top of page

O que fazer em Montreal

A segunda maior cidade do país, e também a 2° maior cidade de língua francesa no mundo, só perdendo para França. Montreal é um centro importante de comércio, tecnologia, finanças, design, educação, cultura e turismo, para o país. Sendo uma cidade vibrante, jovem e descolada, além de segura e muito agradável para realizar passeios durante o verão.

Em relação a preços, a cidade é mais barata do que Toronto e Ottawa, porém, devido a cotação atual do dólar, os valores não são muito amigáveis para os brasileiros.

Atenção: É necessário visto para entrar no Canadá, caso você já possua o visto Americano, só precisa preencher o ETA no site, com o custo de $7 CAD (dólar canadense). Se não possuir o visto americano, o canadense tem um sistema burocrático, mas é feito tudo online, facilitando muito. 


Idioma

Francês


Moeda

Dólar Canadense


Quando ir

Montreal é uma cidade que possui um clima continental úmido, assim no verão as temperaturas são altas com chuvas e no inverno o clima é rigoroso, com temperaturas muito baixas, neve e ventos, chegando às vezes a sensação térmica abaixo de -30°C. 

A primavera e outono costumam ser mais amenos, porém tem uma oscilação maior de temperatura, nessas épocas já não tem tanto turista como no verão, então se torna uma boa opção para quem quer a cidade um pouco mais vazia e barata.


Máximas e Mínimas

Primavera 17°C – -6°C

Verão 26°C – 15°C

Outono 21°C – 0°C

Inverno -1°C –  -12°C



Como chegar

Existem voos diretos saindo de São Paulo para Montreal feito por empresas canadenses e pela companhia aérea brasileira da Gol, a duração é de aproximadamente 10h. Para passar na imigração canadense, é bem simples, rápido e automatizado, só precisará escanear o seu passaporte, depois disso passar pelo guichê da imigração, que podem ou não fazerem perguntas, como: o motivo da visita, tempo de permanência, se trouxe dinheiro em espécie, entre outras.




Primeiro dia


Saint Joseph’s Oratory

A maior igreja do Canadá e edifício que fica mais alto de Montreal, a catedral foi fundada em 1904. Com sua escadaria monumental, fachada renascentista e interior em Art Déco, por décadas numerosos arquitetos e milhares de trabalhadores tornaram essa igreja reconhecida não apenas em Montreal, mas em todo o mundo, atraindo mais de 2 milhões de visitantes e peregrinos todos os anos. Por estar localizada no cume do Monte Royal, permite uma vista panorâmica da cidade.

O interior da igreja é bem mais simples que muitas igrejas vistas na Europa, mas a sensação de paz que o local transmite é inexplicável, mesmo que você não seja religioso, vale a pena conhecer o local, nem que seja para apreciar a grandiosidade da construção e o belíssimo jardim que fica na frente.

Esta região é mais afastada do centro, por isso, é necessário pegar transporte público para chegar no local.

Horário de funcionamento: Todos os dias 06h30 às 21h

Preço: Gratuito

Endereço: 3800 Queen Mary Rd, Montreal, Quebec H3V 1H6

Nossa avaliação

Caro:




Na:






Parque Mont Royal

A 6 minutos a pé da catedral, está uma das atrações mais importantes de Montreal, o Parque Mont Royal, que provavelmente é o local de fundação da cidade. O parque fica num morro bastante utilizado pelos moradores da cidade para praticar exercícios, como caminhada e corrida no verão, e esqui e cross country no inverno. É um lugar muito arborizado, ideal para quem quer ter um pouco de contato com a natureza e descansar. 

Para cruzar o parque inteiro vai precisar caminhar em torno de 1h, é um pouquinho cansativo, mas vale a pena para conseguir apreciar a beleza do lugar. Ao longo do caminho tem vários atrativos, como: lagos, chafariz, prédio em construção em pedra e um mirante com vista panorâmica da cidade, o mirante Kondiaronk. 

Horário de funcionamento: Todos os dias 24h

Preço: Gratuito

Endereço: 1260 Chem. Remembrance, Montréal, QC H3H 1A2

Nossa avaliação

Caro:




Na:






Jardim Botânico

Saindo do Mont Royal, é necessário pegar um ônibus para chegar na próxima atração, o jardim botânico de Montreal. Fundado em 1931, é o segundo maior do mundo, possui mais de 22 mil espécies de plantas e cerca de 30 jardins, entre eles o jardim japonês, o jardim chinês e uma área com lindas roseiras que fica incrivelmente colorida e cheirosa no verão. Dentro do complexo também tem um museu de insetos de cada canto do mundo, repleto de informações e curiosidades sobre cada animal. 

Misturando uma jardinagem impecável com decoração artificial, o cenário é perfeito para caminhar, relaxar e aproveitar a beleza de esculturas feitas de plantas. Todo o complexo é lindo, um dos passeios que mais vale a pena fazer em Montreal.

Pelo site você pode comprar o ingresso antecipadamente, mas por experiência própria, não é necessário, fomos no auge do verão e havia muitos ingressos, assim caso chova você pode optar por ir em outro dia e horário.

Horário de funcionamento: Terça a domingo das 09h às 17h | Fechado nas segundas 

Preço: U$23,25 dólar canadense

Endereço: 4101 Sherbrooke St E, Montreal, Quebec H1X 2B2

Nossa avaliação

Caro:




Na:






Parque Olimpico - The Montreal Tower

Caminhando por aproximadamente 20 minutos saindo do jardim botânico, chegamos no complexo olímpico, que foi sede das Olimpíadas em 1976. 

Hoje o local se transformou em um ambiente de recreação aos moradores, com pista de skate, estádio que virou palco para grandes shows, planetário, e outra parte virou museu do meio ambiente, o Biodôme, caso queira visitar saiba que ele é fechado nas segundas, o horário de funcionamento é da terça a domingo das 09h às 18h e o valor do ingresso custa U$23,25. Para maiores informações, preços e horários das atividades do local, acesse o site.   

O que realmente visitamos foi a torre inclinada a 45°, a maior do mundo com 165 metros de altura. A vista do local é incrível, você subirá por um elevador panorâmico até o deck de observação onde verá toda a cidade do alto. Recomendamos demais a visita, é uma experiência única, no momento o local está fechado para reforma, mas para garantir o ingresso, é bom comprar com antecedência pelo site, assim não terá problema com o limite diário de pessoas por horário.


colocar o site do local.


Horário de funcionamento: Assim que houver a abertura novamente aqui será atualizado, com os horários corretos de funcionamento.

Preço: U$ 23,25

Endereço: 14545 Pierre-de Coubertin Ave, Montreal, Quebec H1V 3N7

Nossa avaliação

Caro:




Na:






Catedral Notre Dame - Show Aura

Localizada na Old Montreal, a catedral de Notre Dame foi construída entre 1823 e 1829 em estilo neogótico, sendo uma das mais proeminentes edificações religiosas da cidade, o seu altar é uma verdadeira obra prima, esculpida em madeira, repleta de detalhes, pintados em azul e dourado.

A catedral pode ser visitada, porém tem um custo de U$15,00 dólares por pessoa, aberto de segunda a sábado das 09h às 16h30 e domingo das 12h às 16h30. 

O que recomendamos mesmo, é ver o show que acontece no período noturno chamado Aura, que já inclui a visita pela catedral. O show são projeções de luzes que acontecem na igreja inteira, um espetáculo incrível que dura em média 40 minutos e falamos sem medo nenhum de errar, é inesquecível, mas infelizmente não é possível nem filmar ou fotografar, o jeito é guardar na memória pra sempre.

Atenção: Recomendamos muito comprar o ingresso com antecedência pelo site, já que só tem duas apresentações acontecendo por dia, então não deixe para última hora.


Horário de funcionamento do show Aura: Todos os dias, às 18h e 20h

Preço: U$35,00

Endereço: 110 Notre-Dame St W, Montreal, Quebec H2Y 1T1

Nossa avaliação

Caro:




Na:






Segundo dia


Old Montreal

Chamado de Vieux-Montréal, um dos bairros mais antigos de Montreal, é uma região repleta de atrações turísticas como a Catedral de Notre Dame, antiga residência do governo, o Old Port, com belíssimas construções históricas do século XVII, lindas ruas de pedras e belos jardins.

Vale a pena passear pelas vielas do centro histórico, caminhar pela rua Saint Paul a mais importante do bairro, bater perna pelas lojas, se perder pelos labirintos e comer em algum restaurante charmoso da região, também é um ótimo local para se hospedar, porém o custo é mais alto. 


Horário de funcionamento: Todos os dias 24h

Preço: Gratuito

Endereço: Saint-Paul St W, Montreal, Quebec H2Y 1Z3

Nossa avaliação

Caro:




Na:





Château Ramezay

Saindo da rua Saint-Paul e caminhando mais 5 minutos chegará ao Château Ramezay, um museu e edifício histórico, construído em 1705, era primeiramente residência do governador depois mudou de função e se tornou um quartel general e só em 1894 virou um museu.

Localizado bem no centro da old Montreal, a atração é interessante para quem gosta de ver construções, decorações e mobílias antigas, e ainda aprender um pouco de história, como a do Benjamin Franklin que passou a noite lá em 1776, enquanto tentava reunir tropas para lutar pelos americanos na Guerra Revolucionária Americana.

Visitar o local é bem rápido, mas não é nada imperdível, recomendamos pra quem tiver com tempo sobrando e que curta coisas antigas. Não é necessário comprar o ingresso antes e caso queira pode só conhecer os jardins da propriedade gratuitamente.


Horário de funcionamento: Todos os dias das 10h às 17h

Preço: U$14,00 dólares canadense

Endereço: 280 Notre-Dame St. East, Montreal, Quebec H2Y 1C5

Nossa avaliação

Caro:




Na:






Old Port of Montreal 

Caminhando 5 minutos saindo do Château Ramezay está um passeio imperdível, o Old Port, que precisa estar no seu roteiro, lá você encontrará diversas atrações, algumas  gratuitas e outras não. Abaixo citamos algumas atrações que fizemos, mas ainda existem várias outras.


La Grande Roue de Montréal: É a roda gigante mais alta do Canadá, com 60 metros  de altura, oferece uma vista panorâmica da cidade, com 48 cabines de vidro e leva em torno de 18 minutos para fazer uma rotação, é uma ótima opção para observar toda Montreal do alto. Se quiser pode comprar antecipadamente pelo site, mas sinceramente não achamos necessário, estava relativamente tranquilo quando fomos e não pareceu ser algo super disputado.


Horário de funcionamento: Todos os dias das 10h às 23h

Preço: U$ 31,62 CA

Endereço: 362 Rue de la Commune E, Montréal, QC H2Y 0B4

Nossa avaliação

Caro:




Na:





Écorécréo (Pédalos) - Vieux-Port de Montréal: O famoso pedalinho, fica na mesma região da roda gigante na bacia do Bonsecours, um passeio totalmente tranquilo que você pode fazer no seu ritmo, ideal para quem estiver com crianças. O valor do passeio depende do tempo que pretende usar o brinquedo.


Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 10h às 22h

Sábado, domingo e feriado das 11h às 20h

Preço: U$21,45 CA por 30min /  U$ 34,99 CA por 1h / U$ 65,00 CA por 2h

Endereço: Bassin Bonsecours, Montreal, Quebec H2Y 0B4

Nossa avaliação

Caro:




Na:





Tyrolienne MTL Zipline: Uma tirolesa para você atravessar a bacia do Bonsecours de uma forma diferente. Super divertido, curtinho o caminho e nada radical, várias idades podem fazer tranquilamente. 


Horário de funcionamento: Todos os dias das 11h às 20h

Preço: U$24,99 CA + U$5,99 CA (esse valor adicional é caso queira alugar uma pulseira e conseguir gravar com seu celular a experiência)

Endereço: Hangar 16, 363 Rue de la Commune E, Montréal, QC

Nossa avaliação

Caro:




Na:





Clock Tower: É uma torre do relógio, datada de 1922, localizada em frente a “praia” com 45 metros de altura que pode ser acessada gratuitamente, mas prepare-se para subir os 192 degraus até chegar no ponto de observação da cidade. 


Horário de funcionamento: Todos os dias das 06h às 22h

Preço: Gratuito

Endereço: 1 Clock Tower Quay St, Montreal, Quebec H2L 5C1

Nossa avaliação

Caro:




Na:






Biosfera

Saindo da Old Montreal, existem duas formas de chegar à Biosfera, pegando uma balsa no Old Port, já que o museu está na ilha de Santa Helena ou metrô que também chega na região, as duas formas são rápidas e em menos de 25 minutos estará no destino.

Construído em 1967, seu domo tem 76 metros de diâmetro e 62 metros de altura, uma estrutura que realmente impressiona. Um museu dedicado ao meio ambiente com uma arquitetura geodésica, repleta de obras geométricas e projetada com um sistema complexo de sombras para controlar a temperatura interna. 

O museu é muito interessante, conforme vai percorrendo os andares, aprenderá sobre ecossistemas, como influenciamos no clima do planeta e contribuímos para sua destruição. Existe até uma menção da cidade de Curitiba como modelo de área verde, mas claro, tudo em francês e inglês. 

O museu é muito interativo, traz uma forma diferente de mostrar nossa interação com o planeta, vale muito a pena conhecer, principalmente se você gosta do tema, fora que a arquitetura é um show a parte. Não é necessário comprar o ingresso antecipadamente.


Horário de funcionamento: Todos os dias das 09h às 18h

Preço: U$23,25 CA

Endereço: 160 Chem. du Tour de l'isle, Montréal, QC H3C 4G8

Nossa avaliação

Caro:




Na:





Museu de Belas Artes

O Museu de Belas Artes está localizado na região mais descolada de Montreal, é um dos centros de artes mais famosos da cidade, com muitas peças decorativas e obras de artes com design contemporâneo. 

Com mais de 43 mil itens, conta com cinco pavilhões, que mostram a história dos modernistas canadenses, principalmente durante o século XX, os materiais encontrados no acervo deste museu vão desde pinturas e esculturas, até vidros, tecidos, cerâmicas e móveis. Além disso, existe a parte temporária que pode variar muito o tema, quando fomos era figurinos feitos pelo estilista Thierry Mugler. Nós escolhemos visitar só essa parte temporária, então o valor era a metade do preço, porém só depois das 17h nas quartas. Esse tipo de ingresso só pode ser comprado na hora, mas se quiser visitar o museu inteiro, comprar antecipadamente pode fazer você evitar filas, já que o museu é um dos mais visitados do país, para maiores informações acesse o site.


Horário de funcionamento: Terça a domingo das 10h às 17h | Fechado nas segundas

Preço: U$ 24,00 CA

Endereço: 1380 Sherbrooke St W, Montreal, Quebec H3G 1J5

Nossa avaliação

Caro:




Na:






Dicas de compra

Montreal é uma cidade cara, não usamos para fazer compras, mas assim como nos Estados Unidos, farmácias e mercados são repletos de cosméticos e maquiagens, de todos os preços e marcas que nós brasileiros adoramos. Existem shoppings e outlets, porém estão localizados mais afastados do centro da cidade, se tiver interesse pode-se encontrar produtos, roupas e eletrônicos com preço mais em conta que no Brasil, mesmo com a cotação alta do dólar, mas como não fomos não sabemos informar se realmente é uma boa opção fazer compras por lá.



Como se locomover

O sistema chamado de STM composto de ônibus e metrô é o que constitui o transporte público de Montreal, super eficiente e chega nos principais pontos turísticos. Um ticket que for adquirido no ônibus ou no metrô pode ser utilizado em até 2h entre baldeações, mas não pode ser utilizado o mesmo ticket para voltar. 

Em todo metro existe as máquinas que vendem o ticket por U$3,25, no ônibus só aceita o valor exata em moeda, não existe troco, você insere o valor na maquininha e imprime o passe, que pode ser utilizado nas suas conexões, respeitando o tempo limite. 

Se for pegar mais de 3 metros/ônibus no dia, sem considerar as baldeações, já vale a pena comprar o passe diário, que custa U$10,00 e pode ser utilizado ilimitadamente no período de 24h, mas atenção só é válido para uma pessoa. Existem outros tipos de passes, para maiores informações consulte o site.




Aluguel de carro

O processo de aluguel de carro no Canadá é muito simples, é só reservar o carro no site de sua preferência, nós normalmente utilizamos a Alamo, mas pode ser qualquer locadora. Alguns lugares pedem pagamento antecipado, outros somente no local, mas é necessário ter um cartão internacional para deixar de calção, mas o valor é devolvido após o retorno do carro. 

Para poder dirigir no Canadá é preciso ter uma carteira de motorista válida do Brasil e se tiver mais de 25 anos o valor do aluguel é menor. Se houver pedágio nas estradas que você passar, o valor será descontado depois na fatura do seu cartão de crédito, assim como as multas, caso você faça algo errado. Resumindo, alugar um carro e dirigir no Canadá, é igual aos Estados Unidos e o Brasil.




Onde se hospedar

Escolhemos se hospedar no hotel Travelodge by Wyndham Montreal Centre que fica no centro da cidade para ficar bem localizado, perto de vários pontos turísticos. O hotel é simples, porém atendia todas as nossas necessidades. O café da manhã era bom, tinha as principais coisas, como: pães, frios, frutas, iogurtes, ovos, bolinhos, entre outras opções. O quarto para dois é um pouco pequeno, mas dava pra se virar, o atendimento e a limpeza também eram bons, resumindo não é um hotel extraordinário, mas ficamos satisfeitas com o serviço, se você não liga para luxo e quer algo com um bom custo-benefício recomendamos esse hotel.



Reserve no link abaixo e contribua com nosso trabalho, não vai custar nada a mais no seu bolso:



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page