A mais famosa rota do mundo ligando Los Angeles a Chicago, passando pelos estados de Missouri, Kansas, Oklahoma, Texas e Novo México, com aproximadamente 3.940km de extensão, criada em 1926, teve grande importância econômica para o país, principalmente durante a segunda guerra mundial, pois ocorreu no país uma grande imigração para costa oeste para trabalhar na indústria militar. Porém, o início do seu declínio começou em 1956, já que o atual presidente assinou um novo plano de rotas, mais eficientes, rápidas e maiores, para ligar os pontos importantes para o comércio americano. Assim, muitos estabelecimentos ao longo da Rota 66, que prosperaram durante seu auge, foram fechando e deixando para trás um rastro de construções fantasmas, mas este não foi o fim dessa estrada mundialmente conhecida, hoje é rota de passagem, principalmente para motoqueiros com suas Harley Davidson, para quem realmente quer curtir o caminho quase deserto, visitar pontos muito famosos, como hotéis, restaurantes e museus.
Como estávamos indo sentido Las Vegas, fizemos a rota em um dia, com algumas paradas no caminho, apesar de demorar um pouco mais que a estrada convencional, recomendamos muito esse passeio se tiver tempo disponível, é uma oportunidade incrível de conhecer esse lado histórico dos EUA.
Atenção: Cuidado com o abastecimento do seu carro, não existem muitos postos de gasolina na rota, tenha atenção para não ficar no meio do caminho sem gasolina.
Idioma
Inglês
Moeda
Dólar
Quando ir
Como a Rota 66 passa por vários estados, o clima vai depender do seu percurso, é importante se atentar ao período do inverno entre dezembro e fevereiro, pois quanto mais ao norte do país aumenta a chance de neve na estrada, o que requer um pouco mais de cuidado e atenção. Como nós só fomos próximo da reserva nacional de Mojave, não precisamos nos preocupar muito com o tempo, pois nessa região costuma ser bem arriada, ou seja, pouca chuva, porém venta muito, o que deixa o local mais frio.
Lembre-se que no inverno a luz do dia some antes das 17h, ou seja, depois disso não consegue mais aproveitar as paisagens ao redor.
Primeiro dia
The Original McDonald's Museum
Nossa primeira parada na Rota 66 foi o local onde o primeiro McDonald's foi inaugurado em 1940, hoje virou um museu.
O museu mostra os equipamentos antigos que eram utilizados no preparo dos hambúrgueres e milk shake, objetos decorativos ao longo dos anos, documentações e vários brinquedos que faziam parte dos kits infantis, doados de todas as nacionalidades, inclusive do Brasil. Do lado de fora possui uma placa sinalizando o preço que era comprado por um hambúrguer(uma pechincha) e as paredes externas todas decoradas com vários desenhos. O lugar não é nada incrível, mas achamos um passeio diferente, se você tiver oportunidade dê uma passadinha rápida, o estacionamento no local é gratuito.
Horário de funcionamento: Todos os dias das 10h às 17h
Preço: Gratuito
Endereço: 1398 N E St, San Bernardino, CA 92405
Nossa avaliação
Caro:
Na:
California Route 66 Museum
Continuando pela rodovia, cerca de 60 km do primeiro McDonald's está o California Route 66 Museum, mostra a história da US Highway 66 em exposições, as influências culturais e os efeitos impactantes que a rodovia teve sobre a arquitetura, o desenvolvimento da comunidade e do comércio pela região.
Você terá a oportunidades de tirar fotos em ambientes como uma lanchonete dos anos 50 ou subir em um Ford Modelo T 1917, a experiência de voltar no tempo parece bem interessante. Infelizmente devido ao horário e dia que fomos estava fechado e não conseguimos visitar, mas se você tiver oportunidade acreditamos que deva valer muito a pena, acabamos só tirando uma foto na parede com a famosa placa Route 66. O estacionamento do local é gratuito.
Para acompanhar os feriados locais e os dias que o museu não abre, acesse o site
Horário de funcionamento: Quinta a sábado das 10h às 16h | Domingo das 11h às 15h
Fechado nas segundas, terças e quartas
Preço: Gratuito (doação são bem vindas)
Endereço: 16825 D St, Victorville, CA 92395
Elmer's Bottle Tree Ranch
Apenas 15 minutos de carro do museu da Rota 66 está a Elmer's Bottle Tree Ranch, um lugar diferente de tudo que já vimos, ousamos dizer que é a parada mais interessante do caminho. Seu idealizador Elmer, nascido em 1946, mudou-se com a família para o deserto da Califórnia em 1970, onde se casou e teve dois filhos. Ele era colecionador de garrafas velhas, e após seu falecimento seu filho herdou sua coleção e continuou a aumentá-la. Como ele era soldador, usou seu conhecimento para transformar o lugar, construiu a primeira árvore feita de garrafas em 2000, naquele mesmo dia notou que os viajantes da Rota 66 paravam ao longo da estrada para tirar fotos da sua obra, então depois disso ele dedicou-se integralmente à criação de uma floresta de garrafas, aumentando e modificando suas obras, até o dia de sua morte em 2019.
Uma das melhores atrações da rota 66, vale muito a pena dar uma paradinha, andar entre as esculturas e observar a criatividade do artista.
Horário de funcionamento: Todos os dias das 07h às 22h Preço: Gratuito (aceita doação)
Endereço: 24266 National Trails Hwy, Oro Grande, CA 92368
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Calico Ghost Town
Mais 55 km pela rota 66, fazendo um pequeno desvio de 13 minutos a partir dela, está Calico a cidade-fantasma, fundada em 1881 devido a mineração de prata.
Foi abandonada na década de 1980 quando já não existia mais minérios para exploração, recebendo o nome de cidade-fantasma, mas nos dias atuais foi transformada em um mini parque temático de faroeste. O local é cheio de atrações, algumas interessantes, outras nem tanto. A cidade tem alguns restaurantes e lojas temáticas, tudo decorado como um verdadeiro filme de bang-bang.
No valor da entrada está incluso o estacionamento e dá direito a passear pela cidade, ver as representações das construções da época como igrejas, escolas, minas e até um típico bar de faroeste.
Você pode optar por fazer o Ghost Tours ou andar de trem pelas antigas minas, mas com um custo adicional, o tour custa $22,00 dólares e precisa ser reservado com antecedência pelo site, acontece apenas nos sábados à noite, já o trem basta chegar ali na hora e comprar o ingresso para andar.
É um passeio que de certa forma conta um pouco a história da região e da Rota 66, mesmo sendo um lugar todo transformado com pouca coisa realmente original, nós diríamos para dar uma passadinha nem que seja só para tirar umas fotos legais.
Horário de funcionamento: Todos os dias das 09h às 17h
Fechado no dia 25 de Dezembro Preço: $8,00 por pessoa
Endereço: 36600 Ghost Town Rd, Yermo, CA 92398
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Rota 66
Aqui é só para lembrar que a Rota 66 deve ser curtida, ela é praticamente deserta na maior parte do percurso, com belas paisagens do deserto de Mojave, que merecem ser apreciadas. É muito fácil estacionar no acostamento durante o trajeto, caso queira parar para apreciar a vista ou tirar a clássica foto com o símbolo Route 66 no meio do asfalto. Tivemos um belo dia de sol apesar de ser inverno, porém ventava muito, o que deixava a temperatura mais fria.
Atenção: O último posto de gasolina que tem no caminho fica na 25635 Crucero Rd, Ludlow, CA 92338, Estados Unidos, custa bem mais caro para abastecer, mas como não existe mais nada a partir desse endereço o jeito é pagar caro mesmo, depois disso éramos somente nós e a natureza da região, então fique atento a esse fato quando for planejar sua road trip.
Horário de funcionamento: 24h
Preço: Gratuito
Endereço: National Trails Hwy, Route 66, California
Nossa avaliação
Caro:
Na:
Como se locomover
A rota 66 tem que ser feita com algum veículo, motor home, moto ou carro para ter mais flexibilidade de parar onde quiser, se for seguir por mais de um dia nela, com certeza não faltará opções de hotéis na beira da estrada, o bom é que as estradas não são pedagiadas, porém o combustível é mais caro. A rota estava em reforma quando fomos, estavam reencapando o asfalto, pois as condições não estavam dentro do padrão americano de autoestrada.
Aluguel de Carro
Alugar carro nos EUA é uma tarefa fácil, aqui do Brasil existem diversos site de buscas que utilizam os dados que você fornece, como local de retirada, devolução do veículo, data e horário, aí mostra vários preços e modelos. Sempre reservamos com todos os seguros de danos inclusos. Fique esperto se você já pagou tudo que era necessário, muitas vezes a locadora tem mania de cobrar tarifas abusivas na hora de retirar o carro, não aceite. A única taxa cobrada foi 12 dólares por pessoa para poder dirigir na Califórnia, seria como uma autorização, mas fique sossegado, sua carteira de motorista é válida em todo o território americano, não precisa emitir nenhum documento do Brasil, como habilitação internacional.
Na hora de devolver o carro no local selecionado, não esqueça de encher o tanque, se esse for a política contratada por você. Observe antes de pegar o veículo, qualquer parte que possa estar estragada no carro, para que isso não seja descontado posteriormente de você. Também precisará de um cartão de crédito com limite, normalmente eles cobram uma taxa de 300 dólares, que será reembolsada totalmente se o carro for devolvido no mesmo estada que foi alugado.
De San Francisco para Las Vegas, onde devolvemos o carro, não existe aquela cobrança a mais, por devolver o veículo em outro destino, mas dependendo do local de retirada e devolução, o aluguel ficará mais caro. Nas estradas da Califórnia não tem pedágio, talvez por isso o estado de conservação das vias não seja tão bom. Outra questão para ficar atento, é o tamanho do carro, sempre preste atenção na capacidade do porta-malas na hora de escolher o modelo.
Reserve no link abaixo e contribua com nosso trabalho, não custará nada a mais no seu bolso:
Comments