top of page

O que fazer em Otawa

Capital do Canadá é também a 4° maior cidade do país, localizada às margens do rio de mesmo nome, a cidade é o centro político do país, onde está localizado o parlamento. A região é considerada a de maior nível econômico do país, alto índice de educação, onde está localizado os principais museus, restaurantes e claro casas legislativas, é tudo muito limpo, seguro e organizado, porém saindo da área central, achamos o local meio perigoso, com muitos drogados e moradores de rua, então, se assim como nós, ficar um pouco afastado do centro para economizar, fique mais atento ao caminhar pelas ruas.

Em relação a preços, a cidade não é barata, o valor das refeições e estadias são bem salgados para o bolso, mas como é possível conhecer a cidade em dois dias no máximo, acaba não gastando muito. 

Atenção: É necessário visto para entrar no Canadá, caso você já possua o visto Americano, só precisa preencher o ETA no site, com o custo de $7 CAD (dólar canadense). Se não possuir o visto americano, o canadense tem um sistema burocrático, mas é feito tudo online, facilitando muito. 


Idioma

Inglês e Francês


Moeda

Dólar Canadense


Quando ir

Ottawa é uma cidade que apesar de ser no sul do Canadá, é muito ao norte do mundo, ou seja, invernos extremamente rigorosos, com muita neve, o que prejudica muito os passeios ao ar livre, para conhecer melhor a cidade, sugerimos que escolha ir entre os meses de Maio a Outubro. Já o verão é bem agradável, nada de temperaturas extremas, o que facilita bastante as caminhadas e visitas aos pontos turísticos.


Máximas e Mínimas

Primavera 19°C – -7°C

Verão 27°C – 13°C

Outono 21°C – -2°C

Inverno -2°C –  -14°C



Como chegar

Não existem voos diretos saindo do Brasil para Ottawa, precisará fazer conexão nos aeroportos mais próximos, que são de Montreal ou Toronto, ou até nos EUA, mas para isto não se esqueça que precisará do visto Americano. Chegando no Canadá, terá que passar pela imigração, porém ela é automatizada, simples e rápida, só precisará escanear o passaporte, depois disso passar pelo guichê dos guardas da imigração, que podem ou não fazer perguntas, como: o motivo da visita, tempo de permanência, se trouxe dinheiro em espécie, entre outras. 

Se assim como nós, for fazer outras cidades do país, a maneira mais econômica é alugar um carro. Chegamos por Toronto, ficamos alguns dias por lá, alugamos um carro e seguimos viagem em direção a Montreal, parando um dia no meio do caminho em Ottawa, que achamos suficiente para conhecer os principais pontos da cidade.




Primeiro dia


Museu Canadense de História

Inaugurado em 1856, o objetivo do museu é colecionar, estudar, preservar e apresentar objetos materiais que contam a história humana do Canadá e a diversidade cultural do seu povo. 

As galerias permanentes do museu mostram os 20 mil anos de história humana e do Canadá, explora várias culturas e civilizações, do passado e do presente. O museu é bem extenso, mas é muito divertido, as 2h que ficamos lá dentro passou voando. Não é necessário comprar ingresso antecipado, é fácil de adquirir na hora. 

A região ao redor do museu também é bem agradável para passear, visualizar o parlamento que fica às margens do rio Ottawa, uma área bem arborizada e limpa, perfeito para uma foto panorâmica da região central da cidade. 


Horário de funcionamento: Terça a domingo das 09h às 18h | Fechado nas segundas

Preço: U$22,00 dólares canadense

Endereço: 100 Laurier St, Gatineau, Quebec K1A 0M8

Nossa avaliação

Caro:




Na:





Byward Market

Saindo do museu, uma caminhada de aproximadamente 20 minutos, passando pela ponte Alexandra, chegará ao nosso próximo ponto turístico, a região do Byward Market. Esse local reúne lojas, restaurantes aos quais alguns são de comida típica canadense, cafés, mercados, artesanato e várias opções de lazer e entretenimento. Um lugar agradável para passear e observar a vida local.


Horário de funcionamento: Todos os dias das 10h às 18h

Preço: Gratuito

Endereço: 55 Byward Market Square, Ottawa, ON K1N 9C3

Nossa avaliação

Caro:




Na:





Catedral de Notre Dame

A menos de 10 minutos do Byward Market está a Catedral de Notre Dame que é a maior e mais antiga igreja de Ottawa e a sede do arcebispo católico romano da cidade. Sua primeira construção é datada de 1832, sendo restaurada e renovada várias vezes ao longo dos anos, a atual basílica como é visto hoje em dia foi finalizada em 1990, mantendo o estilo neoclássico. Suas torres gêmeas em estilo gótico e Madonna dourada podem ser vistos de longe.

Se você tiver um tempinho sobrando não deixe de visitar essa igreja e apreciar seus maravilhosos vitrais. Uma curiosidade, existem missas realizadas em francês e inglês


Horário de funcionamento: Segunda a Sexta das 09h às 18h

Sábado e Domingo das 09h às 19h

Preço: Gratuito

Endereço: 385 Sussex Dr, Ottawa, ON K1N 1J9

Nossa avaliação

Caro:




Na:






Senado no Canadá

Caminhando cerca de 12 minutos da Catedral de Notre Dame, você chegará ao prédio do Senado do Canadá. O local é um dos mais importantes para o cenário político do país, e você poderá fazer uma visita guiada gratuita de duração de 30 minutos pelo seu interior. 

O guia explicou muita coisa, desde a arquitetura do prédio até sobre o sistema político do Canadá. Os membros do senado não são eleitos pela população, mas indicados pelo Primeiro Ministro, que está ligado à monarquia britânica, inclusive na sala onde os membros do senado discutem sobre futuras leis, existem 2 cadeiras reservadas para os chefes de estado, o Rei e a Rainha da Inglaterra, porém a última visita deles lá foi em 1977.  

A segurança para entrar no local é bem rígida, e os tours só tem disponível em inglês ou francês, então se não souber o idioma, você até pode visitar, mas nada vai fazer sentido. 

Atenção: A reserva precisa ser feita com antecedência pelo site, lá é possível escolher o idioma e o horário que melhor se encaixar no seu roteiro. 


Horário de funcionamento: 

Preço: Gratuito

Endereço: 2 Rideau St, Ottawa, ON K1A 0A4, Canadá

Nossa avaliação

Caro:




Na:






Canal Rideau - Locks

Logo em frente ao prédio do senado está mais um ponto turístico da cidade, o canal Rideau e suas eclusas. O Canal Rideau é o canal de águas paradas mais bem preservado da América do Norte e o único dos canais do século XIX que ainda opera ao longo de sua rota original com a maioria de suas estruturas originais intactas.

Observar as canoas passando pelo canal, o funcionamento das oito eclusas, e admirar as margens do rio Ottawa é um passeio maravilhoso para o fim da tarde, mas fique atento aos horários que os barqueiros atravessam, é das 09h às 18h todos os dias.

Passear pelo local, além de lindo, é gratuito e funciona 24h por dia, esse é daqueles lugares que com certeza precisa estar no seu roteiro.


Horário de funcionamento: Todos os dias 24h

Preço: Gratuito

Endereço: Ottawa, ON K1A 0A4, Canadá

Nossa avaliação

Caro:




Na:





Colina do Parlamento

Saindo das eclusas, andando por volta de 5 minutos está a próxima parada, a colina do Parlamento, que é uma vasta área que abriga os edifícios do Parlamento do Canadá e outros prédios de grande significância cultural, como a Biblioteca do Parlamento

O parlamento em si está fechado para visitação, mas você pode fazer visitas guiadas a ala leste (tour de 60 min) e oeste do prédio (tour de 40min), mas a reserva tem que ser feita antecipadamente pelo site, você poderá escolher idiomas em francês e inglês. Infelizmente, devido ao nosso pouco tempo na cidade, o dia que poderíamos visitar o interior do parlamento, não havia datas disponíveis. 

Outras duas atividades que podem ser vistas na praça, é a famosa troca de guarda, que ocorre desde 1959, onde tem um show de marcha com banda no período da manhã, iniciando às 09h50, porém fique atento pois só acontece no verão, entre junho a agosto, e o outro evento é a projeção de luzes no edifício do parlamento que ocorre no período da noite, também no verão, de junho a setembro, variando o horário de acordo com a hora que escurece, por exemplo em junho e julho é às 22h, agosto 21h30 e setembro 21h. As projeções são um show de luzes e músicas, contando a história da cidade, também em francês e inglês, vale muito a pena assistir se estiver na cidade nesse período, e o melhor, as atrações são todas gratuitas.


Horário de funcionamento: Todos os dias 24h

Preço: Gratuito

Endereço: Wellington St, Ottawa, ON K1A 0A9, Canadá

Nossa avaliação

Caro:




Na:





Museu Banco do Canadá

Com aproximadamente 6 minutos caminhando saindo da Colina do Parlamento, você chegará no Museu do Banco do Canadá. Inaugurado em 1950,  atualmente conta com mais de 110.000 artefatos, sendo a coleção mais completa do mundo em moeda. O museu visa trazer o sistema econômico e explorar exposições divertidas, práticas e interativas (você pode até pilotar um foguete).

O museu mostra desde como as expectativas das pessoas afetam a saúde de uma economia até como funciona a meta de inflação. Misturados com estações multimídia e exposições antigas apresentando artefatos econômicos de séculos, desde conchas antes usadas como dinheiro até notas bancárias feitas de casca de árvore.

O museu é pequeno, fácil de visitar, divertido e repleto de informações sobre o sistema econômico, o problema é que todos os textos estão em inglês e francês, assim é mais difícil de acompanhar se não compreender bem o idioma. O museu é gratuito e está próximo das demais atrações da cidade, então vale a pena dar uma passada pelo local, se tiver com um tempinho sobrando.


Horário de funcionamento: Quinta a segunda das 10h às 17h | Fechado nas terças e quartas

Preço: Gratuito

Endereço: 30 Bank St, Ottawa, ON K1A 0G9

Nossa avaliação

Caro:




Na:



Dicas de Compra

Não fizemos compra na cidade, mas bem na região central existe um grande shopping com várias marcas conhecidas, mas não é outlet, ou seja os preços não são favoráveis, achamos até as lojinhas de souvenirs caras, então não consideramos um bom lugar para fazer compras.



Como se locomover

Os principais pontos turísticos estão todos na região central, ou seja, você consegue fazer tudo a pé, porém se estiver hospedado afastado, terá que usar transporte público para chegar na região, nós não utilizamos, então não podemos dizer o quão efetivo e prático ele é. 

O sistema de transporte é composto por ônibus e trans, com valor de uma passagem por U$3,80 dólares canadense, porém você tem que ter o cartão STO, para pagar este valor, e pode fazer várias conexões no período de até 2h, não esqueça que o passe tem que ser validado na entrada do veículo. Para adquirir o ticket/cartão, precisa encontrar as máquinas ou vendas espalhadas pela cidade, geralmente próximas aos pontos. Se não conseguir encontrar as máquinas, o ônibus ou o tram também aceitam dinheiro, mas o passe fica mais caro U$4,50 e tem que ser dado o valor exato, pois não existe troco. Também existe a opção do passe diário ilimitado, pelo valor de U$8,25 dólares, mas dificilmente utilizará o mesmo, se ficar somente nos pontos principais da cidade.




Aluguel de carro

O processo de aluguel de carro no Canadá é muito simples, é só reservar o carro no site de sua preferência, nós normalmente utilizamos a Alamo, mas pode ser qualquer locadora. Alguns lugares pedem pagamento antecipado, outros somente no local, mas é necessário ter um cartão internacional para deixar de calção, mas o valor é devolvido após o retorno do carro. 

Para poder dirigir no Canadá é preciso ter uma carteira de motorista válida do Brasil e se tiver mais de 25 anos o valor do aluguel é menor. Se houver pedágio nas estradas que você passar, o valor será descontado depois na fatura do seu cartão de crédito, assim como as multas, caso você faça algo errado. Resumindo, alugar um carro e dirigir no Canadá, é igual aos Estados Unidos e o Brasil.

E para visitar Ottawa, saindo de grandes cidades como Toronto e Montreal, alugar carro é a melhor opção para economizar e também muito mais prático.




Onde se hospedar

Ficar hospedado na região central é muito caro, então decidimos ficar mais afastadas e pagar mais barato. Acabamos ficando no hotel Econo Lodge Downtown estilo beira de estrada, a única coisa boa dele realmente é o valor e o fato de ter café da manhã, mas também não espere nada de incrível, só tinha coisas básicas e a maioria era de industrializados, um hotel meio precário, numa região duvidosa, então não recomendamos se hospedar nesse lugar.



Reserve no link abaixo e contribua com nosso trabalho, não vai custar nada a mais no seu bolso:


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page