top of page

O que fazer em Toronto

Maior cidade do país e centro financeiro do Canadá, Toronto é multicultural e diversa, lembra em muito Nova York com proporções menores, tendo atrações para todos os tipos de turistas.

O perímetro urbano é bem grande tornando-se quase impossível de ser feito todas as atrações a pé, então é necessário utilizar o transporte público, que por sinal é muito eficiente e com um bom preço.

A cidade é bem segura, porém nos últimos dois anos houve um aumento de moradores de rua e viciados, nada que atrapalhe sua visitação, mas é sempre bom ter um cuidado a mais em relação a isso.

Uma ótima opção é fazer um bate e volta para Niagara Falls a partir de Toronto, um passeio imperdível, então separe um dia a mais para essa atração.

Atenção: É necessário visto para entrar no Canadá, caso você já possua o visto Americano, só precisa preencher o ETA no site, com o custo de $7 CAD (dólar canadense). Se não possuir o visto americano, o canadense tem um sistema burocrático, mas é feito tudo online, facilitando muito. 



Idioma

Inglês



Moeda

Dólar Canadense



Quando ir

Toronto é uma cidade que tem invernos extremamente rigorosos, o que prejudica muito fazer os passeios ao ar livre, então não recomendamos conhecer a cidade nessa época, a não ser que seu objetivo seja ver muita neve.

Para conhecer melhor a cidade, prefira ir de abril a novembro, onde o clima é muito mais agradável. No verão as temperaturas não são extremas, o que facilita bastante as caminhadas e visitas aos pontos turísticos, porém por ser alta temporada tudo fica mais caro. A escolha da data é sempre algo muito particular, porque o objetivo de cada um é diferente, mas se você quer clima agradável e bom preço escolha os meses de maio e setembro.



Máximas e Mínimas

Primavera 19°C – 2°C

Verão 27°C – 15°C

Outono 23°C – 2°C

Inverno 3°C –  -7°C



Como chegar

Existem voos diretos saindo de São Paulo para Toronto feito por empresas canadenses e pela companhia aérea brasileira da Gol, a duração é de aproximadamente 10h. Para passar na imigração canadense, é bem simples, rápido e automatizado, só precisará escanear o seu passaporte, depois disso passar pelo guichê da imigração, que podem ou não fazerem perguntas, como: o motivo da visita, tempo de permanência, se trouxe dinheiro em espécie, entre outras.



Primeiro dia


Berczy Park

Inaugurado em 1980, o Berczy Park é um pequeno parque em formato triangular, que é delimitado pelo prédio Gooderham Building, um edifício histórico que tem um mural com grafites, o parque leva o nome de um importante arquiteto canadense William Berczy

No local tem uma fonte central bem fofa composta por vários cachorros, deixando bem claro o amor dos cidadãos por esses animais, que é possui ver aos montes passeando com seus donos pelas ruas da cidade.

O parque não é incrível nem imperdível, mas como fica próximo das outras atrações, vale a pena dar uma passadinha rápida.


Horário de funcionamento: Todos os dias 24h

Preço: Gratuito

Endereço: 35 Wellington St E, Toronto, ON M5E 1C6, Canadá

Nossa avaliação

Caro:




Na:





St Lawrence Market

Saindo do Berczy Park basta caminhar 5 minutos para chegar ao próximo ponto turístico, o ST Lawrence Market, um mercado municipal desde 1803. 

O mercado passou por diversas reformas e ampliações, somente em 2005 se tornou o que é visto atualmente, apesar da modernização do espaço, ele mantém o estilo barracão industrial, que cria um charme ao local. Lá é possível encontrar vários tipos de produtos, como: frutas, verduras, carnes, peixes, queijos, vinhos, pães, artesanatos, roupas, entre outras coisas, além de muitos quiosques para provar diversas comidinhas.

O espaço é bem organizado e limpo, tornando-se um passeio agradável para fazer a qualquer hora do dia, sem contar que foi lá que encontramos os souvenirs mais bonitos, porém não os mais baratos.


Horário de funcionamento: Terça a sexta das 09h às 19h

Sábado das 07h às 17h | Domingo das 10h às 17h | Fechado nas segundas

Preço: Gratuito

Endereço: 91 Front St E, Toronto, ON M5E 1C4, Canadá

Nossa avaliação

Caro:



Na:





Catedral St James

Andando mais 5 minutos chegamos na Igreja de St. James, uma catedral anglicana sede da congregação mais antiga da cidade, inaugurada em 1807. Construída primeiramente em madeira e após o incêndio em 1849 reconstruída em estilo neogótico, a igreja tem um altar lindíssimo com vitrais grandiosos e magníficos.

A catedral foi construída na praça de mesmo nome, um local de área verde, bem arborizado, com fontes e estátuas, é uma atração rápida de ser feita, vale muito a pena parar um pouquinho para contemplar a beleza dessa construção.


Horário de funcionamento: Segunda a sábado das 10h às 15h | Domingo das 08h às 18h

Preço: Gratuito

Endereço: 106 King St E, Toronto, ON M5C 2E9, Canadá

Nossa avaliação

Caro:




Na:






Nathan Phillips Square

Para a próxima atração é preciso caminhar em torno de 12 minutos saindo da Catedral St. James, então chegará na Nathan Phillips Square, uma praça inaugurada em 1965. É nela que tem o letreiro com o nome da cidade, onde é possível tirar ótimas fotos. 

O local serve de palco para concertos, exposições de arte, um mercado semanal de agricultores, o festival de luzes no inverno, entre outros eventos públicos. 

Durante os meses de inverno, o espelho d'água que fica na frente do letreiro é transformado em uma pista de patinação no gelo e no ano novo ocorre um show de fogos. Resumindo é um lugar super importante para os locais, é uma ótima opção de passeio para os turistas, então não deixe de colocar esse local no seu roteiro.


Horário de funcionamento: 24h

Preço: Gratuito

Endereço: 100 Queen St W, Toronto, ON M5H 2N1

Nossa avaliação

Caro:




Na:





Museu Bata Shoe

Recomendamos que saindo da praça Nathan Phillips, utilize o meio de transporte para chegar a nossa próxima atração, o Museu Bata Shoe.

Um museu bem diferente do que normalmente conhecemos, ele conta a história da humanidade através dos sapatos, uma maneira interessante de ver a evolução e a cultura do ser humano, são vários tipos de sapatos: exóticos, divertidos, estranhos, lindos, inusitados, o museu conta com mais de 13.000 pares, então o que não vai faltar são opções para ver durante a visitação. Tem uma parte interativa também, onde é possível calçar diversos sapatos, entre eles o da mulher maravilha, por exemplo. 

Não deixe de ir nesse local e fugir um pouco do óbvio, não é necessário comprar o ingresso antecipadamente, o museu não é lotado, então não haverá dificuldade de conseguir entrar.



Horário de funcionamento: Segunda a sábado das 09h às 16h | Domingo das 11h às 16h

Preço: U$14,00 canadense

Endereço: 327 Bloor St W, Toronto, ON M5S 1W7

Nossa avaliação

Caro:




Na:






Museu Real de Ontário

Com 8 minutos de caminhada aproximadamente saindo do Bata Shoe, você chegará ao Museu Real de Ontário, o maior museu do Canadá, inaugurado em 1914. O museu tem uma arquitetura externa moderna e imponente, mas o que impressiona mesmo são suas coleções, com cerca de 6.000.000 objetos divididos em paleontologia, zoologia, geologia, mineralogia, antiguidades, arte aborígene, africana e asiática, arte europeia, história canadense e arqueologia. Para quem gosta desses assuntos a visita é imperdível, principalmente se estiver com crianças que amam ver os animais. 

O museu é muito lotado, não é uma visita rápida, então esteja preparado para passar umas horinhas no local, não há necessidade de comprar antecipadamente o ingresso, visitamos o local em alta temporada e foi tranquilo para entrar.


Horário de funcionamento: Terça a domingo das 10h às 17h30

Fechado nas segundas

Preço: U$26,00 canadense

Endereço: 100 Queens Park, Toronto, ON M5S 2C6

Nossa avaliação

Caro:




Na:





Queen’s Park

A menos de 5 minutos caminhando do museu está o parque urbano Queen's Park que foi inaugurado em 1860. O edifício legislativo de Ontário fica no parque, que abriga a Assembleia Legislativa e a Universidade de Toronto. 

O local é bem agradável para um passeio de fim de tarde, a região é muito bem cuidada e organizada, com muita área verde, esculturas e rodeada de prédios históricos importantes. Não é um passeio imperdível, mas como é do lado do museu não custa nada dar uma passadinha e observar um pouco os locais.


Horário de funcionamento: 24h

Preço: Gratuito

Endereço: 110 Wellesley St W, Toronto, ON M7A 1A2

Nossa avaliação

Caro:




Na:






Torre CN

Nossa última parada do dia, foi no cartão postal de Toronto a CN Tower, que é uma torre de comunicação, com aproximadamente 553 metros de altura, terceira maior do mundo, inaugurada em 1976.

A visitação é feita no deck com 542 metros de altura, de lá é possível ter uma visão 360° da cidade de Toronto e um detalhe interessante é o piso com várias partes de vidro transparente, onde as pessoas podem observar lá embaixo, para os que têm medo de altura talvez seja um problema ir nessa parte, para os que gostam é diversão.

É importante saber que as filas para subir são enormes, então esteja preparado para esperar de 1h a 2h, claro que esse tempo vai depender muito da época que você for visitar, por isso recomendamos comprar o ingresso antecipadamente, assim você já corta pelo menos uma das várias filas que vai ter por lá.

Esse com certeza é um passeio indispensável, até porque é o cartão postal de Toronto e além disso é lindo demais ver a cidade inteira lá do alto.


Horário de funcionamento: Todos os dias das 10h às 21h

Preço: U$43,00 dólares canadenses

Endereço: 290 Bremner Blvd, Toronto, ON M5V 3L9

Nossa avaliação

Caro:




Na:






Segundo dia


Casa Loma

Localizada um pouco fora do centro turístico de Toronto, a Casa Loma, termo em espanhol que significa casa da colina, é um museu construído como um castelo neo-romântico, originalmente, era uma residência, mas atualmente virou uma atração turística da cidade. 

A casa nunca teve sua construção terminada, pois o dono quebrou devido a diversos fatores econômicos e todos os seus bens foram confiscados, tornando-se assim um museu aberto ao público em 1937. 

O castelo tem 3 andares, jardins, estábulos e casa de carruagem. Todos os cômodos que podem ser visitados tem mobília e objetos da época, é como se você realmente estivesse visitando um castelo na Europa. 

Uma curiosidade interessante do palacete é o fato dele ter sido utilizado por Hollywood para a gravação de vários filmes, isso poderá ser observado em um corredor cheio de posters dos filmes que fizeram por lá, e tem também um pequeno vídeo que mostra exatamente as cenas gravadas em seu interior.

Outro ponto interessantíssimo de visitação da casa é percorrer os túneis que serviam de passagem para chegar a garagem e o estábulo, dizem que na época da 1° Guerra Mundial foi utilizado para esconder pessoas. 

Nós achamos a atração uma das melhores da cidade, porém fica um pouco afastada dos demais pontos turísticos, então é preciso ter um tempinho a mais para conseguir ir visitar o local. Não precisa adquirir o ingresso com antecedência, é tranquilo de comprar no local, mas fique atento que a última venda é 30 minutos antes do horário de fechamento. 


Horário de funcionamento: Todos os dias das 09h30 às 17h

Preço: U$40,00 dólares canadense

Endereço: 1 Austin Terrace, Toronto, ON M5R 1X8, Canadá

Nossa avaliação

Caro:



Na:






Galeria de Arte de Ontário (AGO)

Fundado em 1900 com o nome de Art Museum of Toronto, sofreu algumas alterações, e em 1966 se tornou o Art Gallery Of Ontário, com mais de 90.000 tipos diferentes de obras, como: quadros, fotografias, protótipos de navios e caravelas, artes em pedra, desenhos de corpo humano, entre outros. O museu possui uma coleção de artistas famosos como: Gauguin, Monet e Picasso, mas saiba que o museu é bem extenso e para conseguir ver tudo vai precisar de pelo menos 3h, mas vale a pena pelo valor histórico presente nas obras. 

Atenção: Se quiser economizar, na quarta depois das 18h a entrada é gratuita, e nesse dia o museu fecha mais tarde, então vale muito a pena se tiver interesse. Não existe necessidade de comprar ingresso antecipado, é bem tranquilo de adquirir no local.


Horário de funcionamento: Terça e quinta das 10h30 às 17h

Quarta e sexta das 10h30 às 21h | Sábado e domingo das 10h30 às 17h30

Fechado nas segundas

Preço: U$30,00 dólares canadense

Endereço: 317 Dundas St W, Toronto, ON M5T 1G4

Nossa avaliação

Caro:




Na:






Chinatown

Localizado a 6 minutos andando do AGO está a Chinatown de Toronto. A região é repleta de lojas e restaurantes de culinária chinesa, muitas feiras ao ar livre, grande multidão e um cenário que remete ao país. Não existe muita coisa para ver no local, a não ser que busque por produtos orientais, ou goste de comida asiática, ou ainda queira pagar mais barato em lembrancinhas, mas saiba que a qualidade é inferior. Como estávamos perto, aproveitamos para passear pela região, mas não tem nada incrível ou imperdível, então só vá se tiver tempo sobrando.


Horário de funcionamento: Todos os dias 24h 

Preço: Gratuito

Endereço: 421 Dundas St W, Toronto, ON M5T 2W4

Nossa avaliação

Caro:




Na:






Toronto Island

São ilhas no lago Ontário formadas pela ação de um furacão que passou pela região e modificou um enorme banco de areia, depois que o arquipélago se formou, ele se tornou uma atração na cidade. 

A ilha é toda arborizada, repleta de lindos jardins, com um parque de diversão com vários brinquedos, mas saiba que é necessário pagar para andar em cada um. 

Uma ótima forma de conseguir conhecer quase toda a ilha é alugando uma bicicleta, custa em média U$10,00 dólares canadenses por hora. São vários pontos interessantes de parada, mas o principal deste local é aproveitar a tranquilidade que contrasta com a agitação de Toronto, um ótimo passeio para o final de tarde, para relaxar e aproveitar a natureza, mas fique atento ao horário das balsas para não ficar preso no local. 

Atenção: Para chegar no local precisa adquirir o passe para a balsa, ida e volta por U$9,11 dólares canadenses, na volta não é necessário mostrar o ticket, e leva em torno de 20 minutos para chegar na ilha, a partir do terminal de embarque Jack Layton Ferry terminal. Para maiores informações sobre preços e horários consulte o site.


Horário de Funcionamento: Todos os dias das 06h30 (1° balsa) às 23h45 (última balsa)

Preço: Passear na ilha é gratuito 

Endereço: 11 Queens Quay W, Toronto, ON M5J 2H3

Nossa avaliação

Caro:




Na:






Terceiro Dia


Niagara on the Lake

Para finalizar nossa estadia em Toronto, fomos fazer um bate e volta imperdível para Niagara Falls. Para isso alugamos um carro bem cedo, aos arredores da cidade, mas existem opções saindo do aeroporto também, abaixo explicamos melhor como alugar carro no Canadá. 

Estar com nosso próprio carro nos permitiu flexibilidade de roteiro, porém se preferir, existem vários tours que podem ser contratados, tanto coletivo como individual, vai depender da sua preferência e de quanto quer pagar, mas o que recomendamos se estiver por conta própria, é parar na charmosa cidade de Niagara on the Lake, localizada a 2h de Toronto e 25 minutos de Niagara Falls. 

Existe algumas atrações no local, como museu, jardim botânico, casinos e até vinícola, para quem for se hospedar na região, como nós só estávamos de passagem, batemos perna no centrinho da cidade, aproveitamos para observar as casas, lojas, restaurantes, ruas, os locais, tudo muito bem cuidado, limpo e preservando a arquitetura colonial. 

Não deixe de conhecer esta cidade que é uma graça, para estacionar gratuitamente, procure por ruas mais afastadas da região central, aí é tranquilo de encontrar uma vaga gratuita.


Horário de funcionamento: 24h

Preço: Gratuito

Endereço: Queen St, Niagara-on-the-Lake, ON L0S 1J0

Nossa avaliação

Caro:




Na:






Niagara Falls

Para quem conhece as Cataratas do Iguaçu, Niagara Falls pode parecer um tanto quanto sem expressão, já que a queda d'água tem um volume inferior, porém é igualmente lindo como as Cataratas do Brasil.

Um diferencial de Niagara Falls é que ela pode ser observada totalmente de graça, além da estrutura construída ao lado das águas, uma cidadezinha inteira que gira em torno disso, atraindo turistas do mundo inteiro. São diversas opções de entretenimento para os visitantes, museus excêntricos, shows, parques e até uma roda-gigante, além de vários restaurantes e hotéis. Já na parte das cataratas é possível fazer passeios de barco, tirolesa e até passar por trás da queda d’água. 

Nós optamos por fazer o tour de barco que chega próximo a queda, e podemos dizer com certeza que foi uma experiência única e inesquecível. Compramos o ingresso antecipado pelo site do cruzeiro, pagamos U$33,50 dólares canadense, esse tour funciona das 10h às 17h30, com barcos saindo a cada 30 minutos, porém na época do inverno, na metade de dezembro até final de fevereiro não é possível fazer este passeio. 

Para subir no barco é necessário pegar um funicular que leva até a área do píer, chegando lá eles darão uma capa de chuva para cada um, que acredite, você irá precisar, pois o passeio molha muito. Achamos a atração emocionante, pois o barco chega muito próximo às quedas d’água tornando a visão até meio nublada de tanta água.

Se você estiver de carro, não se preocupe quanto ao estacionamento, existem milhares na região, porém tem que pagar. E também aproveite para passear pela cidadezinha e ver a movimentação da região.

Para mais informações de passeios, acesse o site


Horário de funcionamento: Todos os dias 24h

Preço: Gratuito

Endereço: 5920 Niagara River Pkwy, Niagara Falls, ON L2E 6X8

Nossa avaliação

Caro:




Na:






Dicas de compra

Toronto é uma cidade cara, então nem pensamos em fazer compras, mas existem alguns outlets um pouco mais afastado do centro, que vale a pena ir para quem quer aproveitar preços mais atrativos, já no centro da cidade mesmo, as farmácias são uma boa opção para quem gosta de comprar cosméticos.




Como se locomover

Toronto é uma grande metrópole, e como tal, o sistema de transporte público é muito eficiente, chegando em todos os lugares, com os bondes, metrôs e ônibus. Você precisará do cartão transporte Presto Card, no valor de U$6,00 dólares canadense, que pode ser adquirido nas estações de metrô e revendedoras oficiais, com ele você pode adquirir o passe diário, que dá direito a uso ilimitado do transporte dentro do perímetro urbano, pelo valor de U$13,50. Agora se quiser utilizar apenas uma vez custa U$3,35, então é importante calcular quantas vezes você vai precisar utilizar o transporte, para ver o que compensa mais, lembrando que um ticket dá direito a fazer quantas conexões forem necessárias no período de 1h.

Atenção quando você entrar em algum dos transportes públicos, não esqueça de passar o cartão nas máquinas, para não correr o risco de pagar multa, caso algum fiscal apareça. 

Nós utilizamos sempre o google maps para ajudar a traçar a melhor rota e localizar os pontos de ônibus e estações de metrô, e sempre funciona muito bem, tirando uma vez ou outra, mas é exceção, então se ficar perdido, utilize também esse recurso. Para maiores informações de horários, rotas e preços, acesse o site oficial.



Aluguel de carro

O processo de aluguel de carro no Canadá é muito simples, é só reservar o carro no site de sua preferência, nós normalmente utilizamos a Alamo, mas pode ser qualquer locadora. Alguns lugares pedem pagamento antecipado, outros somente no local, mas é necessário ter um cartão internacional para deixar de calção, mas o valor é devolvido após o retorno do carro. 

Para poder dirigir no Canadá é preciso ter uma carteira de motorista válida do Brasil e se tiver mais de 25 anos o valor do aluguel é menor. Se houver pedágio nas estradas que você passar, o valor será descontado depois na fatura do seu cartão de crédito, assim como as multas, caso você faça algo errado. Resumindo, alugar um carro e dirigir no Canadá, é igual aos Estados Unidos e o Brasil.



Onde se hospedar

Como Toronto é uma cidade relativamente cara, escolhemos nos hospedar em um Airbnb, assim ficamos bem localizadas no centro da cidade, perto de várias atrações e aproveitamos para economizar em algumas refeições. 

Nosso Airbnb era bem espaçoso, com sala, cozinha compacta e uma cama king gigante, tudo bem limpo e organizado, só que infelizmente não é mais alugado pelo morador, então não podemos indicar.



Reserve no link abaixo e contribua com nosso trabalho, não vai custar nada a mais no seu bolso:


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page