro, Cartagena de Índias
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Museu Histórico de Cartagena
Andando cerca de 4 minutos, encontramos o museu Histórico de Cartagena, também conhecido como Palácio da Inquisição, sua arquitetura setecentista é considerado o melhor exemplar da cidade, na entrada se encontra a parte mais marcante, a arte barroca esculpida em pedra calcária.
O MUHCA é na verdade a união de dois prédios construídos em lotes ocupados por duas casas que o Tribunal do Santo Ofício alugou desde 1610, quando iniciou suas atividades na cidade, mas em 1630 foram demolidos e reconstruídos de uma forma que atendesse às necessidades da instituição.
O museu fundado em 1924, mostra a história e a presença do Tribunal da Inquisição na cidade e também ressalta as diferentes etapas da história de Cartagena e da construção da sociedade do Caribe colombiano.
Apesar da construção ser um fator histórico muito importante da região, o museu não chama muito atenção, e se torna até meio macabro por se tratar de um momento tenebroso da história, então visitá-lo vai depender do seu gosto, se você tiver pouco tempo na cidade não recomendamos perdê-lo indo nesse museu.
Horário de Funcionamento: Segunda a sábado das 09h às 18h | Domingo e feriados 10h às 16h
Preço: 22.000 COP
Endereço: 46, Plaza de Bolivar Carrera 3 33, Centro, Cartagena de Índias
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Catedral de Santa Catalina
A terceira mais antiga construção de Cartagena, está localizada apenas a 1 minuto a pé do Palácio da Inquisição. A Catedral Metropolitana foi construída entre 1577 e 1612, é a sede episcopal do Arcebispo de Cartagena das Índias e sua arquitetura foi inspirada nas basílicas da Andaluzia e das Ilhas Canárias. É uma igreja muito bonita, tem um altar-mor com vários detalhes em ouro, assim como suas capelas e colunas de sustentação.
Horário de funcionamento: Todos os dias das 07h às 20h
Preço: Gratuito
Endereço: Calle de los Santos de Piedra, Cra. 4, Centro, Cartagena de Índias
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Plaza Santo Domingo
Caminhando mais 2 minutos saindo da Catedral de Santa Catalina, está uma das praças mais famosas da cidade. O local leva o nome da Igreja de Santo Domingo que fica em um de seus cantos e é cercado por charmosas construções coloniais. Os restaurantes oferecem ampla área de refeições ao ar livre, local perfeito para jantar, já que durante o dia é muito calor para comer ou tomar um drink em local aberto. A praça está sempre cheia de turistas e vendedores ambulantes a qualquer hora do dia.
Infelizmente, a praça tem um passado triste pois foi palco de execuções durante a Inquisição Espanhola onde judeus e não católicos eram perseguidos.
Um dos pontos mais importante e que chamam atenção na praça é o Monumento a Gertrudis, uma escultura feita em bronze que carrega a superstição de que se passar a mão em seus seios terá sorte. Não custa tentar não é mesmo?
Horário de funcionamento: 24h
Preço: Gratuito
Endereço: Cl. 35, Centro, Cartagena de Índias
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Centro Histórico de Cartagena
De todas as atrações, andar pela cidade com certeza é a melhor parte. Se perca pelas ruas, vielas e cruzamentos, observe as construções, decorações e as pinturas das fachadas dos comércios, restaurantes, hotéis e casas locais.
Tudo é tão charmoso que com certeza você vai querer tirar uma foto em cada esquina. A melhor forma de apreciar esse charme único da cidade amuralhada é bater perna, foi assim que descobrimos dois pontos instagramáveis de Cartagena, que falaremos a seguir.
Horário de funcionamento: 24h
Preço: Gratuito
Endereço: Centro da Cidade Amuralhada, Cartagena de Índias
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Ábaco Libros y Café
É uma livraria junto com uma cafeteria, já adiantamos que o preço é mais caro que em outros locais, mas vale entrar só para ver a decoração diferenciada do estabelecimento.
Horário de funcionamento: Segunda a sábado das 08h às 20h | Domingo das 13h às 19h
Preço: Gratuito para visitar
Endereço: Calle 36 #3-86
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Casa Abba
Um centrinho comercial com várias lojinhas de souvenirs, roupas, joias e objetos decorativos com preços bem acessíveis, e ao fundo uma graciosa cafeteria.
Já na porta de entrada você vai entender a temática, toda decorada de flores na cor rosa, o lugar é um convite ao encanto, tudo é extremamente fofo, um ambiente perfeito para tirar uma foto ou sentar para tomar um café.
Horário de funcionamento: Segunda a sábado das 11h às 20h | Domingos das 13h às 20h
Preço: Gratuito para visitar
Endereço: Calle 35, 3-2
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Andar de Bike pela Orla de Boca Grande
Missão quase impossível, pelo menos na época que fomos, a orla estava toda em reforma, então para conseguir percorrer a região moderna de Cartagena foi necessário pedalar pelas ruas, o que é extremamente perigoso, visto que o trânsito na Colômbia não é dos melhores.
Depois de tanto sofrer, resolvemos atravessar para a costa oeste, onde existe uma linda ciclovia, bem arborizada e espaçosa. Mas atenção para chegar lá é bastante perrengue, porque nem calçada direito tem a avenida principal.
Alugamos a bike no bairro de Getsemani, próximo ao nosso hotel, eles têm vários modelos de bicicletas, vai depender do seu gosto e bolso, pois algumas eram mais caras que outras. O aluguel é por hora e se passar desse tempo vai ter acréscimo de uso de hora cheia, ou seja, se passar 5 minutos vai pagar o equivalente a 1h. O horário de funcionamento é muito bom, pois a bicicleta pode ser devolvida até as 20h. O que facilita para fazer este passeio quando o sol já estiver menos quente.
Super indicamos o local que alugamos: Bike e Arts, a funcionária foi super atenciosa e prestativa.
Horário de funcionamento: Todos os dias das 08h às 20h
Preço: Aluguel por 1h é 10.000 COP
Endereço: Getsemani 30 # 10-66 Calle Media Luna, Provincia de Cartagena
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Segundo dia
Castelo São Felipe
Se você estiver no centro da cidade amuralhada, são 20 minutos andando, mas se estiver na região do Getsemani é mais perto, apenas 11 minutos. O trajeto é tranquilo, uma caminhada basicamente plana.
Recomendamos fortemente fazer este passeio cedinho ou no final da tarde, para evitar o calor excessivo que faz nesse lugar e a grande exposição ao sol. O legal de ir no final do dia é poder ver o pôr do sol lá de cima que dizem que é belíssimo. Lembre-se de usar filtro solar, para evitar possíveis queimaduras.
Essa é uma atração imperdível da cidade, fácil de comprar na hora o ingresso, não precisa adquirir antecipado.
Construída entre 1536 e 1657, a fortaleza é considerada a maior construção feita pelos espanhóis no Novo Mundo. A localização do castelo é estratégica para proteger Cartagena de ataques, já que permitia observar a chegada dos inimigos por terra ou por mar. Além da imponente estrutura que pode ser observada por fora, a parte interna é cheia de corredores e labirintos, arquitetados de forma a surpreender o inimigo.
Se quiser se aprofundar mais na história e entender qual era a função de cada parte da estrutura, pode-se contratar guias na bilheteria do forte.
No topo da construção, tem uma lojinha com lembrancinhas lindas e com ótimos preços, assim como uma vendinha para comprar sorvetes de frutas artesanal, perfeito para o calor, aproveite para apreciar as belas vistas panorâmicas do alto do castelo.
Horário de funcionamento: Segunda a domingo das 07h às 18h
Preço: 30.000 COP
Endereço: Avenida Antonio de Arévalo. Carrera 17., Cl. 32 #17-85, Cartagena de Indias
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Getsemani
Este bairro de Cartagena, fica fora da cidade amuralhada, mas é igualmente charmoso, e ousamos dizer que tem ruas mais enfeitadas e coloridas que o próprio centro.
Bater perna pelas suas vielas é uma atração imperdível, vale muito a pena e resulta em lindas fotos. Tudo pode ser facilmente feito a pé, a região é bem pequena, a única coisa que complica um pouco é o calor extremo.
Abaixo listamos algumas das ruas mais famosas da região:
Plaza de La Trinidad: Encontro de várias ruas, nessa praça está a igreja de La Santísima Trinidad, região onde se encontra muitos ambulantes inclusive as Palenqueras, mulheres que usam uma vestimenta super colorida que tem sua história atrelada às raízes africanas, vendem frutas e doces, mas atenção se você quiser uma foto com elas saiba que será cobrado.
Calle de San Juan: Uma ruazinha estreita repleta de arte, são muitas lojas e artistas vendendo suas obras nesse caminho.
Calle 27: Outra rua bem famosa, também conhecida como a Calle de las Sombrinhas, devido a rua ser coberta de guarda-chuvas coloridos, gerando um charme todo especial para o lugar.
Carrera 10c: Outro lugar para fotos incríveis, com várias fachadas de casas antigas e coloridas, adornadas com flores que completam o charme. O bom dessa rua é o fato de ser um pouco mais vazia que as outras citadas.
Calle 29: É a Calle de Las Banderas, nome totalmente explicativo, uma parte da rua é coberta com bandeiras de países, e outra parte com bandeiras de vários tipos, algumas lembram as nossas bandeirinhas de festa junina.
Horário de Funcionamento: 24h
Preço: Gratuito
Endereço: Getsemani, Cartagena de Índias
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Parque Centenário
Logo em frente à torre do relógio, está o parque Centenário, como o próprio nome diz, foi construído em 1911 para comemorar 100 anos da independência da Colômbia.
Um lugar arborizado e organizado, utilizado para eventos locais, feirinhas de comida e vários camelôs vendendo lembrancinhas da cidade, você vai encontrar também muitos artigos religiosos, assim como livros e objetos decorativos, os preços são bons em relação ao resto da cidade.
O parque é cercado por grades, tem horário de funcionamento para ter acesso a sua área interna, mesmo que esteja acontecendo algum evento noturno, fique atento pois alguns portões podem estar fechados.
Horário de funcionamento: Todos os dia das 07h às 18h30
Preço: Gratuito
Endereço: Media, La Matuna, Cartagena de Índias
Nossa Avaliação
Caro:
Na:
Plaza de Las Bóvedas
Foi um quartel espanhol e era utilizado como prisão, Las Bóvedas hoje é um local de comércio que conserva as estruturas do período colonial, vende-se de tudo, bolsas, lembrancinhas, roupas, quadros, artesanato local, tudo de bom gosto, o problema são os valores, por ser um local turístico, os preços são mais elevados, mas não deixe de conferir o local, afinal além de histórico é muito bonito e fica do lado das muralhas.
Horário de Funcionamento: Todos os dias das 08h50 às 19h
Preço: Gratuito para visitar
Endereço: San Diego, Cartagena, Cartagena das Índias
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Café Del Mar
É um restaurante famoso devido à sua localização, em cima das muralhas. Um lugar ideal para ver um lindo pôr do sol, eles servem bebidas, comidas e conta com um DJ tocando música para animar o espaço.
Sinceramente, não achamos nada de mais no local, pois em outras regiões da muralha também se consegue ter a mesma visão e não precisa pagar nada por isso. Só pedimos uma porção de patacones, que não estava bom, os drinks também não eram grande coisa e o atendimento não foi dos melhores. O cardápio é bem variado, e para quem gosta de frutos do mar, pode ser que seja melhor. Mas se realmente vale a pena, você terá que ir para conferir, a experiência de cada um é diferente.
Atenção: Reserve sua mesa com antecedência, o lugar está sempre lotado.
Horário de Funcionamento: Todos os dias das 16h30 às 00h30
Preço: Os drinks alcoólicas variam de 32.000 a 48.000 COP
Endereço: Baluarte de Santo Domingo, Centro, Cartagena de Índias
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Terceiro dia
Excursão ao vulcão El Totumo e Mar Rosado
Nós compramos o passeio antecipado pelo site da Civitatis, mas poderia ser comprado na cidade facilmente, mesmo indo em alta temporada.
O tour busca você no hotel, mas dependendo da localização, o ponto de encontro será na torre do relógio. Existem três paradas neste passeio, o primeiro é o Museu Etno Industrial de Galerazamba, é apenas uma sala com meia dúzia de instrumentos utilizados pela cultura indígena local, minúsculo, estrutura velha e zero atrativos, é um verdadeiro encher linguiça. A segunda parada seria no mar Rosado, porém ele não está mais rosa, parece apenas um grande lago, outra parada totalmente desnecessária. E a terceira e furada parada é o Vulcão El Tatumo. É vendido como tomar banho de lama vulcânica, mas tivemos a impressão que tudo é montagem, a lama foi colocada lá, e o vulcão que um dia existiu, não passa de uma estrutura montada.
A experiência em geral não foi legal, a sensação é estranha, parece meio anti-higiênico e sujo, as pessoas que administram o local ficam dentro da lama (um quadrado pequeno que deve medir no máximo uns 8m²) para fazer massagem nos visitante caso queira, mas já avisamos que só tinha homem nessa função. Outra situação chata é na hora de sair de dentro do vulcão, eles querem tirar o excesso de barro do corpo das pessoas e passam a mão em você, caso não goste da ideia é só dizer que não quer.
Atenção: Tudo nesse passeio é cobrado a parte, a água (banho na lagoa) que você vai se lavar depois de sair do vulcão, custa 5.000 COP por pessoa, tem mulheres que ficam ajudando nessa difícil tarefa. Algumas crianças carregam e guardam seu chinelo, enquanto você sobe no vulcão, cobram 2.000 COP por este serviço, já que não pode levar nada pra cima, apenas um celular, que fica na mão deles. Mas talvez o pior seja o fato deles ficarem em cima de você o tempo todo querendo o dinheiro sendo que você está apenas com roupa de banho e sem bolsa.
Contratamos o passeio com almoço, e depois de tudo isso, pensamos que a comida iria ser ruim, mas foi a melhor parte. Na volta paramos em um restaurante próximo a Cartagena e comemos um delicioso prato local, arroz com legumes e patacones (banana da terra frita), o melhor que comemos na viagem. Para quem come carne, pode escolher entre frango ou peixe.
Resumindo, não recomendamos, é perda de tempo e dinheiro, mas tudo sempre é questão de gosto, então se você quer vivenciar algo inusitado, esse pode ser o passeio.
Horário de funcionamento: Saída 08h e 08h30 da manhã (Dura em torno de 5h)
Preço: 149.000 COP sem almoço / 175.000 COP com almoço
Endereço: Via al Volcán del Totumo, Santa Catalina, Colômbia
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Como se locomover
A cidade pode ser toda feita a pé, mas caso precise existem muitos táxis e ubers funcionando na região, com preços muito acessíveis.
Onde se hospedar
Se quiser fugir dos altos valores da cidade amuralhada, Getsemani é uma ótima região e fica apenas alguns minutos caminhando da torre do relógio, adoramos ficar nesse lugar, onde as ruas são charmosas e encantadoras.
Ficamos no Akel House Hotel, um lugar simples mas que ofereceu tudo o que precisávamos. O quarto tinha bastante espaço, limpo e com ar-condicionado, que nessa cidade é fundamental. O café da manhã não era buffet, então não tinha muitas opções, eles serviam na mesa, ovos com duas torradas e frutas locais. Para beber tinha café, leite, suco natural ou chá, e ainda contava com cereais e iogurte. É importante dizer que é um hotel modesto com um preço bem acessível, não existe luxo, mas os funcionários são super simpáticos e solícitos.
Reserve no link abaixo e contribua com nosso trabalho, não custará nada a mais no seu bolso:
Comments