É a capital do Chile e também a cidade mais importante economicamente do país, é um local repleto de atrações como: museus, praças, parques e muita paisagem natural, afinal a cidade é cercada pelas cordilheira dos Andes, o que deixa o cenário ainda mais bonito.
Fácil acesso para os brasileiros, pois não precisa de passaporte, somente com o RG você já consegue entrar no país, mas lembre-se que o RG só pode ter no máximo 10 anos.
Pode levar o real mesmo e trocar nas casas de câmbio no centro da cidade, principalmente na rua Agustinas está cheio de opções, só não recomendamos fazer esta transação com o pessoal de rua. Não é uma cidade tão barata para comer e se hospedar, mas reservando com antecedência dá pra conseguir um bom preço com uma ótima localização. Outro grande atrativo de Santiago são os inúmeros bate e voltas que podem ser feitos a partir da capital, como: Valparaíso e Viña del Mar, litoral do país, Vale Nevado para ver neve e praticar esportes de inverno, Cajón del Maipo com belezas naturais e algumas vinícolas. Resumindo, Santiago é uma cidade cheia de opções, para todos os gostos, não tem como não se apaixonar por esse lugar.
Idioma
Espanhol
Moeda
Peso Chileno
Quando ir
A principal característica climática de Santiago é a quantidade de chuva durante os meses de inverno, que vai de junho a setembro. Já no verão, de dezembro a março, o índice de chuva é muito baixo, o que torna perfeito para passear pela cidade, porém as temperaturas são mais altas, então é bom estar preparado para o calor. Lembre-se que se quiser curtir a neve nos arredores de Santiago, precisa ir durante o inverno, mas se seu objetivo é fugir da alta temporada, uma boa escolha é ir na primavera ou outono, com temperaturas mais amenas e pouco chuvoso.
Máximas e Mínimas
Primavera 26°C – 5°C
Verão 30°C – 11°C
Outono 28°C – 4°C
Inverno 17°C – 2°C
Como chegar
Existem voos diretos de São Paulo para Santiago, leva em torno de 4 horas de viagem, muito rápido e prático, chegando já no mesmo dia. Como já foi dito, o único documento necessário é o seu RG, mas fique atento para este documento ter no máximo 10 anos.
Primeiro dia
Calle Bandera
Localizada no centro de Santiago, também chamada de Paseo Bandera, a rua é exclusiva para pedestres e fica bem centralizada, por ela você pode chegar a vários pontos importantes da cidade, a avenida é super colorida e chamativa. Iniciando abaixo do viaduto da Alameda Libertador Bernardo O`Higgins, você verá muitos grafites nas paredes, ao redor e no chão, que durante o passeio vai mudando constantemente de cores. É um passeio bem agradável e interessante, vale a pena iniciar o dia por ele e aproveitar para tirar umas fotinhos enquanto o local não fica repleto de turistas e moradores.
Horário de funcionamento: Todos os dias 24h
Preço: Gratuito
Endereço: Bandera 100, 8320297 401, Santiago
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Palácio de la Moneda
Cerca de 10 minutos a pé do Paseo Bandera está o Palácio de la Moneda, que hoje é a sede do presidente do Chile, o seu nome se deu devido ao fato do propósito inicial da sua construção ser para abrigar a Casa da Moeda na época colonial.
O interessante é que o local pode ser visitado gratuitamente, porém é necessário agendar com antecedência pelo site, o tour pode ser feito em espanhol ou inglês, apenas durante a semana. Chegue pelo menos 15 minutos antes do seu horário agendado, pois precisa passar por uma inspeção e detector de metais.
O guia conta um pouco sobre o prédio conforme o grupo vai percorrendo as dependências, leva em torno de 1h no máximo e você aprende um pouco sobre a história do país. Quando visitamos existia tour no período da manhã, porém agora é só a tarde, então precisa mudar a ordem dessa atração no seu dia.
Horário de funcionamento: Tour de segunda a quinta às 15h e 16h30.
Tour na sexta às 15h
Preço: Gratuito
Endereço: Moneda S/N, Santiago, Región Metropolitana, Chile
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Plaza das Armas
Aproximadamente 11 minutos do Palácio da Moeda está a Plaza das Armas, fundada em 1541 sob o domínio espanhol na América Latina, é o marco zero da capital chilena.
Antigamente a praça era usada para festas, reuniões cívicas e julgamentos de criminosos, sendo que muitos foram assassinados em público no local, já a partir do século XIX o governo passou a arborizar o local e implementar atividades culturais, hoje é possível ver no lugar muitos comerciantes informais e artistas de rua.
Existem importantes construções históricas ao redor da praça que podem ser observadas, como: a Catedral Metropolitana de Santiago, o Correio Central, o Museu Histórico Nacional e o Museu Postal. Se tiver um tempinho passe por ela e aproveite para apreciar a região.
Horário de funcionamento: Todos os dias 24h
Preço: Gratuito
Endereço: Pl. de Armas, 8320341 Santiago
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Catedral de Santiago
Ao fundar a cidade de Santiago, Pedro de Valdivia reservou um espaço na Plaza de Armas para essa Catedral, iniciou sua construção em 1748, mas só em 1800 com a adesão das torres a Catedral foi declarada oficialmente concluída.
Feita em estilo neo renascentista, chama muito a atenção por sua arquitetura imponente, tanto no exterior como em seu interior, começando pelo altar decorado em mármore de lápis-lazuli, teto com pinturas lindíssimas, um destaque especial para o belíssimo órgão e completando a decoração com várias capelas de santos, entre elas a da Virgem Del Carmen padroeira do Chile.
Se você é religioso ou apreciador de arte sacra, a visita a essa igreja é imprescindível, principalmente porque a entrada é gratuita.
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 10h às 19h
Sábado e domingo das 09h às 13h30
Preço: Gratuito
Endereço: Pl. de Armas 498, 8320341 Santiago
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Museu Chileno de Arte Pré Colombiana
Caminhando só 3 minutos da praça das armas está o museu Chileno de Arte Pré Colombiana, inaugurado em 1981, é um museu dedicado ao estudo e exibição de obras de arte e artefatos pré-colombianos da América Central e do Sul.
O museu possui uma coleção de mais de 3.000 peças representando quase 100 grupos diferentes, provenientes das principais áreas de cultura pré-colombiana, chegando a ter artefatos de mais de 10.000 anos. A coleção está dividida em quatro áreas: Mesoamérica, Intermediária, Andes Centrais e Andes do Sul.
O museu tem muita coisa para ser vista e apreciada, então reserve pelo menos 2 horas do seu dia para conseguir ver tudo.
Horário de funcionamento: Terça a domingo das 09h às 18h | Fechado nas segundas
Preço: 10.000,00 CLP
Endereço: Bandera 361, 8320298 Santiago
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Cerro Santa Lucía
Saindo do museu Chileno, andando cerca de 14 minutos, chegamos no Cerro de Santa Lúcia que já foi utilizado como um mirante durante o processo de conquista do Chile, foi nele também que Pedro de Valdivia fundou Santiago, em 1541.
Em 1872 o governador da época decidiu transformar a colina em um parque, hoje possui mais de 65 mil metros quadrados, decorados por portões de bronze, escadas de metais, várias fontes e estátuas.
Logo na entrada do parque está a Fonte de Netuno, uma belíssima construção em estilo neoclássico que chama muito atenção dos visitantes, depois de passar por ela é só ladeira acima, prepare as pernas porque a subida é um pouquinho cansativa, mas a vista lá do alto compensa demais, uma imagem incrível da cidade com a cordilheira dos Andes de fundo tornando tudo ainda mais bonito, não deixe de colocar essa atração no seu roteiro, vale muito a pena.
Horário de funcionamento: Todos os dias das 09h às 19h
Preço: Gratuito
Endereço: Cerro Sta. Lucia, Santiago, Región Metropolitana, Chile
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Centro Artesanal Santa Lucia
Descendo o cerro, logo à sua frente, está uma feira de artesanato chamada Santa Lúcia, com mais de 100 barraquinhas repleta de produtos originais, desde sapatos, roupas, brinquedos e até jóias, é o local perfeito para adquirir um souvenir autêntico do país.
Recomendamos dar uma passadinha rápida nessa feirinha, mesmo que você não queira comprar nada, o lugar é bem charmosinho.
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 11h às 20h
Sábado e domingo das 11h às 19h
Preço: Gratuito
Endereço: Avenida Liber Bernardo O'higgins S/N & Carmen, 8320000 Santiago
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Paseo Bairro Lastarria
Caminhando 12 minutos a pé da feira de Santa Lúcia está o coração do bairro Lastarria, um local bem prazeroso para passear com a família, com ruas de construções do século XIX bem conservadas, onde possui várias galerias, museus, cafés e restaurantes, é um ótimo lugar para fazer um lanche ou encontrar produtos típicos chilenos.
Lá você encontrará a famosa sorveteria Emporio La Rosa, que está entre os melhores sorvetes do mundo, nós não achamos tão incrível assim, mas isso é muito pessoal, então vá e tire suas próprias conclusões, ela fica aberta todos os dias das 10h às 20h30.
Infelizmente quando visitamos a capital, estava tendo muitos protestos e alguns lugares chegava a ficar perigoso caminhar, este bairro foi um deles, então não conseguimos fazê-lo com a atenção devida, como não vai ser seu caso, aproveite para andar bastante pela região.
Horário de funcionamento: Todos os dias 24h
Preço: Gratuito
Endereço: José Victorino Lastarria 307, Santiago, Región Metropolitana, Chile
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Museu da Memória e Direitos Humanos
Do Paseo Lastarria, pegamos metrô para o Museu de Memória e Direitos Humanos que foi construído em homenagem às vítimas de violações dos direitos humanos durante a ditadura militar liderada por Augusto Pinochet entre 1973 e 1990. Foi inaugurado pela presidente Michelle Bachelet em 2010, como parte da comemoração governamental do bicentenário do Chile.
Na entrada existe uma parede com os 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, já deixando claro o intuito do museu. Ele é dividido em 3 andares, onde poderá encontrar mais de 700 peças de valor histórico, entre elas, fotografias, textos e vídeos, tudo para lembrar o triste período vivido pelos chilenos e ensinar às novas gerações a importância da liberdade e nunca mais repetir o acontecido.
Ao longo do museu tem várias partes chocantes e tristes, mas necessárias para demonstrar o período tenebroso da história do Chile, das atrações gratuitas da capital, esta é uma das mais interessantes a ser feita.
Horário de funcionamento: Terça a domingo das 10h às 18h | Fechado nas segundas
Preço: Gratuito
Endereço: Matucana 501, 8500000 Santiago, Región Metropolitana, Chile
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Segundo Dia
Bairro Bellavista
Como as duas atrações que iríamos visitar ficavam no bairro Bellavista, começamos explorando essa região boêmia de Santiago, durante o dia é interessante caminhar pelas ruas e observar a arte nas paredes com grafites e visitar as lojas de lembrancinhas que existem pelo local, também é nessa região que se encontra a maior concentração de vendas da pedra semipreciosa chilena lápis lazuli.
A noite vários bares e restaurantes ficam povoados tanto por turistas como por locais para aproveitar a vida noturna da capital, então se você gosta de um agito essa com certeza é uma ótima região para se hospedar. Uma das melhores atrações do bairro é o Patio Bellavista, que é uma praça de alimentação com vários corredores e andares de restaurantes e bares, nós almoçamos na região, mas se tiver oportunidade, vá ao entardecer para ver toda a movimentação. Ele funciona todos os dias, de domingo a quarta abre às 10h e fecha à 1h da manhã, já na quinta, sexta e sábado fica aberto até as 3h da manhã, se estiver de carro, tem estacionamento subterrâneo pago.
Horário de funcionamento: 24h Todos os dias
Preço: Gratuito
Endereço: Constitución 50, 7520394 Providencia, Región Metropolitana, Chile
Nossa avaliação
Caro:
Na:
La Chascona
Caminhando pelo bairro Bellavista chegamos na La Chascona, que é uma casa que pertencia ao poeta chileno Pablo Neruda. Ele começou a construir a casa em 1953 para sua então amante secreta, Matilde Urrutia, o nome da casa vem devido ao cabelo ruivo e cacheado dela, chascona é uma palavra de origem quíchua que se refere a uma juba selvagem. Matilde foi a terceira esposa do poeta e assumiu a tarefa de restaurar a casa após a morte de Neruda em 1973, quando La Chascona sofreu danos durante o golpe militar.
O local é muito interessante, não é apenas uma casa comum, ela expressa a excentricidade do escrito, que trás todo o seu amor pelo mar nas decorações e ainda conta com inúmeras obras de arte de outros artistas.
Repleto de escadarias, cantinhos aconchegantes e decorações inusitadas, o local merece uma visita, afinal Neruda é dono de um prêmio Nobel de literatura e nessa visitação você poderá conhecer melhor a vida dessa ilustre figura chilena.
Horário de funcionamento: Quarta a domingo das 10h às 18h
Fechado nas segundas e nas terças
Preço: 9.500,00 CLP
Endereço: Fernando Márquez de La Plata 0192, 7520284 Santiago
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Cerro San Cristóbal
Menos de 5 minutos andando da casa La Chascona, esta uma das melhores atrações de Santiago, o Cerro de San Cristóbal que é uma colina que fica a 850 metros do nível do mar e cerca de 300 metros acima do resto da cidade de Santiago, é o terceiro ponto mais alto da cidade.
O local começou a ser utilizado em 1903 com a instalação do Observatório Mills, atualmente conhecido como Observatório Manuel Foster, no seu cume existe um santuário dedicado à Imaculada Conceição, com uma estátua da Santíssima Virgem Maria de 22 metros de altura, um anfiteatro e uma capela.
O passeio inicia no bairro Bellavista, pegando o funicular você chegará ao pico onde existe um pátio central com algumas barraquinhas de comidas, bebidas, lembrancinhas e uma vista incrível de toda cidade de Santiago com a cordilheira dos Andes ao fundo, lá do alto é onde você poderá pegar o teleférico. Caso queira, você pode optar por comprar só o passeio de funicular, sem o teleférico, só que aí terá que descer a pé todo o cerro de San Cristobal, não recomendamos isso, pois é um trajeto muito longo e cansativo.
Existem 3 estações no teleférico: uma no cume, outra no meio do caminho e outra no pé do monte, porém esta estação fica do outro lado de onde você entrou. Nesta última estação do teleférico fica o jardim japonês com entrada gratuita, mas precisa caminhar uns 15 minutos para chegar no jardim, mas vale a pena a visita.
Esse com certeza é um lugar que tem que estar no seu roteiro, um passeio agradável para fazer com a família toda e não deixe de andar de teleférico, pois a vista da cidade é incrível, consideramos o Cerro o melhor passeio de Santiago.
Horário de funcionamento: Terça a domingo das 10h às 19h45
Segunda das 13h às 19h45 (1ª segunda de cada mês é fechado para manutenção)
Preço: 5.800,00 CLP (durante semana) e 7.170,00 CLP (finais de semana e feriado)
Endereço: Pío Nono 450, 7520291 Providencia, Región Metropolitana, Chile
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Terceiro Dia
Vinicola Concha y Toro
Localizada a 40 minutos de carro do centro de Santiago, a Vinícola Concha y Toro é um excelente passeio para conhecer um pouco da história do vinho chileno. Você pode contratar pelo site o passeio, já incluído o transfer, que te pega e deixa no seu hotel, recomendamos pois facilita bastante, porém se preferir pode contratar empresas terceirizadas para o serviço ou ainda ir por conta própria.
Escolhemos o passeio básico que começa pela parte exterior, com um guia contando um pouco sobre a história do local, no interior do belíssimo casarão o guia faz uma explanação sobre o processo de fabricação dos vinhos, mostra locais de armazenamento e conta a famosa lenda do Casillero del diablo, uma das marcas da vinícola.
Ao longo do trajeto, você ganhará uma taça de brinde e com ela poderá provar 3 vinhos, se optar por este passeio básico, o tour leva em média 70 minutos. Se escolher o tour de 100 minutos, terá direito a degustar de 7 vinhos, claro que o passeio fica mais caro, assim como se optar pelo tour com almoço e degustação de frios.
Novamente na área externa, o guia leva todos para as imensas plantações de uva, lá é possível observar um pouco sobre a grande variedade de uvas plantadas na vinícola, uma lindíssima visão por sinal.
No final do passeio, todos que quiserem podem adquirir os produtos na loja chiquérrima do local, após isso o transfer te levará ao seu hotel, caso tenha escolhido essa opção. Recomendamos demais essa atração, até para nós que não somos apreciadoras de vinhos achamos um passeio super interessante, se você tiver um tempinho não deixe de fazer. Para outas opções consulte o site oficial.
Atenção: Se você for visitar a vinícola no verão leve um casaco pois dentro do prédio há uma refrigeração bem forte para conservar o vinho, tornando o local bem frio.
Horário de funcionamento: Todos os dias das 09h às 17h
Preço: Tour Básico: 22.000,00 CLP (sem transfer) e 46.000,00 CLP (com transfer)
Endereço: Av. Virginia Subercaseaux 210, Pirque, Región Metropolitana, Chile
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Paseo de la Villa
Retornando ao centro de Santiago, fomos visitar o mirante mais alto na américa latina, porém antes passamos nesta charmosa ruela de Santiago, a Paseo de La villa. Uma rua só para pedestres com arquitetura inglesa que abriga um centro comercial, com lojas de roupas, restaurantes, sorveteria e uma casa de chá que dá todo encanto à região. O mais bonito da rua é a fontezinha no meio do cenário que contrasta com o fundo das construções modernas da cidade, um excelente local para tirar uma linda foto, ou mesmo para um passeio mais tranquilo, já que o local é um refúgio no meio do centro comercial da capital chilena.
Horário de Funcionamento: Segunda a sábado das 10h às 21h | Fechado nos domingos
Preço: Gratuito
Endereço: General Hollley, P.º La Villa 50, Local 15, 7510035 Providencia
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Sky Costaneira
Saindo do Paseo de la Villa, caminhando em torno de 5 minutos chegamos no Sky Costanera, o maior mirante da américa latina com 300m de altura, localizada nos andares 61 e 62 da Gran Torre Costanera. Lá do alto é possível ter uma incrível visão panorâmica da cidade, como: o Parque Metropolitano, a maravilhosa Cordilheira dos Andes, lugares históricos e turísticos da cidade.
Você pode contratar um guia para explicar melhor sobre cada ponto visto de cima, não achamos isso necessário, porém é uma questão individual de cada um.
Após adquirir o ingresso na entrada do mesmo, você subirá num elevador muito rápido até o mirante, chegando lá poderá percorrer todo ele, observando todas as paisagens magníficas da cidade, só lembrando que o mirante é todo fechado de vidro, você não tem acesso a parte externa. Caso queira pode tomar um café ou drink, ou ainda comer alguma coisa no bar/ restaurante que existe lá no alto.
Não achamos necessário comprar o ingresso antecipado, estava relativamente vazio quando fomos e era alta temporada, assim evita perder dinheiro caso o tempo esteja nublado.
Atenção: O ingresso só pode ser adquirido até as 21h, 1h antes de fechar.
Horário de Funcionamento: Todos os dias das 10h às 22h
Preço: Segunda a quinta 12.000,00 CLP | Sexta a domingo e feriados 16.000,00 CLP
Endereço: Av. Andrés Bello 2425, 7510689 Providencia
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Dicas de compra
Não fomos em nenhuma loja específica, mas algo muito bom e barato de comprar no Chile é vinho, que é facilmente encontrado nos supermercados, lá terá diversas opções com preços bem acessíveis. O próprio shopping onde fica localizada a Sky Costaneira, tem diversas lojas de roupas, sapatos, cosméticos, entre outras coisas, mas já adiantamos que Santiago é uma cidade cara, então provavelmente os preços não serão tão atrativos.
Como se locomover
O sistema de transporte de Santiago engloba ônibus, metrô e trem, com um valor único você poderá fazer baldeação entre eles em um período de até 2h, para poder usar o sistema de transporte, terá que adquirir o cartão Bip no valor de 1.550,00 CLP ou baixar o aplicativo App Red que funciona por QR Code. O cartão pode ser adquirido nas estações de metrô, trem e algumas bancas espalhadas pela cidade, assim como para recarregar tem vários pontos na cidade e nos próprios locais de transporte.
O sistema de preço depende do horário que será utilizado o serviço, por exemplo, até as 7h da manhã e depois das 20h45 é considerado período de baixo fluxo, então o preço da tarifa é 750,00 CLP, já em horário de pico das 7h às 9h da manhã e das 18h às 20h o valor sobe para 810,00 CLP e nos demais horários 730,00 CLP.
Em resumo, o sistema de transporte de Santiago é muito bom, o mais moderno da américa latina, com ele conseguirá ter acesso aos principais pontos turísticos da cidade, em momento algum sentimos necessidade de pegar um uber ou táxi, apenas utilizamos transfer para ir e voltar do aeroporto, porém também pode ser feito de transporte público.
Para maiores informações de rotas, tarifas e pontos de compra do cartão, acesse o site oficial da Red Metropolitana de Movilidad.
Onde se hospedar
Escolhemos se hospedar no Hotel Capital San Pablo devido a boa localização e um preço bem acessível. O quarto que ficamos era praticamente um apartamento, com sala, cozinha, banheiro e dois quartos que ainda contava com um closet, então se você procura por um lugar grande que caiba toda a família esse hotel é uma ótima opção. O café da manhã é bem satisfatório, não tem nada de especial mas tem as principais comidas como: ovos, frutas, pães, frios, iogurtes, cafés, leites e chás. Esse é um hotel para quem procura um bom custo benefício, então não espere nenhum luxo, recomendamos para quem quer economizar.
Reserve no link abaixo e contribua com nosso trabalho, não custará nada a mais no seu bolso:
Comentários