A capital da Espanha é o centro cultural, econômico e político do país. Localizada às margens do rio Manzanares, não faltam opções para todos os gostos e bolsos nesta cidade vibrante. Famosa pelo futebol, culinária, arte, igrejas e palácios. Uma cidade que vale a pena ser visitada.
Idioma
Espanhol
Moeda
Euro
Quando ir
Visitamos Madri no final do ano, mesmo sendo inverno a temperatura era tolerável, pois é muito difícil de nevar ou chover na região nessa época do ano.
O verão é sempre uma boa pedida para quem curte calor e passeios ao ar livre, a duração do dia é maior podendo aproveitar mais a cidade.
Fora a temperatura, leve em consideração que primavera e outono são épocas fora de temporada, tende a ser mais tranquilo os pontos turísticos e os hotéis ficam um pouco mais baratos.
Máximas e Mínimas
Primavera 22°C – 10°C
Verão 28°C – 18°C
Outono 26°C – 12°C
Inverno 16°C – 8°C
Como chegar
Existem voos diretos saindo de São Paulo para Madri com duração de aproximadamente 10 horas, feitos pela companhia área Iberia ou outras companhias aéreas que fazem conexão na Europa.
Primeiro dia
Parque Del Retiro
Este refúgio verde no meio da capital foi criado em 1630 e hoje é considerado Patrimônio Mundial da Unesco. Não faltam atrações para visitar nos seus mais de 120 hectares de área com cerca de 15 mil árvores, um dos passeios mais encantadores de Madri.
Criado durante o reinado de Felipe IV, mas só em meados de 1800 que o rei Carlos III abriu para a população poder visitá-lo.
Como o parque é grande, além da tradicional caminhada, você pode alugar bicicletas no local para facilitar a locomoção. Confira abaixo algumas atrações que você encontrará no parque:
Palácio de Velázquez: Inspirado no Crystal Palace de Londres, com arquitetura neorrenascentista, construído em 1883 para celebração da Exposição Nacional de Mineração. Hoje pertence ao Ministério da Cultura e ocorrem exposições temporárias.
Palácio de Cristal: Originalmente concebido para ser uma estufa de plantas tropicais, é uma das atrações mais belas e importantes do parque Del Retiro. Estrutura formada por ferros e revestida por grandes placas de vidros, é um excelente local para apreciar uma vista do lago artificial que fica na frente. No inverno gera uma paisagem deslumbrante das castanheiros-das-Índias que cercam a construção.
Horário de Funcionamento: Novembro a Fevereiro: 10h às 18h | Abril a Setembro: 10h às 21h
Outubro e Março: 10h às 19h
Nos dias 24 e 31 de Dezembro: 10h às 17h
Preço: Gratuito
Lago do Grande Retiro: No coração do parque Del Retiro está a lagoa construída pelo rei Felipe IV que tinha a função de simular batalhas navais e espetáculos aquáticos. Hoje é utilizada como lazer, pode ser alugado barcos e canoas para passear pelo lago, é um belíssimo lugar para tirar fotos, pois ao fundo se encontra o monumento em homenagem ao Rei Afonso XII.
Horário de Funcionamento:
Segunda a domingo: 10h às 18:30h ou 20h (dependendo da luz solar e da época do ano)
Preço para andar de canoa:
Segunda a sexta: 6 Euros (aluguel por 45 minutos)
Final de semana: 8 Euros (aluguel por 45 minutos)
Passeio das Estátuas: Outra área que merece destaque é o caminho feito com 12 estátuas dos reis espanhóis, formando uma bonita alameda para passear. Só é decorada assim graças ao medo da Rainha Isabel, assim as estátuas foram retiradas do palácio Real e colocadas no parque.
Horário de funcionamento: Outubro a Março: 06h às 22h | Abril a Setembro: 06h às 24h
Preço: Gratuito
Endereço: Plaza de la Independencia, 7, 28001 Madrid, Espanha
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Puerta de Alcala
Com uma breve caminhada de 7 minutos partindo do Parque del Retiro, você chegará em um dos principais cartões postais de Madrid. Construído em 1778 pelo rei Carlos III para servir como porta de entrada da cidade, está a Puerta de Alcala. Formado por um arco do triunfo com detalhes esculpidos em granito, no estilo neoclássico, foi o primeiro a ser feito na Europa e inspirou vários arcos pelo mundo como o de Paris e o Portão de Brandemburgo em Berlim. As principais ruas se cruzam exatamente nesta região, na Praça da Independência, onde fica esse lindo monumento.
Horário de funcionamento: 24h
Preço: Gratuito
Endereço: Pl. de la Independencia, s/n, 28001 Madrid, Espanha
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Plaza de Cibeles
Saindo da praça da independência pela rua Alcalá, você chegará na praça de Cibeles, um dos principais lugares de Madrid. Em 1782 o arquiteto Ventura Rodriguez criou uma fonte que simboliza a deusa Cibeles sobre uma carroça puxada por leões, de lá é possível ter uma visão 360° da região.
Horário de funcionamento: 24h
Preço: Gratuito
Endereço: Na interseção das ruas - Alcalá / Paseo de Recoletos / Paseo del Prado.
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Museu Del Prado
O caminho até o museu pode ser um passeio muito prazeroso seguindo pela avenida Paseo Del Prado, uma alameda arborizada de árvores centenárias com prédios maravilhosos de grande importância arquitetônica, passará pelo belíssimo chafariz de Netuno até chegar ao museu.
O museu nacional do Prado é o mais importante da Espanha, construído em 1819 pelo rei Carlos III, possui mais de 15 mil obras de artes, algumas delas de grande renome, como os espanhóis Goya, Velázquez e El Greco, entre outros artistas famosos como Rembrandt, Bosch, Caravaggio. Destaque para as mais de 200 esculturas da época do renascimento trazidas da Itália.
Para quem gosta do clássico o museu é uma excelente recomendação, mas saiba, que você vai precisar de pelo menos metade de um dia para conseguir ver o museu inteiro. Caso você não seja um super apreciador de arte, e quiser ver apenas as obras mais importantes, temos uma excelente notícia. A visita de segunda a sábado depois das 18h é gratuita, assim como domingos e feriados após as 17h.
Horário de funcionamento: Segunda a sábado das 10h às 20h | Domingo e feriados das 10h às 19h
Horários reduzidos nos dias 6 de Janeiro, 24 e 31 de Dezembro das 10h às 14h
Fechado nos dias 1 de Janeiro, 1 de Maio e 25 de Dezembro
Preço: 15 euros
Atenção: Gratuito de segunda a sábado depois das 18h | Domingo e feriados depois das 17h
Endereço: C. de Ruiz de Alarcón, 23, 28014 Madrid, Espanha
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Segundo dia
Plaza de Espanã
Construída em 1909 para homenagear o ilustre escritor espanhol Miguel de Cervantes, tem cerca de 36.000 metros quadrados de área, um lugar muito frequentado por moradores e turistas. No centro da praça estão as estátuas do famoso personagem literário Dom Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Panza. Também tem as fontes "Fuente del Cielo", em mármore de macaúba, inspirada nos céus de Madrid, e a “Fuente de la Concha” ou "Nascimento da água".
Não deixe de apreciar essa beleza arquitetônica, localizada próxima a outros pontos interessantes da cidade, ligada por duas ruas importantes: a Gran Via e a Calle Princesa, tornando fácil o acesso.
Horário de funcionamento: 24h
Preço: Gratuito
Endereço: Pl. de España, 3, 28008 Madrid, Espanha
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Templo de Debod
Andando cerca de 6 minutos da praça da Espanha está o Templo Egípcio de Debod, datado do século II antes de Cristo. Foi doado para Espanha em 1968 por sua contribuição ao governo do Egito, por ter ajudado no salvamento dos templos de Abu-Simbel.
O lugar é formado por várias paredes com hieróglifos e informações sobre a mitologia e a sociedade egípcia, existe também uma maquete que mostra todos os templos da época da região do Nubia. Para manter a conservação só é permitida a entrada de 10 pessoas por vez, tornando assim as filas imensas, afinal é uma atração gratuita.
No dia que visitamos esperamos cerca de 2 horas na fila, para uma atração que dura no máximo 10 minutos, lembrando que é um espaço muito pequeno, são apenas duas salas. Dizer se vale a pena ou não a visita é muito relativo, tudo vai depender da sua disponibilidade e curiosidade.
A grande atração está na parte externa, onde pode-se ver um dos melhores pôr-do-Sol em Madrid devido ao espelho d'água que reflete a luz solar. Se tiver a oportunidade, recomendamos.
Horário de funcionamento: Terça a domingo 10h às 20h (Fechado toda segunda)
Fechado nos dias 1 e 6 de Janeiro, 1 de Maio e 24, 25 e 31 de dezembro
Preço: Gratuito
Endereço: C. de Ferraz, 1, 28008 Madrid, Espanha
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Teleférico de Madrid
Partindo do Templo de Debod são cerca de 8 minutos caminhando até chegar ao teleférico, uma atração pouco visitada de Madri, mas como somos aficionadas por bondinhos, fomos conferir este agradável passeio.
Inaugurado em 1969, o teleférico percorre uma distância de 2500 m entre a estação Rosales e a estação Casa de Campo, que fica localizado no parque de mesmo nome. Cada cabine comporta 6 pessoas e leva em torno de 10 minutos ida e mais 10 minutos a volta, atingindo a altura de 40 metros. Ao longo do percurso você passará por cima do Rio Manzanares e terá uma vista privilegiada para vários pontos da capital.
Chegando lá em cima, terá uma vista incrível da cidade e um parque inteiro para aproveitar. Podem ser feitas corridas, caminhadas, piqueniques ou apenas ficar apreciando a paisagem. É possível também tomar uns drinks no restaurante localizado na região e ver o belíssimo pôr-do-sol, se tiver a oportunidade não deixe de fazer esse passeio.
Horário de funcionamento: Todos os dias 11h às 18h no inverno | 11h às 20h no verão.
Preço: 6 Euros (ida e volta)
Endereço: P.º del Pintor Rosales, 1, 28011 Madrid, Espanha
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Palácio Real Madrid
O maior palácio Real da Europa, ainda usado para eventos oficiais do rei da Espanha, teve sua obra finalizada em 1764 na época de Carlos III, sua arquitetura no estilo barroco chama atenção pela imponência da construção.
Seu interior é rico em detalhes, cada cômodo, cada escadaria, cada parede, cada mobília, cada cantinho do palácio é de encher os olhos, ainda apresenta obras de artistas consagrados como: Goya, Velázquez, El Greco, Rubens, Tiepolo e Caravaggio.
Ir para Madri e não visitar o palácio é quase uma ofensa. Ainda não conseguimos conhecer algo desta magnitude quando se trata de residência real. E o melhor, ele pode ser visitado sem pagar nada.
No fim da tarde quando a entrada é gratuita, já começa a formar uma enorme fila, recomendamos chegar com 1 hora de antecedência. Mas fique atento nos horários e dias, pois sexta, sábado e domingo não existe esta opção.
Outra parte importante do palácio são os jardins, que é aberto ao público. Localizado na parte norte, o Jardins de Sabatini foi criado em 1930 no estilo neoclássico, com um imenso gramado verde formado por diversas esculturas, fontes, estátuas dos reis espanhóis, tudo situado geometricamente entre os caminhos. Outro jardim é o Campo de Moro que recebeu este nome porque durante a idade média era ocupado por tropas muçulmanas, passou por diversas revitalizações e abandonos, até que durante o reinado de Maria Cristina adquiriu as características de parques ingleses do século XIX, que se mantém até hoje.
Dica: visite os jardins antes do palácio, enquanto espera para dar o horário da entrada gratuita. Vale muito a pena caminhar, apreciar a paisagem e tirar algumas fotos de recordação.
Horário de funcionamento:
Inverno: segunda a sábado das 10h às 18h | Domingo das 10h às 16h
Verão: segunda a sábado das 10h às 19h | Domingo das 10h às 16h
Nos dias 24 e 31 de Dezembro horário reduzido (Fecha às 15h)
Fechado nos dias 1 e 6 de Janeiro, 1 de Maio e 25 de Dezembro
Preço: 12 Euros
Entrada Gratuita de segunda a quinta 17h às 19h no verão | 14h às 16h no inverno.
Endereço: C. de Bailén, s/n, 28071 Madrid, Espanha
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Mercado de São Miguel
Em torno de 7 minutos andando do palácio real está o Mercado de São Miguel, inaugurado em 1916 era apenas um mercado de abastecimento, somente em 2009 se tornou o primeiro mercado gastronômico da capital. Sua arquitetura chama a atenção pela conservação da estrutura em ferro que sobreviveu todos esses anos.
Só pela beleza do lugar já vale a visita, mas o que realmente atrai as pessoas é a gastronomia. São diversos produtos de primeira linha, provenientes de várias partes da Espanha, lá você vai poder provar as famosas tapas, experimentar diversos vinhos, saborear uma variedade enorme de queijos, entre outras opções como frutas, verduras, carnes, peixes, doces, etc. Para apreciadores de conhecer a cultura e costumes através da comida, este é o local.
Mas já adiantamos, que dependendo do horário, precisa ter muita paciência, pois vai disputar lugar com centenas de turistas e locais. Aproveite para apreciar as belas vitrines e experimentar algo típico da Espanha ou alguma comida gourmet que este mercado pode oferecer.
Horário de funcionamento: Domingo a quinta-feira das 10h às 24h
Sexta, sábado e véspera de feriado das 10h às 01h
Preço: somente se consumir (pode variar muito de acordo com seu gosto)
Endereço: Pl. de San Miguel, s/n, 28005 Madrid, Espanha
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Plaza Mayor
Saindo do mercado de São Miguel, andando cerca de 2 minutos, praticamente na frente está a Plaza Mayor. Situada no centro de Madrid, é uma praça retangular cercada por construções de todos os lados, acessível somente por pórticos num total de 9 entradas, a mais famosa chama-se Arco de Cuteleiros, devido ao nome da rua que dá acesso. Remontada no século XV, com arquitetura barroca, no seu centro encontra-se a estátua de Filipe III, ao redor encontra-se o comércio com várias lojas, restaurantes, cafeterias, um grande atrativo aos turistas. No final do ano existe um mercado natalino e toda a praça fica decorada com o tema.
Não deixe de dar uma passada neste local de grande importância para a capital, porque além de ficar na parte antiga da cidade, carrega muita história.
Horário de funcionamento: 24h
Preço: Gratuito
Endereço: Pl. Mayor, 28012 Madrid, Espanha
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Porta do Sol
A praça recebeu esse nome, porque no século XV, uma das muralhas que dava acesso à cidade, era adornada com um sol. Hoje é um dos pontos mais famosos e movimentados de Madrid, um lugar de encontros dos madrilenhos e de passagem de muitos turistas por ser o marco zero das estradas radiais espanholas.
O edifício mais antigo da praça é a Real Casa dos Correios que se destaca pela torre do relógio, famosa pela contagem regressiva na noite de ano novo. Encontra-se também a estátua símbolo de Madrid, O Urso e o Medronheiro, construídas em 1967.
Não deixe de visitar este local, afinal é de graça, além de um ótimo programa para o fim de tarde.
Horário de funcionamento: 24h
Preço: Gratuito
Endereço: Plaza de la Puerta del Sol, s/n, 28013 Madrid, Espanha
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Terceiro dia
Uma viagem de trem que dura cerca de 30 minutos a partir de Madrid ou 50 minutos de carro, está a antiga capital do reino da Espanha, a cidade Murada de Toledo, declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1986, terra do famoso pintor El Greco, é conhecida pelos seus monumentos medievais, árabes, judeus e cristãos.
Saindo da estação de trem Atocha (Madrid), você irá pagar em torno de 12 Euros o bilhete, ele pode ser adquirido pelo site da Renfe https://venta.renfe.com com antecedência, uma boa opção caso queira garantir a melhor data e horário para você. O trem vai direto até a estação de Toledo, a partir das 6h45 existe trem saindo praticamente de hora em hora, o que facilita a busca pela passagem. Um excelente bate e volta de 1 dia para ser feito partindo de Madrid.
Muralhas/Ruas
Saindo da estação de trem, é necessário caminhar em torno de 10 minutos até a Porta de Alcântara, uma das entradas para a cidade murada, aproveite para observar o lado externo da muralha e tirar uma foto na ponte também chamada Alcântara que cruza o Rio Tejo.
Existem diversos miradouros ao redor da muralha que proporcionam uma vista maravilhosa de Toledo, pode ser feito a pé ou se preferir pode pegar um trenzinho que sai da Plaza Zocodover que faz esse trajeto pelo custo de 10 euros com duração de 45 minutos, uma forma menos cansativa de fazer o passeio.
Dentro da cidade você vai encontrar muitas lojas vendendo diversos artigos como: escudos, armaduras, espadas, facas, lâminas, tudo fabricado em Toledo, também vai encontrar o famoso personagem Dom Quixote de la Mancha e seu fiel escudeiro Sancho Pança, figuras muito presentes na cidade. Os produtos são de excelente qualidade, principalmente as facas de corte, que dizem não perder o fio.
Caminhe e perca-se pelas ruelas, observe a arquitetura e as fachadas das construções centenárias, o clima da cidade vai te teletransportar para a idade medieval.
Dica: Não deixe de provar o famoso doce de Marzipã, dizem que os melhores são da confeitaria de Santo Tomé.
Horário de Funcionamento: 24h
Preço: Gratuito
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Catedral Primada de Toledo
Em Toledo existem diversos lugares para visitar, como a Igreja de San Ildefonso, o Mosteiro de San Juan de los Reyes, as Sinagogas Santa Maria La Blanca e Del Trânsito entre outros, mas por questão de tempo escolhemos visitar a Catedral Santa Maria de Toledo.
A catedral foi construída entre 1226 a 1493 no estilo gótico, considerada Obra Magna da arquitetura nesse estilo no país. A altura chega a 90 metros e de comprimento 120 metros por 60 metros de largura. A igreja possui três portas: Porta do Perdão, Porta do Juízo Final e a Porta do Inferno.
São mais de 750 vitrais, 8 capelas, 72 cúpulas, com obras de Caravaggio, Goya, Luca Giordano, El Greco entre outros. A grande atração da catedral é o magnífico El Transparente, uma grande clarabóia no teto da igreja que permite que a luz do dia entre transformando o ambiente, dando a impressão de elevar o altar aos céus. Outra parte importante é a Sala do Tesouro, onde encontra-se o Ostensório de ouro, obra feita em 1520 composta por 200 quilos de ouro e pedras preciosas, fala-se que foi usado os primeiros ouros provenientes da exploração das Américas.
Uma parte da igreja pode ser visitada de graça, mas recomendamos muito fazer o tour áudio guiado (português de Portugal) pela majestosa e grandiosa Catedral, perder essa oportunidade seria um sacrilégio.
Horário de Funcionamento: Segunda a sábado das 10h às 18h30 | Domingo das 14h às 18h30
Atenção: Última entrada 30 min antes do fechamento
Fechado nos dias 1 de Janeiro e 25 de Dezembro.
Preço: 10 Euros
Endereço: Calle Cardenal Cisneros, 1, 45002 Toledo, Espanha
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Dicas de compra
Primark
Uma gigantesca loja de departamento com roupas mais acessíveis, em sua grande maioria com uma qualidade excelente. Tem para todos os gostos: roupas femininas, masculinas, infantis, moda casa, cosméticos, calçados, etc. Um dos pontos fortes deles são os pijamas, tem diversos modelos e estampas (inclusive muitos personagens da Disney) para sua escolha. Se você for fã do Harry Potter, tem uma seção inteira só com produtos do filme. Fica na famosa Gran Vía de Madrid, essa é a segunda maior loja da Primark do mundo, são inúmeros produtos divididos em 6 andares.
Horário de Funcionamento: Todos os dias das 9h30 às 22h
Endereço: Gran Vía, 32, 28013 Madrid, Espanha
Como se locomover
Todo o roteiro planejado acima pode ser feito a pé, porém dependendo onde você for se hospedar vai precisar usar o transporte público. Abaixo segue algumas dicas sobre como comprar e utilizar os ônibus e metrôs de Madrid.
A passagem do ônibus custa 1,6 euros, que pode ser adquirido dentro dele.
No metrô será necessário o uso do cartão “Tarjeta Transporte Público” que custa 2,5 euros, pode ser comprada nas máquinas automáticas dentro de toda estação de metrô, e para recarregar também são utilizadas essas mesmas máquinas, o preço da passagem é de 2 euros.
Você pode escolher o tipo de passe ou quantidade necessária. Existem opções com uso ilimitado do metrô, por 24h, 48h e assim por diante, mas atenção ele é de uso individual, e não pode ser compartilhado.
O metrô funciona das 6h da manhã às 2h da madrugada, confira sempre a rota pelo google maps, pois ajuda muito.
Atenção: Não esqueça de validar a passagem ao entrar na estação de metrô ou ônibus e manter sempre o cartão com você caso apareça um fiscal.
Para consultar valores atualizados ver site
Onde se hospedar
Como Madri não é uma capital tão barata, resolvemos ficar na gigantesca rede de hotéis Ibis, pois sabíamos que assim não tinha erro. Um quarto simples, porém fornece tudo que é necessário para uma boa estadia. O café da manhã é modesto mas não faltam os itens básicos que nós brasileiros estamos acostumados, como: café, leite, sucos, chás, ovos, pães, queijos, frutas, cereais e iogurtes.
Atenção: Se gosta de um lugar espaçoso este hotel com certeza não é a melhor opção para você, mas com certeza no Booking você encontrará algo que se encaixe no seu gosto e bolso.
Reserve no link abaixo e contribua com nosso trabalho, não custará nada a mais no seu bolso:
Comments