É a capital e maior cidade do Uruguai, situada no sul do país, às margens do rio da Prata, fundada em 1724 pelo soldado espanhol Bruno Mauricio de Zabala. Foi sede da primeira copa do mundo em 1930 e é onde se localiza o prédio administrativo do Mercosul.
Montevidéu é muito menor que as capitais latinas que conhecemos, com menos atrativos, então recomendamos ficar apenas 3 dias, incluindo bate e volta para Punta del Este, mas se for focar só na capital, 2 dias são o suficiente.
Se ficar hospedado no centro, quase tudo pode ser feito a pé, utilizamos muito pouco transporte, e quando precisamos optamos pelo Uber, rápido, prático e um bom preço.
Caso seja necessário, existem várias casas de câmbio espalhadas pela cidade, dê uma pesquisada na cotação, mas evite trocar na rua, não é seguro e nem garantido, a principal rua é na Avenida 18 de Julio, lá com certeza encontrará uma opção segura.
Idioma
Espanhol
Moeda
Peso Uruguaio
Quando ir
O clima de Montevidéu é subtropical úmido, com as quatro estações do ano bem definidas, o índice de chuva é maior no período do verão, mas nada que preocupe e que possa estragar a visitação, porém lembre-se que nesta época, por ser final do ano é sempre mais cheio e os preços sobem. O inverno não é tão rigoroso e não neva no local, ou seja, dá para fazer os passeios normalmente. Agora se quiser fugir um pouco dos turistas e pegar temperaturas mais agradáveis, recomendamos sempre a primavera ou o outono, são excelentes épocas para visitar a cidade.
Máximas e Mínimas
Primavera 23°C – 9°C
Verão 28°C – 16°C
Outono 25°C – 10°C
Inverno 16°C – 7°C
Como chegar
Existem voos diretos saindo de várias capitais Brasileiras para Montevidéu como: São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre, varia de 2h a 3h dependendo de onde sair. O único documento necessário é seu RG, mas fique atento para este documento ter no máximo 10 anos. Caso esteja vindo de Buenos Aires como nós, uma opção bacana é ir de barco até Colônia do Sacramento que fica no Uruguai, já aproveitar para conhecer a cidadezinha e depois pegar um ônibus para Montevidéu, sai mais barato que avião. Outra opção barata é pegar um ônibus até a capital, porém tem que estar preparado para enfrentar muitas horas de estrada, se for de Porto Alegre por exemplo, leva em torno de 12h, são várias opções, cabe a você escolher o que é melhor pra si.
Primeiro dia
Fonte dos Cadeados
Começamos o dia na rua mais movimentada de Montevidéu, visitando a famosa fonte dos cadeados que tem a mesma premissa de vários lugares pelo mundo, local onde os casais apaixonados colocam cadeados com as iniciais de seus nomes como forma de eternizar o amor. A fonte de pedra vulcânica foi importada do México e ficou sem utilidade durante um longo período, até que o proprietário do restaurante Facal que fica localizado na frente decidiu colocar uma grade em torno da fonte, por uma questão de segurança e logo começaram a aparecer os cadeados e assim se tornou a fonte do amor deles. Já do lado da fonte tem uma estátua do famoso Carlos Gardel, caso queira tirar uma fotinho, a atração não é nada de mais, mas se estiver no seu caminho, vale dar uma passadinha.
Horário de funcionamento: Todos os dias 24h
Preço: Gratuito
Endereço: Av. 18 de Julio 1249, 11100 Montevideo
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Plaza Independencia
Caminhando 16 minutos da fonte pela rua 18 de Julio, você chegará a Plaza Independência, inaugurado em 1923, está localizada bem na divisa entre a região central da capital Uruguaia e a cidade velha.
Em seu centro está a estátua de José Gervasio Artigas e pode ser acessada através de escadas até o mausoléu subterrâneo onde se conservam os restos mortais do herói nacional em uma urna, que pode ser visitada todos os dias das 10h às 17h45, totalmente de graça.
A praça é cercada por prédios que fazem parte da administração do país, um museu e o palácio Salvo, que já chegou a ser o maior da américa latina, que pode ser visitado. A praça é mais limpa e organizada que o centro da cidade, já que dá início à parte velha de Montevidéu, que é mais bonita que o resto da capital.
Horário de funcionamento: Todos os dias 24h
Preço: Gratuito
Endereço: Pl. Independencia 848, 11000 Montevideo
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Palácio Salvo
Localizado na Plaza Independencia, está o Palácio Salvo, erguido entre 1922 e 1928 com uma rica decoração no estilo Art Déco, o edifício tem 95 metros de altura e leva o sobrenome da família de comerciantes que o idealizou.
Para fazer o tour é necessário chegar na recepção, pagar em dinheiro o valor do passeio e aguardar o guia em espanhol. O passeio dura em média 1h, o guia conta um pouco sobre a história do local e do país, no final do passeio todos são agraciados com uma vista belíssima da cidade.
Não é um passeio emocionante ou imperdível, ele chega a ser um pouco cansativo com a quantidade de histórias contadas pelo guia, não recomendamos para quem estiver com criança. É importante chegar com antecedência na recepção e verificar os horários que haverá o tour, pois como não tem site, é difícil saber exatamente a hora que ele ocorre.
Horário de funcionamento: Segunda a sábado das 10h a 17h | Fechado nos domingos
Preço: $200,00
Endereço: Pl. Independencia 848, 11100 Montevideo,
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Puerta de La Ciudadela
A Porta da Cidadela é um marco turístico de Montevidéu, construída durante o século XVIII para permitir acesso à cidade, que era cercada por uma grande fortaleza militar, construída pelos espanhóis para proteger a cidade murada. Localizada no final da praça da Independência, hoje marca a entrada para a cidade velha e para a região mais turística da cidade. Se estiver na região dê uma passadinha rápida para admirá-la.
Horário de funcionamento: Todos os dias 24h
Preço: Gratuito
Endereço: Sarandí 700, 11000 Montevideo
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Teatro Solís
Localizado na cidade velha, a 3 minutos andando da Puerta de La Ciudadela, está o monumento histórico, o Teatro Solís. Inaugurado no ano de 1856, a fachada principal do Solís tem semelhanças com a do Teatro Carlo Felice em Gênova. O teatro tem uma forma ligeiramente elíptica, possui características dos teatros líricos, com orquestra e quatro anéis conhecidos como Baixo Tertulia, Tertulia Alto, Panela e Paraíso.
Ainda é palco de vários shows e pode ser visitado, porém apenas com um guia, uma vez ao dia, não há necessidade de comprar antecipadamente o ingresso, pode ser adquirido lá na hora, mas apenas com dinheiro, no caso peso Uruguaio.
Dando o horário de início, às 16h, o grupo é separado em dois, um com guia em inglês e outro em espanhol. Enquanto percorremos as salas e antes salas, escadarias, camarote, palco e plateia, o guia explica um pouco sobre a história do lugar. Visitamos os bastidores por trás do palco e camarim, achamos bem interessante. O preço é bem acessível, então vale a pena conhecer um pouco da história e apreciar a arte da arquitetura local.
Horário de funcionamento: Terça a domingo às 16h | Fechado nas segundas
Preço: $150,00 pesos uruguaios (gratuito às quartas)
Endereço: 3QRX+WHR, Reconquista S / N esq, Bartolomé Mitre, 11000 Montevideo
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Rua Peatonal Sarandí
Projetada em 1726 e inspirada na arquitetura francesa da época, a rua Peatonal Sarandí, tem início na Puerta de la Ciudadela, hoje é a principal rua da cidade velha e foi transformada para uso exclusivo de pedestres em 1922.
A passagem por essa rua é obrigatória, rodeada de prédios históricos, comércio, restaurantes e museus, percorrer ela leva no máximo 30 minutos, com seus 1,5 km de extensão, no final da avenida você encontrará a famosa Rambla, que é o calçadão que beira às margens do rio da Prata, tão importante geograficamente como historicamente para o país. Um passeio bem agradável para fazer em família.
Horário de funcionamento: Todos os dias 24h
Preço: Gratuito
Endereço: Sarandí, 11000 Montevideo
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Museu Andes 1972
Localizado a 2 minutos caminhando do início da rua Peatonal Sarandí, está o Museu dos Andes, que mostra a trágica história do acidente de avião ocorrido em 1972, com um time de atletas de Rugby do país.
Recomendamos assistir o filme da Netflix “A sociedade da neve” antes de visitar esse museu, torna mais simples entender tudo que essas pessoas passaram.
O museu conta a história dos 16 jovens que apesar de toda dificuldade sobreviveram por 72 dias comendo carne humana das pessoas que faleceram durante a queda, através de fotos, vídeos, peças originais e réplicas de tudo que ocorreu neste fatídico acidente, e presta homenagem às 45 pessoas que nele estavam.
Relatos comoventes de familiares e dos sobreviventes farão você se emocionar com esta história real e dramática, apesar de ser chocante, o museu é muito interessante porque mostra a luta do ser humano pela sobrevivência e o quanto as pessoas podem suportar para tentar viver.
Não existe venda do ingresso antecipado, a entrada só pode ser adquirida com dinheiro na bilheteria, não aceitam cartão de crédito ou débito.
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 10h às 17h
Sábado das 10h às 15h | Fechado nos domingos
Preço: $300,00 pesos uruguaios
Endereço: Rincón 619, 11000 Montevideo
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Catedral Metropolitana
Saindo do Museu dos Andes, em uma breve caminhada de 3 minutos chegará na Catedral Basílica da Imaculada Conceição, construída em 1720 durante o reinado de Filipe V da Espanha, porém a versão que vemos hoje em dia foi inaugurada em 1804, com arquitetura neoclássica.
A igreja é belíssima e a entrada é gratuita, então aproveite para dar uma passadinha rápida para apreciar a arte sacra, mas atenção aos horários da missa, para poder circular livremente não pode estar havendo cerimônia.
Horário de funcionamento: Segunda a sábado das 10h às 18h | Domingo das 10h às 12h30
Preço: Gratuito
Endereço: Ituzaingó 1373, 11100 Montevideo
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Museu do Carnaval
Andando cerca de 15 minutos da igreja chegará ao próximo ponto turístico, o Museu do Carnaval, inaugurado em 2006, é uma instituição que preserva, expõe, divulga e destaca os objetos e tradições que fazem parte da maior festa popular do Uruguai. O museu é composto de vários estandartes, mostrando fantasias e alegorias utilizadas durante anos de celebração uruguaia.
O museu não tem nada de especial, só recomendamos visitar se tiver com muito tempo sobrando, pode pular sem peso na consciência, afinal quem já viu o carnaval do Brasil o resto parece piada. O ingresso pode ser pago em cartão de crédito, débito ou dinheiro.
Horário de funcionamento: Quarta a domingo das 11h às 17h
Fechado nas segundas e terças
Preço: $150,00
Endereço: Rambla 25 de Agosto de 1825 218, 11000 Montevideo
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Mercado del Puerto
Localizado do lado do museu do carnaval, o Mercado do Porto datado de 1868, é repleto de restaurantes, lojas de produtos locais e souvenirs, tem uma grande movimentação, principalmente no período do almoço. É um lugar ideal para provar algumas comidinhas típicas como carne e paella, entre outras opções, tem para todos os gostos.
Horário de funcionamento: Todos os dias, com horários variados, dependendo do restaurante ou loja que será visitado.
Preço: Gratuito
Endereço: Piedras 237, 11000 Montevideo
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Segundo Dia
Punta Del Este
Punta del Este é uma ótima opção de bate e volta para fazer em um dia a partir de Montevidéu, agora se você tiver mais tempo, o bom mesmo é passar uns dias por lá, principalmente para curtir a vida noturna que é super animada com suas baladas e cassinos. Como nós só tivemos um dia, fizemos um bate e volta mesmo, contratamos uma empresa para fazer um tour pela região, mas também pode ser feito por conta própria alugando um carro para quem gosta mais de liberdade de tempo.
Punta del Este é uma cidade limpa, organizada, viva, repleta de comércio e restaurantes voltada para o turismo, o clima do local é muito bacana, a praia em si não é espetacular, mas tem uma grande extensão de areia branca, para quem curte ficar só descansando sobra muito espaço, mesmo lotada em alta temporada.
Compramos a excursão pelo site da Get Your Guide que dura aproximadamente 9h, ou seja, é um passeio para o dia inteiro. Inicia com a busca no hotel por volta das 8h da manhã, depois do ônibus pegar todas as pessoas, seguimos em direção a Punta del Este.
A primeira parada é em Piriápolis, no Cerro San Antonio, depois de 1h30 de viagem paramos para observar a linda vista da cidade e da costa com a imensidão do oceano ao fundo, também é possível visitar a capela de Santo Antônio caso queira, o grupo faz uma pausa de mais ou menos 30 minutos.
Seguimos para a próxima atração que é um ícone arquitetônico do Uruguai, a Casapueblo. O local lembra muito Santorine, já que são pedras esculpidas na cor branca, porém o arquiteto e idealizador do local, falou que a sua inspiração são as casas do pássaro João de Barro. É muito interessante andar por entres as salas do museu, conhecer a história por trás daquelas paredes e aproveitar para tirar belas fotos. No local funciona também um hotel, porém não é acessível para os visitantes, somente para os hóspedes. Lembrando que é necessário pagar o valor da entrada de $600,00 pesos uruguaios por pessoa que dá aproximadamente R$76,00 reais e não está incluso no valor do passeio da agência.
Após mais de uma hora na Casapueblo seguimos para nossa última parada, a cidade de Punta del Este. A empresa deixa todos por conta cerca de 3h, nesse tempo cada um pode fazer o que quiser, andar pela cidade, ficar na praia curtindo o mar, visitar as lojinhas ou simplesmente almoçar em algum restaurante. Nesse período, aproveitamos para comer rapidinho e fomos visitar a praia, deu tempo, mas fizemos tudo meio correndinho.
O único problema realmente de fazer esse tour é a falta de tempo, mas mesmo assim consideramos que vale muito a pena, principalmente pra quem só tem um dia.
Horário de funcionamento: Todos os dias das 08h às 17h (tour de ônibus)
Preço: RS 225,00 tour (sem almoço) + R$ 76,00 ingresso Casapueblo
Endereço: 23R7+V4 La Barra, Maldonado, Uruguai
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Terceiro Dia
Parque Prado
Inaugurado em 1873, com uma área de 106 hectares, é o maior parque público da capital. Uma ótima opção de passeio em Montevidéu, porém não é localizada na região central, precisa pegar algum transporte para chegar no local, por isso vimos muito poucos turistas na região.
Alguns pontos interessantes para visitar no local é o Rosedal, aberto 24h, porém dependendo da época do ano que for não vai estar bonito e cheio de rosas, como foi o nosso caso em dezembro, o jardim botânico também gratuito aberto das 7h às 21h, muito arborizado e agradável de fazer uma caminhada e curtir em um dia de sol.
O parque é bem limpo e organizado, possui banheiros públicos e lanchonetes para comer algum salgado ou sorvete, porém achamos que só vale a pena ir até lá se estiver com tempo sobrando, não é um passeio imperdível.
Horário de funcionamento: Todos os dias 24h
Preço: Gratuito
Endereço: Av. 19 de Abril 1181, 11700 Montevideo
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Jardim Japonês
Saindo do Parque Prado precisa caminhar uns 20 minutos para chegar no Jardim Japonês, inaugurado em 2001, foi um presente do Japão para celebrar o 80º aniversário de suas relações diplomáticas com o país. O local é bem pequeno, fácil e rápido de visitar, porém bem charmoso, não tem quase turistas, então é um lugar bem tranquilo, com um laguinho central e um museu que conta com obras de pintores locais. Não diríamos que é um passeio imperdível, mas se estiver pela região vale dar uma passadinha.
Horário de Funcionamento: Terça a domingo 12h às 18h | Fechado nas segundas
Preço: Gratuito
Endereço: Av. Millán 4015, 11700 Montevideo
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Parque Rodó
Para chegar no parque favorito dos locais é necessário pegar algum transporte, nós optamos por um Uber. O Parque do Rodó foi construído em 1889 e ganhou este nome em homenagem ao escritor uruguaio José Enrique Rodó, localizado perto da orla do rio da Prata, se estiver no centro da cidade, é muito mais fácil de chegar.
Repleto de esculturas e chafarizes, a região é bem arborizada, possui um castelo que serve para oficinas e eventos, um museu nacional de artes visuais gratuito e um lago onde pode-se andar de pedalinho. Um passeio agradável para fazer em família, nada surpreendente, mas se tiver com um tempinho sobrando, porque não conhecer uma região importante para os locais.
Horário de funcionamento: Todos os dias 24h
Preço: Gratuito
Endereço: 21 de Setiembre 2362, 11200 Montevideo
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Castillo Pittamiglio
Caminhando 25 minutos saindo do Parque Rodó estará o excêntrico Castillo Pittamiglio, construído em 1911 pelo alquimista de mesmo nome, que viveu no local até sua morte em 1966, depois disso o local foi transformado em museu.
No castelo existem diversos simbolismos, como dos alquimistas, cristãos, templários, maçônicos, entre outros. Dentro do edifício existem vários corredores estreitos, portas que não levam a nada, janelas cegas e salas de formatos estranhos. A história do castelo é cercada de mitos e lendas, incluindo aqueles que afirmam que ele abrigou o Santo Graal entre 1944 e 1956, que ali eram realizadas orgias e rituais satânicos.
O lugar só pode ser visitado com guias, então fique atento aos horários para encaixar no seu roteiro. Não existe venda antecipada de ingressos, para mais detalhes acesse o site oficial.
Horário de Funcionamento: Tour sábado e domingo às 16h e 18h
Preço: $300,00
Endereço: Rbla. Mahatma Gandhi 633, 11300 Montevideo
Rambla
Saindo do Castillo Pittamiglio, na frente estará a famosa Rambla, que é uma rua que circunda Montevidéu, juntamente com o Rio da Prata. Ela tem um calçadão com mais de 30 km de extensão, se percorrer para o lado sul, chegará a cidade velha de Montevidéu onde fica inclusive o Mercado do Porto e se for para o lado norte, chegará em algumas praias da região como a de los Pocitos, mas devido a ser uma mistura de água do mar com rio, é muito escura, não achamos atrativa para banho, apesar de ter uma longa faixa de areia.
Um dos pontos mais famosos para tirar foto é o letreiro escrito Montevidéu, apesar de ser branco, às vezes é feito algum trabalho artístico tornando-o mais atrativo, como quando fomos, ele estava todo colorido, mas saiba que quase sempre tem uma fila bem demorada, muita gente querendo tirar foto.
É um passeio muito gostoso para fazer no fim da tarde, não deixe de percorrer pelo menos um pedaço do calçadão.
Horário de funcionamento: Todos os dias 24h
Preço: Gratuito
Endereço: 3VQ6+RGQ, Rbla. República del Perú, 11300 Montevideo
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Dicas de compra
Chegamos a visitar o shopping da cidade, mas não pesquisamos preços para analisar se valia a pena. Muitas pessoas falam dos artigos de couro, mas como não é a nossa praia, não temos ideia se é realmente mais barato, mas uma coisa que é garantida em relação ao preço são os alfajores nos mercados, os valores são muito bons, assim como chocolate Milka que aqui no Brasil costuma ser um absurdo o preço, lá tem valores bem amigáveis, se você gosta não deixe de aproveitar.
Como se locomover
Ficando na região central, a maior parte das atrações pode ser feita a pé, mas para passeios mais longe como: Parque Rodo, Jardim Botânico, entre outros, vai precisar de algum transporte, nós utilizamos o uber e achamos maravilhoso, prático e com um valor bem em conta.
A rede de transporte público da cidade cobre os principais pontos turísticos, caso você queira fazer tudo de ônibus, tem um ótimo valor de apenas $56 pesos uruguaios por pessoa e ainda pode fazer baldeação por duas horas por $84 pesos, se adquirir o cartão transporte chamado STM, tem desconto no valor da passagem.
Para maiores informações de pontos de venda do cartão e passes, acesse o site. Para entender melhor como funciona o transporte e obter mais valores acesse o site da empresa responsável, a Cutcsa.
Onde se hospedar
Escolhemos se hospedar no centro da cidade no Hotel Europa, infelizmente foi decepcionante e não recomendamos pra ninguém. O café da manhã era péssimo, teve um dia que simplesmente não tinha nenhum tipo de pão pra comer e nada que pudesse substituir no lugar como ovos ou tapioca por exemplo, o quarto deixava muito a desejar no quesito limpeza, a única coisa que achamos boa foi o tratamento dos funcionários, muito simpáticos e solícitos. Sim, o preço é bem em conta, mas mesmo assim não achamos que vale a pena, existem outros hotéis pela região com essa faixa de preço e que provavelmente seja melhor.
Reserve no link abaixo e contribua com nosso trabalho, não custará nada a mais no seu bolso:
Comments