top of page

O que fazer em Londres

A capital da Inglaterra é a maior cidade da Europa com mais de 20 milhões de habitantes. A terra da rainha, onde a monarquia é muito popular e prestigiada pelos moradores, está dividida em 33 distritos diferentes.

Cortada pelo importante rio Tâmisa, Londres mistura com maestria o antigo com o moderno, sua arquitetura é uma grande obra de arte. Algumas atrações como o Big Ben, a Catedral e Abadia de Westminster e o Parlamento, não podem faltar no seu roteiro.

Londres mostra um lado peculiar com seus ônibus vermelhos de dois andares, táxis pretos (que dizem ser muito caros), e o sentido da mão para dirigir é oposta da nossa. Lembre-se que para atravessar a rua tem que ter uma atenção redobrada, olhe para os dois lados.

É uma capital cara? No geral sim, porque nossa moeda frente à libra esterlina deles fica desvalorizada. Mas em compensação tem muitos passeios que podem ser feitos sem gastar nada, como vários museus.

Um fator importante a se levar em conta quando se faz seu roteiro por Londres é a distância e o tempo que leva para chegar em cada lugar, porque diferente de outros cidades europeus onde é possível fazer muitas coisas andando, Londres é muito grande utilizando mais tempo para locomoção.


Idioma

Inglês


Moeda

Libra Esterlina


Quando ir

Todas as estações têm seu charme, vantagens e desvantagens. Tudo depende da sua disponibilidade e do seu gosto. Lembre-se que no inverno o sol some antes e tem chuva com frequência, isso pode acabar estragando alguns passeios.

Fora a temperatura, leve em consideração que primavera e outono são fora de temporada, tende a ser mais tranquilo os pontos turísticos e hotéis ficam mais baratos.


Máximas e Mínimas

Primavera 20°C – 5°C

Verão 22°C – 13°C

Outono 19°C – 4°C

Inverno 8°C – 2°C


Como chegar

Existem voos diretos saindo de São Paulo para Londres com duração de aproximadamente 11 horas, feitos pela companhia área British Airways ou outras companhias que fazem conexão na Europa.



Primeiro dia


Piccadilly Circus

A praça foi criada em 1819 com o objetivo de ligar as ruas Regent St e Piccadilly St., em 1908 recebeu seu primeiro cartaz publicitário, ao longo dos anos foi se modernizando e hoje conta com dezenas de telões, letreiros luminosos e painéis com todo tipo de propaganda, é um dos lugares mais animados de Londres, por lá é possível encontrar uma enorme variedade de lojas e restaurantes, além de cinemas e teatros. Lembra um pouco a famosa Times Square de New York.

Vale a pena passar por lá durante o dia para observar a movimentação e apreciar cantores locais e a noite para ver todos os outdoors iluminados.


Horário de funcionamento: 24h

Preço: Gratuito

Endereço: Encontro das ruas Regent Street, Shaftesbury Avenue, Piccadilly (a rua que liga Piccadilly Circus a Hyde Park) e Haymarket

Nossa avaliação

Caro:




Na:





Leicester Square

Em 1670 foi criada uma das mais importantes praças de Londres: Leicester Square. No primeiro momento era fechada ao público, alguns anos depois foi aberta, mas somente nos anos de 1800 e 1900 se tornou uma área para entretenimento, passou por uma reforma nas olimpíadas de Londres em 2012, e em 2020 ganhou estátuas de bronze de alguns personagens famosos como: Pernalonga, Harry Potter, Batman, Mary Poppins, Mr. Bean, Mulher Maravilha entre outros. No centro da praça você vai encontrar a estátua do poeta William Shakespeare, com vários bancos para sentar, relaxar, aproveitar a vista e as sombras das árvores. Fica apenas a 5 minutos caminhando da Piccadilly Circus, um ótimo passeio para fazer em família.

A praça é rodeada de cinemas e teatros importantes, que recebem premiers de grandes filmes, contando também com diversas lojas de marcas famosas. Aproveite para visitar as maiores lojas do mundo da Lego e da M & M 's.

Colado nela, também está a ChinaTown de Londres, se tiver tempo na agenda, vale uma caminhada no local.


Horário de funcionamento: 24h

Preço: Gratuito

Endereço: Leicester St

Nossa avaliação

Caro:




Na:





Trafalgar Square

Mais uma importante praça para o povo Londrino, criada em 1830 para comemorar a vitória da armada britânica na Batalha de Trafalgar, se tornou o lugar onde ocorrem todas as manifestações políticas. Em uma área da praça você vai poder visitar a National Gallery, e também a igreja anglicana St. Martin-in-the-Fields. Se você tiver tempo, com certeza vale a pena aproveitar essas atrações gratuitas.

A praça fica a 3 minutos andando da Leicester Square, compensa a visita nem que seja rapidinho.

Se você estiver em dezembro, aproveite para ver as apresentações de natal que acontecem nessa época do ano, e apreciar a enorme árvore enfeitando o centro da praça.


Horário de funcionamento: 24h

Preço: Gratuito

Endereço: Trafalgar Sq

Nossa avaliação

Caro:




Na:





London Eye

Um dos cartões postais de Londres, a roda gigante construída em 1999 para a chegada dos anos 2000. A ideia era materializar um símbolo londrino para o novo milênio. Com uma vista panorâmica da cidade, com 135 metros de altura, capacidade para 25 pessoas em cada uma das 32 cabines de vidro. Um passeio perfeito para um fim de tarde, assistir ao pôr de sol e apreciar a paisagem da cidade junto ao rio Tâmisa.

Atenção: compre o ingresso antecipado, muitas vezes no site possui descontos e você evita enfrentar filas, até porque dependendo do dia você pode chegar na hora e estar esgotado.

Levamos muita sorte, apesar do inverno o dia estava perfeito, o céu aberto e um sol iluminando toda a cidade, deixando o passeio mais imperdível. O valor é caro, mas se for optar por pagar algo nesta cidade, que seja a London Eye.

Vista de dentro da London Eye

Horário de funcionamento: Todos os dias das 11h às 18h.

Preço: 36 Libras

Endereço: Riverside Building, County Hall, London SE1 7PB, Reino Unido

Nossa avaliação

Caro:




Na:





Big Ben/ Palácio de Westminster

O Big Ben é o nome de um grande sino pesando 14 toneladas instalado na torre noroeste do Palácio de Westminster, a sede do Parlamento Britânico. Construído no estilo gótico em 1858 o edifício possui 106 metros de altura e abriga quatro enormes relógios medindo 7 metros de diâmetro cada um.

Finalmente a reforma do Big Ben foi finalizada, assim aquela clássica foto na cabine de telefone com ele no fundo, vai ficar ainda mais bonita.

No momento a torre não está aberta para visitação mas o Palácio sim, existe o tour com multimídia ou com guia (em inglês), só lembrando que com guia é mais caro. Recomendamos comprar o ingresso antecipado, pois se esgotam rápido.

Fique atento porque durante o inverno, ele só abre no sábado. Devido a isso não conseguimos entrar. Vale a pena dar uma olhada no site para não perder o passeio.

Cabine Telefônica e ao fundo o Big Ben

Horário de funcionamento: Verão - Segunda a sábado 09h às 16h30

Demais estações - Somente sábado 09h às 16h30

Preço: Multimídia: 22,5 Libras | Guia: 29 libras

Endereço: London SW1A 0AA, Reino Unido

Nossa avaliação

Caro:




Na:





Westminster Cathedral

A maior e mais antiga igreja Católica do Reino Unido, foi palco de diversos acontecimentos importantes ao longo da história, todas as coroações reais aconteceram nessa abadia, além do funeral da princesa Diana e o casamento entre o Príncipe William e a Duquesa de Cambridge. Fundada em 960 por monges beneditinos, depois consagrada igreja em 1065 no estilo romântico, a catedral passou por diversas reformas ao longo dos séculos até ficar no estilo neogótico atual.

Um passeio imperdível, observar de perto o preciosismo da arquitetura e conhecer os detalhes da história. Lembrando que a entrada é gratuita para quem tiver o London Pass.


Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 09h30 às 17h30 | Sábado das 09h às 13h

Domingo fechado para os turistas.

Preço: 25 libras

Endereço: Victoria St, London SW1P 1LT, Reino Unido

Nossa avaliação

Caro:




Na:





Imperial War Museum

O museu foi fundado em 1917 em memória às guerras que o povo inglês esteve envolvido. São seis andares de exposições mostrando documentos oficiais, fotografias, veículos, aviões, armamentos militares, além de uma carcaça de uma bomba atômica e um torpedo humano. Tem uma área dedicada às experiências das pessoas que participaram das guerras e dos cidadãos que sofreram os impactos desses conflitos. Também tem dois andares mostrando os horrores do holocausto, e uma simulação de uma trincheira onde você pode ter uma pequena noção de como funcionava essa área nas batalhas.

Recomendamos demais esse museu, além de ser gratuito, você com certeza terá uma experiência única que não irá encontrar em outros museus.

Interior do Imperial War Museum

Horário de funcionamento: Todos os dias das 10h às 18h

Preço: Gratuito

Endereço: Lambeth Rd, London SE1 6HZ, Reino Unido

Nossa avaliação

Caro:




Na:








Segundo dia


Greenwich Park

Um enorme parque de área verde, onde passa o meridiano de Greenwich, tem também o Royal Observatory, lugar que pode-se ter uma bela vista da cidade e um gigantesco museu sobre coisas marinhas.

Lembrando que para tirar uma foto na linha que separa Ocidente e oriente tem que pagar a entrada.


Horário de funcionamento: Todos os dia das 10h às 17h

(Royal Observatory onde fica a linha do meridiano)

Preço:16 Libras

Endereço: Blackheath Ave, London SE10 8XJ, Reino Unido

Nossa avaliação

Caro:




Na:





Notting Hill

Sabe aquele bairro que tudo é um charme? É Notting Hill! Ficou famoso mundialmente depois do filme “Um lugar chamado Notting Hill”, você consegue visitar alguns dos cenários que aparecem no longa-metragem, mas não é apenas isso. Tem as lojinhas de lembrancinhas mais autênticas, as vitrines são super decoradas, as casas coloridas são um verdadeiro primor para encher os olhos de qualquer turista.

A principal rua é a Portobello Road, onde se encontra o famoso mercado de rua onde vende diversas antiguidades, além de várias opções de comida, mas saiba que só funciona aos sábados.

Se você vai para Londres tem que passar nem que seja rapidinho nessa região, é um passeio imperdível. Caminhe pelas ruas e se divirta observando as mais exóticas lojas locais.

Fachada da famosa livraria do filme "Um Lugar Chamado Notting Hill"

Horário de funcionamento: 24h

Preço: Gratuito

Endereço: Bairro Notting Hill

Nossa avaliação

Caro:




Na:





Hyde Park

O maior parque no centro de Londres, obtido pelo rei Henrique VIII no ano de 1536, mas só se tornou público em 1637. Foram colocadas mais de 300 lâmpadas no percurso até o Palácio de Kensington, por isso ficou conhecido como o “Caminho do Rei”.

O parque possui diversos restaurantes, cafés, banheiros públicos, clubes de esportes, e até um local para alugar canoas para passear pelo lago.

Se o clima estiver agradável e você tiver um tempinho sobrando, dê uma passada para observar a natureza e a estrutura do parque, no nosso dia estava chovendo, então decidimos pular essa atração.


Horário de funcionamento: Todos os dias 05h às 24h

Preço: Gratuito

Endereço: Hyde Park PI


Victoria and Albert Museum

Maior museu de artes decorativas e design do mundo. São 145 galerias com mais de 50 mil m², com uma coleção de mais de 4 milhões de objetos, dos quais 60 mil estão em exposição.

A coleção se divide em 7 andares expondo: artes decorativas chinesas, indianas, japonesas, coreanas, islâmicas e europeias. Mostrando armas, armaduras, roupas, joias, cerâmicas, móveis, pinturas, peças de vidro, objetos de metal, tudo isso advindo de todas as partes do mundo.

Mas lembre-se, o local é enorme, impossível ver tudo em um único dia, então na sua visita priorize o que mais te interessar. Como a entrada do museu é gratuita, claro que vale muito a visita.


Horário de funcionamento: Sábado a quinta 10h às 17h 45 | Sexta 10h às 22h

Preço: Gratuito

Endereço: Cromwell Rd, London SW7 2RL, Reino Unido

Nossa avaliação

Caro:




Na:





Harry Potter Studio Tours

O estúdio da Warner onde foi gravado o filme do bruxinho mais famoso do mundo. Se você é fã de cinema vai gostar, mas se for fã de Harry Potter vai amar. O passeio é um pouco caro, mas ele inclui transporte de ida e volta do centro de Londres, pois o estúdio não fica na cidade e claro a entrada para visitar as locações reais das gravações.

Lá você vai poder interagir com várias partes do cenário e tirar fotos super bacanas com objetos usados pelos bruxos mais ilustres da ficção.

Não se esqueça de comprar o ingresso antecipado para poder garantir disponibilidade no horário e na data que você quiser.

Beco Diagonal
Dormitório da Grifinória

Horário de Funcionamento: O passeio entre transporte e visita dura em média 7h.

Dependendo do local que escolher começar o passeio, o horário de início pode variar das 08h às 10h.

Preço: 94 libras

Endereço: Studio Tour Dr, Leavesden, Watford WD25 7LR, Reino Unido

Nossa avaliação

Caro:




Na:





Oxford Street

É a rua de comércio mais importante da cidade, o paraíso das compras, são mais de 300 lojas com uma infinita variedade de preços e estilos.

Lindíssima à noite, principalmente na época de natal toda decoração. Mas caminhar pela avenida durante o dia, mesmo que você não tenha o desejo de comprar nada, é um passeio muito interessante.

Oxford Street

Horário de Funcionamento: 24h (mas fique atento ao horário das lojas, elas podem variar)

Preço: Gratuito

Endereço: Oxford Street

Nossa avaliação

Caro:




Na:







Terceiro dia


Troca da Guarda (St James's Park/Green Park)

Se tem um país que ama a monarquia é a Inglaterra, Londres é palco da tão assistida troca de guardas, que acontece no Palácio de Buckingham às 11 da manhã (verifique os dias), tem duração de aproximadamente 45 minutos. Além da marcha da guarda, algo muito interessante são as músicas que a banda toca, ritmos como o pop são muitas vezes escolhido para alegrar o público. Aproveite também para dar uma volta em torno do Palácio.

Se quiser ter a melhor visão, chegue antes do horário, e se estiver chovendo nem perca seu tempo, a cerimônia é cancelada sem aviso prévio.


Horário de funcionamento: Junho e Julho todos os dias às 11h

Agosto a Maio: segunda, quarta, sexta e domingo às 11h

Preço: Gratuito

Endereço: Palácio de Buckingham, London SW1A 1AA, Reino Unido

Nossa avaliação

Caro:




Na:





British Museum

Um dos mais antigos e maiores museus do planeta, são mais de 7 milhões de objetos oriundos de todo globo terrestre, recebe em torno de 6 milhões de visitantes anualmente, ficando na terceira posição dos mais visitados no mundo.

Nas exposições é possível encontrar diversos tipos de objetos oriundos do antigo Egito, Grécia, Roma, entre outros. Dentre as principais peças estão: Busto de Ramsés II, A Cabeça de Ife, Esculturas do Parthenon, Jogo de xadrez de Lewis, Serpente asteca, Tesouro de Oxus, Armadura samurai.

Esse museu não pode ficar de fora do seu roteiro, é uma ótima forma de aprender sobre a cultura antiga sem gastar nada por isso.


Horário de funcionamento: Todos os dias das 10h às 17h (sexta-feira fecha às 20h30)

Atenção: último acesso 1h antes do encerramento.

Preço: Gratuito

Endereço: Great Russell St, London WC1B 3DG, Reino Unido

Nossa avaliação

Caro:




Na:





Catedral de St. Paul

Em formato de Cruz, a Catedral de St. Paul é a segunda maior do mundo, mesmo se não puder pagar para explorar a cripta e a cúpula, vale a visita gratuita pela igreja. Já foi destruída e reconstruída mais de 5 vezes, até chegar na arquitetura neoclássica e barroco que conhecemos hoje em dia.

Foi palco do casamento da Lady Day, entre outros diversos eventos importantes, lembrando que não pode tirar fotos da parte interna. Nós não pagamos para fazer a visita guiada, mas se você tiver interesse, saiba que existe essa opção.


Horário de funcionamento: Segunda, terça, quinta, sexta e sábado 08h30 às 16h | Quarta 10h às 16h

Fechado nos domingos

Preço: Gratuito (apenas para a Catedral)

Para visitar o prédio: 18 libras

Endereço: St. Paul's Churchyard, London EC4M 8AD, Reino Unido

Nossa avaliação

Caro:




Na:





Millennium Bridge

A ponte Millennium Bridge fica apenas 5 minutos andando da Catedral de St Paul, foi construída recentemente no ano de 2000, trazendo uma arquitetura moderna que se diferencia das demais. Um ótimo lugar para fazer uma caminhada, leva aproximadamente 30 minutos para cruzar os 325 metros de comprimento, aproveite o passeio para observar o famoso rio Tâmisa.



Tower Bridge

Cartão postal de Londres, essa ponte levadiça com certeza é a mais famosa da cidade. Construída em 1894 no estilo vitoriano, é um passeio imperdível principalmente porque é de graça, mas caso você queira subir na torre para conhecer um pouco sobre a história da ponte, custa 11,40 libras.

Rio Tâmisa e ao fundo a ponte Tower Bridge

Horário de funcionamento: 24h

Preço: Gratuito

Endereço: Tower Bridge Rd

Nossa avaliação

Caro:




Na:





Shad Thames Street

Pertinho da Tower Bridge fica essa famosa rua de paralelepípedos, o interessante desse passeio é observar os prédios que cercam a ruazinha, se você tiver um tempinho dê uma passadinha por lá.


Horário de funcionamento: 24h

Preço: Gratuito

Endereço: Shad Thames Street, London, Reino Unido

Nossa avaliação

Caro:




Na:








Dicas de compra


Primark

Londres também tem essa famosa loja de departamento, se você for fã de Harry Potter essa é sua chance de levar algum item desse mundo da magia para casa, a loja oferece diversas opções de compra, com um preço bem camarada.


Primark Oxford St

Horário de Funcionamento: Segunda a quarta 08h às 22h | Quinta 08h às 21h

Sexta 09h às 21h | Sábado 09h às 22h| Domingo 12h às 18h

Endereço: 14-28 Oxford St, London W1D 1AU, Reino Unido


Primark Oxford St

Horário de Funcionamento: Segunda a quarta 08h às 22h | Quinta 08h às 21h

Sexta 09h às 21h | Sábado 09h às 22h | Domingo 12h às 18h

Endereço: 499 - 517 Oxford St, London W1K 7DA, Reino Unido



Como se locomover

O sistema de metrô e ônibus de Londres é muito eficiente, cobre toda a cidade e regiões. Ele é simples e fácil de usar, mas você precisa comprar o cartão Oyester, pois não existe cobrança dentro dos ônibus, incluindo aquele tradicional de dois andares. O valor do cartão é 5 libras, mas quando você for embora pode fazer a troca e conseguir o reembolso. Pode ser adquirido na maioria das estações de metrô, as máquinas geralmente ficam nas entradas.

Taxi e Uber em Londres são muito caros, por isso recomendamos o uso do transporte público. Como é uma cidade muito grande, você vai precisar para se locomover entre os pontos turísticos.

Como funciona o transporte público: o valor unitário da viagem depende da distância que você irá percorrer, assim o preço pode mudar. Você tem que carregar o cartão e ir utilizando, assim cada vez que entra e sai do ônibus, metrô, tem que passar o cartão, assim eles debitam o valor correto, de acordo com a zona que você andou. O bom é que eles tem um limite máximo por dia, se chegar nele, o resto das viagens já estão inclusas.

E se no final da sua viagem por Londres sobrar saldo no cartão, eles devolvem o dinheiro, basta fazer a troca em uma das máquinas que estão no metrô.

Recomendamos comprar um chip de internet, com ele fica mais fácil se orientar pela cidade. Graças a um sistema de transporte muito eficiente, você vai conseguir chegar em qualquer canto.

Maiores informações sobre mapa, rotas e preço de passagem https://tfl.gov.uk/



Onde se hospedar

Se você tiver um pouco mais de dinheiro para gastar, recomendamos ficar perto da Trafalgar Square. Mas se assim como nós você procura economizar na hospedagem, os bairros ao redor do centro têm diversas opções baratas. Ficamos em um hotel bem afastado, mas não vamos recomendá-lo aqui porque tivemos diversos problemas com ele, inclusive falta de wi-fi. Mas o Booking sempre tem ótimas opções para todos os gostos e bolsos.


Reserve no link abaixo e contribua com nosso trabalho, não custará nada a mais no seu bolso:






5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page